Enem 2015: o que comer antes e durante as provas

Nutricionista recomenda alimentos que podem ajudar no momento do exame e dá dicas.
Em 22/10/2015 17h37 , atualizado em 22/10/2015 17h55 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, muito se fala em dicas para um bom desempenho na redação, métodos de estudo e revisão. No entanto, um fator muito importante para qualquer estudante é a alimentação. Alguns cuidados auxiliam no bom funcionamento do organismo e ainda ajudam na concentração e controle da ansiedade. 

Veja também: o que pode levar e o que não pode para a prova do Enem 2015

Para a nutricionista Luna Azevedo, mais conhecida como @lunanutri nas redes sociais, o estabelecimento de uma rotina pré-Enem é importante, principalmente no dia anterior, o que inclui comer de três em três horas, evitar alimentos pesados e que causam gases (repolho, feijoada, couve-flor), além de dormir bem. 

Antes da prova

Já para os dias de prova, a nutricionista sugere duas refeições antes do exame. Para o café da manhã, Luna sugere alimentos como mel, frutas e aveia. "O mel tem frutose, que fornece energia e aumenta a atividade cerebral. Como fruta eu recomendo banana, que além de ser acessível, causa bem-estar e sensação de relaxamento, enquanto a aveia é uma fibra que vai dar saciedade", destaca. 

No caso da segunda refeição, Luna ressalta que a escolha dos alimentos depende do horário em que o estudante vai fazer a prova, já que alguns estados possuem algumas horas a menos em relação à Brasília. Para quem vai apenas lanchar, uma opção é o consumo de sanduíches com frango, ovo ou atum, cerca de duas horas após o café da manhã. 

Sanduíche de atum possuí ômega 3, componente que auxilia na memória

A nutricionista recomenda aos estudantes que pretendem almoçar antes do exame que comam alimentos ricos em ferro, que oxigena o cérebro e fortalece a parte energética e metabólica; fósforo, pois melhora a memória e auxilia na comunicação dos neurônios, além da proteína, responsável pelo fornecimento de energia. Comida leve é uma boa escolha, pois facilita a digestão. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Alimentos Compostos

Feijão, Espinafre e Ervilha

Ferro
Frango, Carne ou Peixe Proteína
Ovos e Leguminosas Fósforo

Almoço deve conter alimentos leves para facilitar a digestão

Luna recomenda que os estudantes consumam bebidas e alimentos com cafeína, como café, mate, chimarrão e pó de guaraná, nos momentos que antecedem as provas, pois a substância aumenta a concentração. No entanto, a nutricionista ressalta que a ingestão deve ser feita apenas por quem já é acostumado com cafeína, pois quando o organismo não está acostumando, a pessoa pode passar mal. 

A ingestão de cafeína é uma boa alternativa para os momentos que antecedem a prova

Durante o Enem

Alimentos e bebidas não alcoólicas estão entre os itens permitidos durante às provas. Por isso, a nutricionista recomenda comidas de fácil manuseio e que possuem características funcionais, como é o caso das castanhas (do Pará, de Caju), já que elas melhoram a concentração e a memória, além de possuirem efeito neutralizador do estresse, as quais também podem ser substituídas por amendoim ou sementes de abóbora. Outras indicações são chocolate, de preferência com 50% ou mais, pois proporciona a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar, fundamental durante o Enem. 

Veja também: Professores relatam possíveis temas da redação do Enem

Entre as bebidas, a água é indispensável. "Uma garrafa com água é fundamental para não ficar desidratado durante às provas, já que a desidratação diminui a concentração", ressalta a nutricionista. Outros líquidos como café, suco de guaraná ou mate também podem ser utilizados. Já o refrigerante não é recomendado. "Apesar do refrigerante aumentar a glicose, o pico só dura alguns minutos e depois há diminuição e sensação de cansaço" - alerta a nutricionista.

Por Lorraine Vilela e Adriano Lesme


Relacionados

Correção comentada do Enem 2015 será disponibilizada mais uma vez pelo Brasil Escola
Mais uma vez, o Brasil Escola oferecerá aos participantes do Enem 2015 a correção comentada das provas, que serão aplicadas nos dias 24 e 25.
Notícias
Dez dias para o Enem 2015: estudantes relatam ansiedade e definem estratégias
Faltando dez dias para o Enem 2015, estudantes relatam como controlam a ansiedade e as estratégias adotadas para um bom desempenho no exame.
Notícias
Enem 2015: Cidadania e Meio Ambiente predominaram no 1º dia de provas
Cidadania e Meio Ambiente predominaram 1º dia de provas do Enem 2015. Estudantes responderam 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Notícias
Enem 2015: o que fazer na véspera do exame
A véspera do Enem pede períodos de relaxamento, boa alimentar e sono adequado, conferir documentos e materiais necessários, além das regras do exame.
Notícias
Enem 2015: o que levar e o que não levar para as provas
Um dos cuidados que os participantes do Enem devem ter é sobre o que pode ou não ser levado nos dias de provas. Confira as exigências do Inep.
Notícias
Enem 2015: participantes apresentam diferentes sonhos e expectativas
No Enem 2015, 7,7 milhões de estudantes participarão. Conheça as histórias de alguns participantes e saiba como eles se preparam para a prova.
Notícias
Enem 2015: provas começam neste sábado (24)
As provas do primeiro dia do Enem 2015 começam neste sábado (24). Os portões serão abertos Às 12h e fechados Às 13h, horário de Brasília.
Notícias
Horários do Enem 2015 variam conforme estado
Em decorrência do horário de verão e dos fusos horários, o Enem 2015 terá diferentes horários de abertura dos portões e de aplicação das provas.
Notícias