Ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 representam 24,9% dos inscritos

É o menor índice de faltosos desde 2009, quando o exame foi reformulado.
Em 05/11/2018 08h29 , atualizado em 05/11/2018 08h47 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começou no último domingo, dia 4 de novembro e registrou o menor percentual de abstenção desde 2009. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, 1.374.430 não compareceram ao primeiro dia de provas, registrando um índice de 24,9% de ausentes.

Veja a correção comentada do primeiro dia

Para o Ministério da Educação (MEC), o baixo número de ausentes se dá pelas ações implementadas desde 2016, com a mudança nos critérios de isenção. Nesta edição, os estudantes que tiveram isenção em 2017 e se ausentaram das provas precisaram justificar a ausência para conseguir o benefício novamente.

Veja o histórico de abstenção desde 2009:

Fonte: Inep/MEC

Eliminações

Algumas eliminações pontuais de participantes foram registradas no primeiro dia. Ao todo, 71 estudantes foram excluídos do exame por diversos motivos. 

Foram duas eliminações por uso de ponto eletrônico e outras duas durante a revista no detector de metais. Os demais participantes excluídos do Enem 2018 foram por descumprimento de regrais gerais do Edital, com ausentar-se antes do horário permitido, não atender as orientações dos fiscais, entre outros.

Outros contratempos

O MEC também informou que as provas foram aplicadas de forma tranquila e não houve registros de tumultos ou manifestações nos locais de provas. Aconteceu interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em 30 locais de provas, sem comprometer a aplicação.

Em Porto Nacional (TO) e Franca (SP), o exame precisou ser interrompido por causa da falta de energia. Nestes casos, os estudantes comprometidos com a interrupção do exame devem comparecer para as provas do segundo dia no próximo domingo, dia 11 de novembro, e terão direito a reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro.

Redação

O tema da redação do Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Os participantes tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo a partir da coletânea de apoio fornecida pelo Inep.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os desafios presentes nos textos da proposta eram garantir a liberdade de expressão num ambiente em que algoritmos orientam posições ideológicas e identificar os filtros usados para esses direcionamentos.

Veja o comentário da redação

Segundo dia de provas

A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo, 11 de novembro, quando serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Os participantes contarão com cinco horas corridas para responder outras 90 questões objetivas.

A novidade no segundo dia de provas é o acréscimo de trinta minutos no tempo total do exame, que antes era de apenas quatro horas e meia.

As regras são as mesmas do primeiro dia, com portões abertos às 12h e fechados às 13h, pelo horário de Brasília. No último final de semana, do dia 3 para o dia 4 novembro, começou a valer o horário de verão nos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e, por isso, o Brasil conta com quatro fusos horários diferentes.

Correção comentada

Bem como no primeiro dia, logo depois das provas, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, vai disponibilizar a correção comentada do Enem 2018 a partir das 18h30.

Como os gabaritos oficiais do Enem 2018 devem ser publicados apenas no dia 14 de novembro, a correção comentada é uma ferramenta para o participante ter uma ideia de como se saiu nas provas.

Resultado

O resultado do Enem 2018 deve ser disponibilizado no dia 18 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país.

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).


Relacionados

Comentário da Redação do Enem 2018
Professor do Oficina do Estudante comenta o tema da Redação do Enem 2018, que foi "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet".
Enem
Enem 2018 começa hoje com provas de Linguagens, Humanas e Redação
Mais de 5,5 milhões de estudantes começam a fazer hoje (4) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 13h, pontualmente, e as provas serão aplicadas a partir das 13h30, pelo horário de Brasília.
Notícias
Enem 2018: professor revela quais temas revisar para a prova de Biologia
Com poucos dias para o último dia do Enem 2018, uma boa saída para se dar bem nas provas é revisar o conteúdo. O professor de Biologia Fred da Mata, responsável pelas videoaulas do Brasil Escola, traz os temas que mais caem em Ciências da Natureza quando se fala em Biologia. 
Notícias
Enem 2018: segundo dia tem prova de química mais difícil de todas as edições
O último dia do Enem 2018 teve como destaque a prova de Química mais difícil de todos os anos, na opinião de professores da área. Em sua 20º edição, o exame trouxe Ciências da Natureza e Matemática neste segundo dia, 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: tema da redação foi sobre manipulação de usuários da internet
O tema da redação do Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Além do textos, os inscritos tiveram das 13h30 às 19h (horário de Brasília) para questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos neste domingo, 4 de novembro, primeiro dia do exame. 
Notícias
O que você precisa saber para o 2º dia de provas do Enem 2018
Como foco nas áreas de exatas e biológicas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 chega ao seu último dia no próximo domingo, 11 de novembro. Para se preparar, o Brasil Escola explica tudo o que você precisa saber sobre a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática. 
Notícias
Professores fazem análise do primeiro dia de provas do Enem 2018
O primeiro dia do Enem 2018 trouxe questões baseadas nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que completa 70 anos em dezembro, além de uma redação focada nas formas de manipulação de usuários da internet por meio dos dados coletados por empresas. 
Notícias