Enem 2015: mais de 2 milhões de participantes ainda não sabem os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível apenas pela internet. Exame será dias 24 e 25.
Em 16/10/2015 15h08 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que mais de 2 milhões dos participantes ainda não haviam acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Após o pronunciamento, estudantes que tentaram acessar o documento se depararam com uma mensagem de erro na página oficial (imagem abaixo), o qual persistiu por algumas horas na tarde de hoje (16).

Estudantes encontraram mensagem de erro no site do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os servidores do foram desligados para evitar o superaquecimento dos mesmos, já que uma queda de energia na região Sudoeste de Brasília, onde estão localizados, impediu o funcionamento do sistema de resfriamento dos equipamentos.

Veja também: Professores abordam possíveis temas da Redação do Enem 2015  

 

Os dados de acesso divulgados na coletiva de imprensa foram apurados até às 16h de ontem (15). Dos 7,7 milhões de participantes, 5,4 milhões já sabem em que locais serão realizadas as provas, mas outros 2,2 não acessaram o documento (foto). 

Dados de acesso ao Cartão de Confirmação divulgados pelo Inep

Esta é a primeira edição em que o Cartão de Confirmação não será enviado para a casa do participante e estará disponível exclusivemente pela internet. A nova medida gerou uma economia de aproximadamente R$ 46 milhões para o Ministério da Educação (MEC). 

Orientações

O estudante deve acessar a Página do Participante e informar CPF e senha cadastrados no momento da inscrição, além de marcar a imagem de segurança. O Cartão de Confirmação contém informações como locais de prova, língua estrangeira, opção (ou não) pelo certificado de conclusão e instituição certificadora, atendimento especial e especializado (se for o caso), além dos dados pessoais do aluno e algumas instruções para o exame.

Leia também: Estudantes contam quais as estratégias para o Enem 2015

É recomendável que o estudante procure acessar seu Cartão de Confirmação com antecedência e tenha conhecimento do local onde a prova será aplicada, pois assim é possível que haja a verificação de melhores trajetos, se há dificuldade de acesso, opções de transporte público entre outras questões de logística e mobilidade que facilitem a chegada do participante à instituição de ensino. A preparação antecipada evita a desclassificação do aluno por atraso, cena muito comum em todas as edições do Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O participante deve levar o Cartão de Confirmação, documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Apesar de parecer instruções comuns a todos os concursos e processos seletivos, muitos participantes ainda esquecem alguma documentação ou até mesmo chegam aos locais com caneta de outra cor, o que pode gerar declassificação, pois a prova só é corrigida se estiver escrita com tinta preta. 

Coletiva

A coletiva de imprensa do Ministério da Educação foi realizada no fim da manhã de hoje (16) e abordou a segurança no Enem 2015. As informações em tempo real serão repassadas para a central de operações do exame, a qual será na sede de monitoramento da Polícia Rodoviaria Federal (PRF). Dados referentes ao clima, estradas e condições de locais de prova serão monitorados nos dias 24 e 25 de outubro. 

O MEC está fazendo o monitoramento das cidades do Sul do país atingidas pelas fortes chuvas, o que pode impedir a realização do exame em algumas localidades. Caso haja a necessidade de mudança de local de prova, o participante será informado por e-mail, SMS e telefone. Ônibus estarão disponíveis para estudantes que tiverem alteração no local do Enem, momentos antes. 

O Enem 2015 contará com mais de 9 mil servidores públicos federais em sua realização, desde a atuação como fiscais de prova até no serviço de segurança e organização. O cruzamento de dados dos componentes das equipes e dos participantes foi realizado pela Polícia Federal para evitar vazamento de informações. 

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o exame ou problemas referentes ao Cartão de Confirmação, os estudantes terão a possibilidade de entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC pelo telefone 0800 616161, das 8h às 20h, inclusive no fim de semana. É importante ter em mãos o CPF e número de inscrição para facilitar o atendimento. 

Enem 2015

O Enem 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro. As provas contarão com 4h30 no sábado e 5h30 no domingo, sendo segundo dia o mais extenso por conta da Redação. As quatro áreas do conhecimento abordam de forma interdisciplinar os conteúdos vistos no Ensino Médio e possuem caráter objetivo. 

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os estudantes ficarão em sala até às 13h30 e, a partir deste horário, os malotes serão abertos e as provas aplicadas. O intervalo de 30 minutos é uma novidade no exame e tem como objetivo permitir mais tempo para procedimentos de segurança e instruções necessárias. 

Por Lorraine Vilela

 


Relacionados

Correção comentada do Enem 2015 será disponibilizada mais uma vez pelo Brasil Escola
Mais uma vez, o Brasil Escola oferecerá aos participantes do Enem 2015 a correção comentada das provas, que serão aplicadas nos dias 24 e 25.
Notícias
Dez dias para o Enem 2015: estudantes relatam ansiedade e definem estratégias
Faltando dez dias para o Enem 2015, estudantes relatam como controlam a ansiedade e as estratégias adotadas para um bom desempenho no exame.
Notícias
Enem 2015: MEC afirma que provas que estão circulando na internet são falsas
Ministério da Educação (MEC) afirmou que as provas do Enem 2015 que supostamente teriam vazado são falsas.
Notícias
Enem 2015: participantes apresentam diferentes sonhos e expectativas
No Enem 2015, 7,7 milhões de estudantes participarão. Conheça as histórias de alguns participantes e saiba como eles se preparam para a prova.
Notícias
Hoje tem Maratona Estácio Enem
Neste sábado, 17 de outubro, o Brasil Escola e a Estácio vão promover uma maratona de oito horas com videoaulas ao vivo para o Enem 2015.
Notícias
MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015
Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança do Enem 2015.
Notícias
Maratona Estácio Enem. Dia 17 de outubro no site Brasil Escola
No dia 17 de outubro, o Brasil Escola e a Estácio vão promover uma maratona com oito horas ao vivo para o Enem 2015.
Notícias
Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015
O Enem 2015 se aproxima e aumentam as apostas sobre os temas da Redação. Confira quais os possíveis assuntos trabalhados por professores e dicas.
Notícias