Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, muito se fala em dicas para um bom desempenho na redação, métodos de estudo e revisão. No entanto, um fator muito importante para qualquer estudante é a alimentação. Alguns cuidados auxiliam no bom funcionamento do organismo e ainda ajudam na concentração e controle da ansiedade.
Veja também: o que pode levar e o que não pode para a prova do Enem 2015
Para a nutricionista Luna Azevedo, mais conhecida como @lunanutri nas redes sociais, o estabelecimento de uma rotina pré-Enem é importante, principalmente no dia anterior, o que inclui comer de três em três horas, evitar alimentos pesados e que causam gases (repolho, feijoada, couve-flor), além de dormir bem.
Antes da prova
Já para os dias de prova, a nutricionista sugere duas refeições antes do exame. Para o café da manhã, Luna sugere alimentos como mel, frutas e aveia. "O mel tem frutose, que fornece energia e aumenta a atividade cerebral. Como fruta eu recomendo banana, que além de ser acessível, causa bem-estar e sensação de relaxamento, enquanto a aveia é uma fibra que vai dar saciedade", destaca.
No caso da segunda refeição, Luna ressalta que a escolha dos alimentos depende do horário em que o estudante vai fazer a prova, já que alguns estados possuem algumas horas a menos em relação à Brasília. Para quem vai apenas lanchar, uma opção é o consumo de sanduíches com frango, ovo ou atum, cerca de duas horas após o café da manhã.
Sanduíche de atum possuí ômega 3, componente que auxilia na memória
A nutricionista recomenda aos estudantes que pretendem almoçar antes do exame que comam alimentos ricos em ferro, que oxigena o cérebro e fortalece a parte energética e metabólica; fósforo, pois melhora a memória e auxilia na comunicação dos neurônios, além da proteína, responsável pelo fornecimento de energia. Comida leve é uma boa escolha, pois facilita a digestão.
Alimentos | Compostos |
Feijão, Espinafre e Ervilha |
Ferro |
Frango, Carne ou Peixe | Proteína |
Ovos e Leguminosas | Fósforo |
Almoço deve conter alimentos leves para facilitar a digestão
Luna recomenda que os estudantes consumam bebidas e alimentos com cafeína, como café, mate, chimarrão e pó de guaraná, nos momentos que antecedem as provas, pois a substância aumenta a concentração. No entanto, a nutricionista ressalta que a ingestão deve ser feita apenas por quem já é acostumado com cafeína, pois quando o organismo não está acostumando, a pessoa pode passar mal.
A ingestão de cafeína é uma boa alternativa para os momentos que antecedem a prova
Durante o Enem
Alimentos e bebidas não alcoólicas estão entre os itens permitidos durante às provas. Por isso, a nutricionista recomenda comidas de fácil manuseio e que possuem características funcionais, como é o caso das castanhas (do Pará, de Caju), já que elas melhoram a concentração e a memória, além de possuirem efeito neutralizador do estresse, as quais também podem ser substituídas por amendoim ou sementes de abóbora. Outras indicações são chocolate, de preferência com 50% ou mais, pois proporciona a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar, fundamental durante o Enem.
Veja também: Professores relatam possíveis temas da redação do Enem
Entre as bebidas, a água é indispensável. "Uma garrafa com água é fundamental para não ficar desidratado durante às provas, já que a desidratação diminui a concentração", ressalta a nutricionista. Outros líquidos como café, suco de guaraná ou mate também podem ser utilizados. Já o refrigerante não é recomendado. "Apesar do refrigerante aumentar a glicose, o pico só dura alguns minutos e depois há diminuição e sensação de cansaço" - alerta a nutricionista.
Por Lorraine Vilela e Adriano Lesme