Enem 2019 começa no próximo domingo (3)

Provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação serão aplicadas para 5,1 milhões de participantes.
Em 01/11/2019 10h46 , atualizado em 01/11/2019 12h12 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começa no próximo domingo, 3 de novembro. São esperados 5,1 milhões de participantes nesta edição do exame. Aproveite as horas que faltam para se organizar e tirar as dúvidas sobre a maior prova do Brasil!

Consulte seu local de prova

Verifique o seu Cartão de Inscrição do Enem 2019 na Página do Participante, lá estão todas as informações sobre o local de prova, dados pessoais, opção de língua estrangeira e atendimento especializado ou específico (se tiver sido solicitado). 

O Cartão do Enem não é obrigatório nos dias de prova, mas tê-lo impresso facilita bastante na localização do bloco, andar e sala em que haverá o exame. 

Com o endereço em mãos, que tal saber quais os caminhos possíveis até a instituição em que será o Enem, as linhas de ônibus ou outro transporte público e até mesmo se há lugar para estacionar nas proximidades? Uma dica é fazer o trajeto antecipadamente e conhecer problemas que possam existir nas ruas (obras e desvios, por exemplo), lembrando que nos domingos de prova o trânsito aumenta e é preciso sair mais cedo do que o habitual para não haver atraso. 

O que levar para o Enem?

É obrigatório levar documento de identificação original com foto (em formato físico). Documentação vencida será aceita, mas caso esteja em condições que não permitam o reconhecimento do participante haverá identificação especial. Caso precise comprovar a presença no Enem 2019, imprima a Declaração de Confirmação de Presença que está disponível na Página do Participante

Outro item obrigatório é a caneta de tinta preta (fabricada em tubo transparente). Outras cores não serão aceitas para a correção das questões e da redação, assim como provas feitas com lápis. 

Celulares não podem ser utilizados, mas os participantes estão autorizados a levar o aparelho e guardá-lo na embalagem plástica que será distribuída na entrada da sala de provas, pacote este que deverá ser lacrado e colocado embaixo da cadeira. Chaves, moedas e alarmes de carros também precisam ser armazenados no saquinho que os estudantes receberão. 

Objetos cortantes, materiais didáticos e escolares (com excessão da caneta preta que é obrigatória), relógios de pulso, armas e outros que estão descritos no Edital do Enem não podem ser levados. 

 

O que comer no Enem?

Comida é permitida no Enem, assim como garrafas de água. Neste ano, o Inep não exige embalagem transparente, mas os alimentos e líquidos poderão ser revistados caso seja solicitado. 

Alimentos leves como castanhas, chocolate, biscoitos e frutas são ideais para uma prova tão longa quanto o Enem. O Brasil Escola conversou com uma nutricionista para saber qual a alimentação ideal para antes e durante o exame

Confira o horário em seu estado

Os procedimentos do Enem são referentes ao horário oficial de Brasília. Como o Brasil tem diferentes fuso-horários, é importante que o participante veja em que horário os portões serão fechados em seu estado, já que atrasos não são tolerados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Horário Enem 2019
Horário de fechamento dos portões em cada estado
Crédito: Inep

Fique atento (a)! O Brasil não terá horário de Verão em 2019, por isso, NÃO haverá adiamento em uma hora em parte do território nacional. 

  • Horários do Enem

  • Abertura dos Portões: 12h
  • Fechamento dos Portões: 13h
  • Início da aplicação das provas: 13h30
  • Fim do primeiro dia: 19h
  • Fim do segundo dia: 18h30

Veja também: Saiba o que precisa fazer no Enem

Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h e, a partir de tal momento, ficarão nas salas de aula para os procedimentos de segurança e aguardarão o início das provas às 13h30. Neste domingo (3), os participantes só poderão sair COM os cadernos de questões às 18h30, enquanto no próximo o horário será às 18h. No entanto, quem não quiser esperar os 30 minutos finais poderá ir embora SEM o caderno após duas horas do ínicio do exame. 

Como serão as provas?

O primeiro dia do Enem 2019 será composto por 45 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação), 45 de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e uma Redação. 

Já o segundo domingo de provas contará com 45 perguntas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e 45 sobre Matemática. Somente a prova de Matemática é exclusiva sobre uma disciplina, já que as outras áreas são compostas por mais de uma matéria e podem, ainda, apresentar questões interdisciplinares. 

Nesta edição, as folhas de rascunho não virão separadamente, mas haverá espaço próprio nos cadernos de questões para que os participantes possam rascunhar, tendo pauta no primeiro dia e sem no segundo. Não é permitido fazer rascunho em folhas que não forem fornecidas pelo Inep. 

Correção Comentada do Enem 2019

Após o término deste primeiro dia do Enem 2019, acompanhe a Correção Comentada no Brasil Escola. A parceria com o colégio Oficina do Estudante trará a resolução das questões, o gabarito extraoficial e o comentário da redação!

A Correção Comentada do Brasil começará às 19h deste domingo, 3 de novembro. Ah! Anote na agenda: também teremos a correção em tempo real do segundo dia do Enem, em 10 de novembro, a partir das 18h30! 

Depois do Enem 2019

O gabarito oficial será publicado pelo Inep em 13 de novembro. As respostas servirão apenas para que os participantes confiram quantas questões acertaram e não haverá possibilidade de recursos. 

O resultado do Enem 2019 é esperado para janeiro de 2020, mas o dia ainda não foi informado pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações no Especial Enem 2019 do Brasil Escola