Enem 2018: economia brasileira foi o tema da redação da segunda prova

Provas foram aplicadas para presos e candidatos que tiveram problemas na primeira aplicação.
Em 12/12/2018 18h30 , atualizado em 13/12/2018 11h14 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: INEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminou no final da tarde de hoje, 12 de dezembro, a segunda aplicação do Enem 2018. Participaram privados de liberdade e pessoas que tiveram algum problema no local de prova durante a primeira aplicação, como interrupção de energia.

Ontem, 11, os participantes responderam questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas. Eles também produziram a redação, cujo tema foi  “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”. 

Hoje, foi a vez de questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As questões foram diferentes da primeira aplicação do Enem 2018 realizada em novembro, mas com o mesmo nível de dificuldade.

Entre os 2.725 estudantes que tinham direito a reaplicação do primeiro dia, 1.157 compareceram (42,5%). No segundo dia, 17 dos 27 inscritos esperados para as provas compareceram (63%).

No caso dos 41.044 inscritos na modalidade Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL), 27,9% se ausentaram no primeiro dia, e 32,1%, no segundo dia. As provas foram realizadas em 1.436 unidades em todo Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeira aplicação

Os gabaritos da primeira aplicação do Enem 2018 já estão disponíveis. Uma questão foi anulada por ter sido cobrada em um vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Enem 2018 registrou a menor abstenção dos últimos anos, com menos de 30% de ausentes. O tema da redação foi considerado inesperado e complexo: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019, para quem já concluiu o ensino médio. As inscrições para o SiSU 2019 serão abertas no dia 22 de janeiro.


Relacionados

Abstenção no Enem 2018 fica abaixo dos 30%
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve no último domingo, o segundo dia de provas. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, pouco mais de 1,6 milhão não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 29,2%. No primeiro dia de provas, o índice de ausentes foi de 24,9%.
Notícias
Com notas do Enem, IFRN abre processo seletivo com 496 vagas
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nova seleção com 496 vagas para estudantes que desejam se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão abertas em 28 de janeiro de 2019 e encerradas às 17h do dia 3 de fevereiro.
Notícias
Enem 2018: notas dos treineiros serão divulgadas junto com o espelho da redação
A pontuação do Enem 2018 para os participantes treineiros serão informadas no mesmo dia em que haverá a divulgação do espelho da redação. Enem 2018 foi aplicado para mais de 4,1 milhões de estudantes em 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: segundo dia tem prova de química mais difícil de todas as edições
O último dia do Enem 2018 teve como destaque a prova de Química mais difícil de todos os anos, na opinião de professores da área. Em sua 20º edição, o exame trouxe Ciências da Natureza e Matemática neste segundo dia, 11 de novembro.
Notícias
Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio
O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 
Notícias
Enem: MPF move ação pedindo que Inep aceite recursos contra as notas das provas
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma Ação Civil Pública para que o INEP passe a aceitar recursos contra o cartão-resposta das provas objetivas, a redação e as notas do Enem. A ação afirma que o Edital do Enem não assegura o direito ao recurso, o que viola normas e princípios constitucionais.
Notícias
Gabaritos da reaplicação do Enem 2018 estão disponíveis para consulta
O Inep liberou os gabaritos oficiais da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As provas foram aplicadas em 11 e 12 de dezembro para quem teve algum problema na primeira aplicação e também para os Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL). 
Notícias
Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada.
Notícias