Em decorrência da 40ª edição do horário de verão no país e dos fusos horários brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 terá diferentes horários de abertura e fechamento dos portões e, ainda, de início e término das provas. O Exame acontece nos dias 24 e 25 de outubro, em 1.723 municípios e 14.455 locais de aplicação.
Conforme o Edital, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, segundo o horário oficial de Brasília/DF. Por outro lado, a seleção terá início somente às 13h30 para que todos estejam em sala e sejam feitas as devidas verificações de documentos e a passagem por detectores de metal. O Exame segue até as 18h no primeiro dia e até as 19h no segundo.
Os participantes deverão se apresentar com, pelo menos, uma hora de antecedência portando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Para levar o caderno de questões para casa, eles deverão esperar até 30 minutos antes do término da prova.
Diferenças de horários
Além de Brasília, os horários determinados pelo edital valem para todos os outros estados em que vigora o horário de verão, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.
No Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, estados que não adotaram o horário de verão, os portões estarão abertos das 11h às 12h e as provas começam às 12h30, no horário local.
Já no Amazonas, Rondônia e Roraima, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h e as provas iniciadas às 11h30, em virtude do fuso horário local que permanece com duas horas a menos que Brasília. No Acre, único estado com diferença de três horas, os portões estarão abertos das 9h às 10h e o Exame começa às 10h30.
Confira os horários do Enem 2015 em cada estado:
Portões abertos das 12h às 13h, conforme horário oficial de Brasília, e início das provas às 13h30:
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo
Portões abertos das 11h às 12h, conforme horário local, e início das provas às 12h30:
- Amapá
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
- Tocantins
Portões abertos das 10h às 11h, conforme horário local, e início das provas às 11h30:
- Amazonas
- Rondônia
- Roraima
Portões abertos das 9h às 10h, conforme horário local, e início das provas às 10h30:
- Acre
Sabatistas
O Inep assegura aos participantes sabatistas, pessoas que por convicção religiosa guardam o sábado, horário específico para aplicação das provas no dia 24 de outubro. Para eles, o Exame acontece às 19h, conforme horário de Brasília-DF, ou no horário local nos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ainda assim, os 66.090 candidatos que optaram por esse tipo de atendimento específico deverão se apresentar nos locais informados no Cartão de Confirmação de Inscrição entre 12h e 13h, quando serão acomodados nas salas de prova e aguardarão até o horário previsto para início da avaliação. No domingo, os sabatistas fazem a prova no horário normal.
Provas
O Exame será constituído por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, além da Redação. No sábado, 24, acontecem as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No dia seguinte, serão concedidas 5h30 para as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada das provas gratuitamente. A resolução começa às 18h no primeiro dia e às 19h no segundo, conforme horário de Brasília/DF, e pode ser acompanhada em tempo real pelo site, Twitter ou Facebook do Brasil Escola.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 28 de outubro. Já a data de divulgação do resultado ainda não foi informada, mas está prevista para janeiro de 2016. Dúvidas podem ser esclarecidas nesta página ou pelo telefone 0800 616161.
Por Wanja Borges