No mês de junho uma onda de escândalos envolvendo a conduta de policias invadiu as páginas dos jornais brasileiros. Os fatos envolviam despreparo, uso desnecessário da violência, corrupção, entre outros. O mais comentado foi o dos policiais que estão sendo investigados por cobrarem propina para liberarem o rapaz que atropelou o filho da atriz Cissa Guimarães.
Este caso foi bastante comentado por envolver uma pessoa famosa. Entretanto, tivemos notícias de casos igualmente sérios, como o de três policiais militares que foram filmados agredindo um homem, no interior de São Paulo; e um menino de 14 anos que foi morto, na garupa de uma moto, por um policial, pois o pai que dirigia o veículo não entendeu que deveria parar numa blitz, no Ceará.
Especialistas em segurança pública argumentam que este problema no Brasil tem seu motivo no salário dos profissionais. Entre os policiais militares do país, apenas os do Distrito Federal tem piso maior que R$ 2.000. Em outros Estados o mínimo não chega a R$ 1.000. Mas será que a raiz do problema é só dinheiro?
A proposta para o Banco de Redações desse mês é criar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas ideias e opiniões sobre “O problema da segurança pública no Brasil”. A redação pode ser em forma artigo de opinião ou carta. Para a elaboração dos textos, poderá utilizar a coletânea indicada abaixo e seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Proposta 1 – Artigo de Opinião:
Quem optar pela primeira proposta deverá escrever um texto dissertativo no qual esteja expresso seu ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser sustentada através de argumentos persuasivos.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero argumentativo!
Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deverá escrever uma carta para o ministro da Justiça, Tarso Genro, persuadindo-o sobre o seu ponto de vista sobre a questão da segurança pública no país.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero textual!
As redações podem ser enviadas até o dia 25 de agosto. Já as notas serão divulgadas aqui no dia 03 de setembro.
Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Mandou seu texto no mês de julho? Acesse as correções aqui.
Quer saber como funciona o Banco de Redações? Então clique aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.
Redações corrigidas