O que precisa fazer no Enem

Há itens obrigatórios para participar do Enem e orientações que devem ser seguidas para as provas.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano e ainda tem dúvidas sobre os dias de prova? Não se preocupe, o Brasil Escola te ajuda! Veja o que fazer no Enem e se prepare para o maior exame do Brasil!

Tópicos deste artigo

Confira o que levar

A preparação para a prova começa em casa. Verificar a documentação, providenciar as canetas e saber o que levar de lanche, por exemplo, não podem ficar para a última hora!

Veja: Como ler o edital do Enem

    • Verifique o documento

Só é permitido entrar na sala de provas com o documento de identificação original com foto, por isso, veja se documentação está em mãos antes de sair de casa! Não rola ser impedido de fazer o Enem por esquecer o documento, não é?

Não leve documento sem foto, cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais da documentação. Confira abaixo os documentos que podem ser usados como identificação no Enem:

    • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
    • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
    • Carteira de Registro Nacional Migratório;
    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
    • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
    • Certificado de Dispensa de Incorporação;
    • Certificado de Reservista;
    • Passaporte;
    • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
    • Identidade funcional.

Veja também: O que fazer e levar para o Enem

O Cartão de Inscrição do Enem não é obrigatório nos dias de prova, mas levá-lo impresso facilita a localização da sala de aula. Então, que tal acessar a Página do Participante e imprimir o seu cartão?

Veja também: Enem é oportunidade para crescer profissionalmente

Se você precisar comprovar que esteve no Enem é só imprimir a declaração de comparecimento, disponível na Página do Participante, e levá-la para o aplicador de prova assinar. 

→ Perdi o documento, e agora? 

Se você perdeu o documento ou teve a documentação roubada é só levar um boletim de ocorrência que tenha sido expedido pela Polícia no máximo há 90 dias do primeiro domingo de provas. 

    • Não esqueça a caneta preta 

Outro item obrigatório para o Enem é a caneta de tinta preta que seja fabricada em material transparente. As provas só serão corrigidas se forem respondidas com tinta preta. 

Como não é permitido sair do local de prova durante o Enem ou pedir material emprestado para o colega, não esqueça de separar a caneta de tinta preta antes de sair de casa!

Caneta preta de tubo transparente é a única permitida no Enem

Entrando no local de prova 

Os portões do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O participante só poderá entrar nos locais de prova durante este período de uma hora e atrasos não são tolerados. 

O que vestir no Enem

Chegar com antecedência dá ao participante mais tranquilidade para procurar sua sala de prova e aproveitar o tempo até o fechamento dos portões para beber água, encher garrafas nos bebedouros e ir ao banheiro se for preciso. 

Esteja com o documento de identificação e a caneta em mãos para facilitar a identificação na porta da sala e a acomodação em sua cadeira. 

    • E o celular? 

O celular não pode ser usado dentro do prédio de provas. Caso leve o aparelho, desligue-o e solicite a embalagem para o fiscal de sala. Seu telefone deverá ser guardado no recipiente que será lacrado e precisa ficar embaixo da cadeira. Moedas, chaves e alarmes de carro também devem ser armazenados no saquinho. 

Lembre-se de desativar o alarme antes de desligar o celular, já que qualquer som emitido durante a prova gera a desclassificação do participante. 

→  Se acomode e deixe a documentação na mesa/cadeira 

O fiscal irá orientá-lo sobre a fila em que está sua cadeira. O local costuma estar com o nome completo do participante e número de inscrição, não sendo possível mudar de lugar sem autorização do aplicador do exame. 

Veja: como superar os medos antes do Enem e vestibulares

Após o fechamento dos portões e entrada em sala de aula não será permitida a ida ao banheiro sem a companhia de um fiscal de corredor. Das 13h às 13h30 (horário de Brasília), os participantes precisam ficar em sala para a realização dos procedimentos de segurança, incluindo a coleta da biometria. 

Início das provas

O participante só pode mexer no caderno de questões a partir da autorização do aplicador, o que ocorre às 13h30. Antes de começar a prova é preciso seguir alguns passos:

- Verifique se o cartão-resposta e folha de redação estão no encarte do caderno de questões. Informe ao aplicador se estiver faltando para que possa ser providenciado. 

- Veja se seus dados pessoais como nome, número de inscrição e documento estão corretos no cartão-resposta. Chame o aplicador se houver erro. 

- Confira se seus dados estão corretos na ficha da coleta do dado biométrico.

- Transcreva a frase descrita na capa do caderno de provas. 

- Ao sinal, confira se o caderno de questões traz todas as folhas: são 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma parte exclusiva para os textos de apoio para a redação. 

Procedimentos de Segurança

Os procedimentos de segurança adotados pelo Inep têm como objetivos evitar fraudes no Enem e garantir a segurança de participantes e colaboradores. 

- Se submeta ao detector de metais na entrada do local de provas e nas portas dos banheiros. Evite moedas e demais objetos metálicos nos bolsos.  

- Permita que artigos religiosos como burca e quipá sejam revistados, se necessário.

- Materiais próprios necessários aos participantes também podem ser revistados (máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio). 

- Permita que seu lanche seja revistado, caso seja solicitado. 

- Autorize a coleta biométrica e, caso o documento dificulte a identificação, o participante precisa colaborar com a identificação especial em momento propício. 

Durante a prova 

Não basta ter arrasado nos estudos para fazer o Enem corretamente, algumas atitudes auxiliam na resolução das provas com maior tranquilidade e evitam a eliminação do participante. Veja!

    • É preciso ficar em silêncio durante a prova, não sendo permitida a comunicação (verbal ou não verbal) com outros participantes. 
      
    • O rascunho só pode ser feito no próprio caderno de respostas. O primeiro dia de provas conta com espaço pautado para que as questões e a redação possam ser rascunhados, enquanto o segundo virá sem pauta.
      
    • Tenha cuidado ao destacar o cartão-resposta e a folha de redação definitiva, já que não serão substituídos se forem danificados. Rasuras e anotações fora de contexto geram anulação da prova. 
      
    • Não escreva seu nome na folha de redação. 
      
    • Beba água e coma sempre que necessário. É permitido beber e comer somente na própria cadeira em que o participante estiver acomodado, sempre com cuidado para não danificar o cartão-resposta e folha de redação. 
      
    • A ida ao banheiro é permitida sempre que preciso, informe ao aplicador quando precisar. Você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, local onde terá o detector de metais. 

Fim da prova 

    • É permitido ir embora SEM o caderno de questões após duas horas do início das provas. 
      
    • É permitido ir embora COM o caderno de questões quando faltar 30 minutos para o fim das provas. 
      
    • Terminada a prova, o participante terá que entregar o cartão-resposta e a folha de redação para o aplicador. 

    • Após sair da sala, o participante só poderá abrir a embalagem com o celular do lado de fora do prédio. 

Acompanhe a correção comentada do Brasil Escola

Chegou em casa? Acesse o Brasil Escola para conferir a Correção Comentada. A parceria com o colégio Oficina do Estudante traz o gabarito extraoficial e a resolução de todas as questões, assim como o comentário da redação.

Tire todas as suas dúvidas do Enem no Brasil Escola