Dez dias para o Enem 2015: estudantes relatam ansiedade e definem estratégias

Aproximação do exame gera expectativa em participantes. Preparo vai além dos estudos.
Em 14/10/2015 14h52 , atualizado em 14/10/2015 14h56 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 se aproxima e, faltando apenas 10 dias para a prova, a ansiedade de muitos participantes aumenta. Cada estudante se prepara de maneira diferente, seja por meio de simulados, provas anteriores, treino de redações ou até mesmo nos conteúdos diários vistos em sala de aula. 

Aprender x decorar

A estudante Andressa Vilela, de 17 anos, foge do famoso "decoreba" na hora dos estudos e foca mais no conhecimento adquirido ao longo de sua vida escolar, especialmente no Ensino Médio. A jovem goianiense está em seu último ano e pretende entrar no curso de Publicidade e Propaganda, motivo pelo qual faz o Enem pela primeira vez. A escolha da graduação está justamente ligada à busca por uma profissão que lhe possibilite o exercício da criatividade e constante aprendizagem.

Andressa acredita que um bom desempenho em exames como o Enem pode ser alcançado com mais facilidade por quem já se prepara durante todo o Ensino Médio. Para ela, prestar atenção nas aulas e na explicação dos professores, participar dos projetos propostos e exercitar o conteúdo por meio de pesquisas e exercícios práticos é mais efetivo do que tentar decorar as matérias e estudar tudo no último ano. "Se você tiver domínio sobre determinados assuntos e disciplinas, fica mais fácil focar na revisão daqueles em que há maior dificuldade", ressalta. 

Veja também: dicas para se sair bem no Enem

Para o professor Eduardo Calbucci, supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, o Enem possui um caráter diferente de outros exames, pois apesar de ser interdisciplinar exige do aluno a interpretação de texto. "Os enunciados das questões trabalham o que chamamos de apreensão de sentindo, ou seja, a resposta está na própria pergunta", ressalta. 

De acordo com Calbucci, muitos estudantes acabam intensificando a rotina de estudos fazendo revisões nos últimos dias, o que nem sempre é benéfico. "Algumas vezes a resposta da questão está no texto e o participante se perde ao tentar puxar na memória o que decorou", afirma. 

Metodologia

Muitas escolas de Ensino Médio possuem intensivos e turmas especiais para o Enem, mas tais preparatórios estão mais presentes em instituições particulares. Para Andressa, que sempre estudou em colégios públicos, a sobrecarga dos professores, a metodologia ultrapassada e o material pedagógico muitas vezes escasso são motivos que podem atrapalhar os estudantes da rede pública de ensino em relação aos demais. "Não é fator determinante, pois há bons alunos em escolas estaduais, por exemplo, mas os que possuem maior dificuldade acabam não tendo auxílio nos estudos e na preparação para grandes exames. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para Eduardo Calbucci "é mais eficiente fazer provas anteriores ou simulados e, se aparecer dificuldades, aí sim buscar conteúdo complementar", ressalta. De acordo com o professor, o Enem apresenta a mesma estrutura anualmente e dificilmente apresentará mudanças, por isso, praticar com modelos passados é importante.

Preparação 

O nervosismo pode atrapalhar antes e durante o exame, o que prejudica o desempenho do participante. Para Calbucci, uma boa saída é fazer um planejamento com base nas provas anteriores e tentar administrar o tempo gasto em cada questão. Ter calma é fundamental para não perder a concentração no momento da leitura dos enunciados. "Encontrou questões mais complicadas ou longas, deixe-as para o final", complementa. 

A estudante Andressa considera importante buscar momentos para o lazer, o que no caso dela envolve assistir séries e ouvir músicas. "É preciso saber conciliar as duas coisas e não deixar que a ansiedade tome conta de você", ressalta. 

As irmãs Natália e Mariana de Oliveira, de 17 anos, estão no segundo ano do Ensino Médio, mas já participam do Enem desde o ano passado. As gêmeas de Morrinhos, cidade do interior de Goiás, têm como objetivo superar as dificuldades relacionados ao exame e, por isso, preferem exercitar os conteúdos vistos em sala de aula de modo prático. Elas também são estudantes da rede estadual de ensino, mas estudam em período integral. Entre as atividades desenvolvidas pela escola estão inclusos intensivos e simulados voltados para o Enem e vestibulares.

Gêmeas Natália e Mariana estudam para o Enem 
Gêmeas Natália e Mariana farão o Enem pela segunda vez

De acordo com Natália, participar do Enem desde o início do Ensino Médio é uma oportunidade para identificar as áreas em que possui mais dificuldade e procurar uma solução para um melhor desempenho, além de já chegar ao último com mais confiança. No caso das gêmeas, a maior facilidade está relacionada à Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o que está diretamente ligado ao objetivo de ambas: Ciências Biológicas. As irmãs buscam conciliar os estudos com atividades como Academia e Coral, meios que encontram para o controle da ansiedade. 

Enem 2015

As provas da Edição de 2015 serão realizadas em 24 e 25 de outubro. Os Cartões de Confirmação de Inscrição já estão disponíveis e podem ser acessados exclusivamente pela Página do Participante. O Brasil Escola contará com a correção nos dias do exame. 

Por Lorraine Vilela


Relacionados

Enem 2015 começa amanhã (24) para 7,7 milhões de inscritos
Mais de 7,7 milhões de pessoas fazem nos dias 24 e 25 de outubro as provas do Enem 2015, em 1.723 cidades.
Notícias
Enem 2015: mais de 2 milhões de participantes ainda não sabem os locais de prova
Mais de 2 milhões de participantes ainda não acessaram os Cartões de Confirmação do Enem 2015. Documento online contém os locais de prova do exame.
Notícias
Enem 2015: o que comer antes e durante as provas
A alimentação é um fator importante no preparo para um exame como o Enem. A nutricionista Luna Azevedo diz o que comer antes e durante as provas.
Notícias
Enem 2015: participantes apresentam diferentes sonhos e expectativas
No Enem 2015, 7,7 milhões de estudantes participarão. Conheça as histórias de alguns participantes e saiba como eles se preparam para a prova.
Notícias
Horários do Enem 2015 variam conforme estado
Em decorrência do horário de verão e dos fusos horários, o Enem 2015 terá diferentes horários de abertura dos portões e de aplicação das provas.
Notícias
MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015
Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança do Enem 2015.
Notícias
Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015
O Enem 2015 se aproxima e aumentam as apostas sobre os temas da Redação. Confira quais os possíveis assuntos trabalhados por professores e dicas.
Notícias