Topo
pesquisar
Em 15/10/2015 14h55, atualizado em 10/05/2016 14h03

Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015

Notícias

Assuntos ligados aos Direitos Humanos e a coletividade são os mais trabalhados no Exame. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Uma das principais expectativas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Redação. Com a aproximação das provas, as especulações sobre possíveis temas tomam conta da rotina dos estudantes que estão se preparando. Apesar de não ser possível prever o assunto, as propostas do Inep costuma envolver questões ligadas aos Direitos Humanos. Na última edição, a abordagem foi sobre a Publicidade Infantil

A professora Liliane Negrão, da Oficina do Estudante, pontua que não é possível acertar o tema da Redação do Enem, mas que uma tendência do exame é a utilização de assuntos que estejam envolvidos com a coletividade, como racismo, intolerância e machismo, por exemplo. Além de tais propostas, ela costuma abordar com seus alunos coisas que estão "na moda", como é o caso das cesáreas. 

Leia mais: Estudantes contam como se preparam para o Enem 2015

Para a professora Maria Aparecida Custódio, do curso Objetivo de São Paulo, o Enem é um exame focado na cidadania e valoriza aspectos culturais e históricos do Brasil. O caráter social está sempre  presente nos temas propostos e o objetivo é avaliar o conhecimento adquirido pelo estudante durante o Ensino Médio e a forma como ele pode ser aplicado no cotidiano. 

Maria Aparecida acredita que assuntos ligados à crise hídrica e energética, mobilidade urbana, intolerância (em geral), dependência tecnológica, esporte como fator de inclusão social, consumo sustentável e bullying na escola podem servir de prerrogativa para alguns temas. 

Veja também: Dicas para se sair bem na prova do Enem 2015

Segundo o professor Eduardo Calbucci, supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, os temas utilizados no Enem costumam ser atuais, com relevância social, mas não óbvios. No entanto, ele acredita que tentar prever o tema da Redação pode atrapalhar o estudante e a forma mais efetiva de treinamento é observar os assuntos abordados em edições anteriores e fazer o texto durante os estudos, pensando na argumentação que utilizaria caso fosse a versão real do exame. 

Intervenção

A redação do Enem possui suas particularidades, o que muitas vezes pega o estudante de surpresa, caso ele não conheça a estrutura da prova. De acordo com Calbucci, um dos fatores que impede grande parte dos estudantes de tirar melhores notas é a proposta de intervenção, a qual corresponde a 20% da pontuação do texto. O exame exige já no enunciado o posicionamento do estudante e sua "solução" para o problema exposto, o qual deve ser bem desenvolvido por meio de argumentos. 

Liliane Negrão também ressalta o enunciado da prova, pois é ele que delimita o assunto. A professora ressalta que o participante deve prestar atenção no que é solicitado. "Se a frase temática for 'Aborto no Brasil: Uma necessidade de saúde pública', mesmo que o candidato não concorde com a prática, ele precisa argumentar de forma que seu texto se encaixe naquilo que está sendo pedido, no que está sendo delimitado como tema para ele trabalhar", afirma. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas

Para Eduardo, o Enem avalia muito a competência técnica e argumentativa do estudante, explorando a bagagem adquirida ao longo do Ensino Médio. Por isso, é importante conhecer as redações de outras edições, cujas notas tenham sido as melhores, para que haja uma noção de como os temas são trabalhados e o que é levado em conta na correção. O professor destaca uma particularidade das chamadas "redações nota mil do Enem": o conhecimento sobre o assunto. 

Liliane sugere aos estudantes que pratiquem pensando do ponto de vista social e coletivo sobre determinados temas. "Pensar o racismo, por exemplo, não apenas do ponto de vista de quem sofre, mas de como isso vai afetar a sociedade como um todo e o que fazer para tentar resolvê-lo", completa. 

Outra dica dada pelo professor Calbucci é a administração do tempo. Segundo ele, uma das maiores reclamações dos estudantes é a extensão da prova e o pouco tempo para a realização da Redação. "Treinar com base nas provas anteriores é importante e dá o parâmetro para saber quanto tempo gastar em cada parte", afirma. Eduardo diz que uma forma é fazer redações dentro de uma hora, para que no dia do Enem o participante já tenha noção do que ele consegue desenvolver no mesmo espaço. 

A professora Maria Aparecida chama a atenção para a importância de apresentar o tema já no primeiro parágrafo. Para ela, o texto não precisa ser extenso, aproximadamente quatro parágrafos são suficientes para introduzir o assunto, argumentar e concluir. “A conclusão é o mais importante. O aluno deve apresentar três possíveis propostas de intervenção, resolver o problema e não usar nunca lugar comum”, ressalta. 

Um consenso entre os professores é a importância de demonstrar conhecimento sobre o assunto. Trazer novos dados e informações, conseguir relacionar o tema ao seu caráter histórico e seu impacto social é o que caracteriza as redações com os melhores desempenhos. 

Banco de Redações

O Brasil Escola ajuda você a treinar os seus conhecimentos em Redação. O Banco de Redações recebe textos todos os meses, a partir de um tema proposto, cuja correção é divulgada posteriormente, sem nenhum custo para o leitor. Cadastre-se e envie sua dissertação! 

Enem 2015

A edição de 2015 do Enem será realizada nos dias 24 e 25 de outubro. O Brasil Escola traz para você simulados, provas anteriores e correção comentada para poder ir treinando para o exame. Nosso canal de dicas também conta com os principais assuntos de cada área de conhecimento além dos temas abordados nas redações em anos anteriores

Por Lorraine Vilela

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola