A reta final para as provas do Enem

Candidatos que passarão pelas provas do Enem 2019 precisam estar tranquilos e descansados faltando poucos dias para a realização do Exame.
Em 23/10/2019 12h56 , atualizado em 23/10/2019 13h01 Por Érica Caetano

Estudantes estão prestes a testar seus conhecimentos por meio das provas do Enem
Estudantes estão prestes a testar seus conhecimentos por meio das provas do Enem
Crédito da Imagem: Shutterstock.com/
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Agora falta bem pouco para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terem início, já que elas acontecem nos próximos dias 03 e 10 de novembro. São esperados mais de 5 milhões de estudantes nos dois dias provas.

É por meio das notas obtidas no Enem que estudantes podem ingressar em uma instituição de ensino superior, através de processos seletivos ou por programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Esse costuma ser o principal motivo pelo qual os estudantes fazem o exame educacional.

Provas do Enem 2019 acontecem em breve e estudantes precisam dosar
revisões com relaxamento nessa reta final

Alívio para muitos, que já estão cansados de tanto se dedicar aos estudos para as temidas provas. Mas para outros, o momento ainda é de tensão e de muita ansiedade, mesmo para aqueles que vão fazer as provas pela segunda ou terceira vez. Então vamos tentar acalmar os ânimos e sinalizar o que pode ser feito nesses poucos dias antes das provas. 

Agora nessa fase o ideal é se dedicar a resumos ou algum conteúdo que você ainda acha que pode reforçar a dedicação por não estar 100% seguro.

Xô ansiedade!

Para quem está sofrendo com ansiedade pré-prova, os profissionais da área como psiquiatras e psicólogos orientam a buscar terapia, já que a mesma proporciona um melhor equilíbrio mental, trabalha na autoestima e autoconfiança, ajudando a lidar com o possível estresse antes da realização das provas.

Fazer atividades físicas e ao ar livre também ajudam a espairecer as ideias e tranquilizar os pensamentos, aliviando mais a sensação de pressão em resultados, concorrência e etc.

A atividade física, além de ajudar a espairecer, libera o hormônio endorfina, que alivia a ansiedade e previne os sintomas de estresse. 

Realize atividades prazerosas

Agora é a hora de saber dosar os momentos de revisão e de estudos mais tranquilos com atividades relaxantes e prazerosas, que envolvam vida social e emocional.

Durante o período reservado para estas atividades, esqueça do vestibular e evite comentar sobre. Converse com um amigo, faça uma massagem, dê uma volta ao ar livre, leia algo diferente do que estuda. 

Isso fará com que tenha uma melhor oxigenação dos pensamentos e ideias, dando um maior gás para as provas que se aproximam.

Coma e durma bem

A alimentação e o descanso também são muito importantes neste momento antecedente às provas. Nem exageros, nem “saco vazio”. Isso vale também para a alimentação no dia das provas. Opte por uma alimentação saudável, mais leve, rica em fibras, frutas e verduras.

E nada se compara a uma boa noite de sono. Viradas estudando durante esses dias, nem pensar! É preciso estar descansado para encarar as tardes durante os dois dias de provas do Enem em novembro.

As famosas viradas não são benéficas, ao contrário do que muitos pensam, já que o estudante estará cansado e indisposto no dia seguinte, tendo pouco rendimento para a sua rotina de estudos. O ideal é que as noites de sono tenham, no mínimo, sete horas de duração.

Relaxamento e estudo

Que tal aproveitar para assistir a séries e filmes que tenham abordagem de temas e assuntos relevantes para as provas do Enem? Esta também é uma boa estratégia a se utilizar nesses dias que antecedem a realização do Enem, já que ao mesmo tempo em que estará curtindo uma atividade de entretenimento, é possível memorizar e relaxamento.

Veja também: 20 filmes para estudar História para o Enem

Parecem ser atitudes pequenas e bobas todas essas ressalvas e “dicas”. Mas acredite, há muitos candidatos que se perdem nesta reta final e míseros detalhes podem fazer a diferença. 

Uma mente sã e descansada pode fazer toda a diferença no desempenho nas provas do Enem 2019.

Boa prova!