Segurança do Brasil em Apuros - Banco de redações


Discutindo a segurança pública

Enviada em: 07/08/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A segurança pública do Brasil vêm ganhando cada vez mais espaços nas páginas de jornais e noticiários de TV, mas o que vem chamando mais atenção da sociedade é, que em vez estar sendo noticiados que os policias estão cumprindo com seus deveres, a segurança da população, estão sendo noticiados por seu despreparo e desrespeito aos direitos humanos.

No mês de julho veio atona mais um caso de despreparo e corrupção na segurança pública do Brasil, o caso em que policias estão sendo acusados de cobrarem propina para liberarem o rapaz que atropelou o filho da atriz Cissa Guimarões. Esse caso chamou atenção da população brasileira, fazendo-os a refletir se o problema da segurança pública no Brasil está relacionado com baixos salários, levando os policiais a cometerem corrupção e tomar atitudes inadequadas.

A segurança pública no Brasil tem péssimos indicies em sua gestão, segundo denúncias de ONGs internacionais, os quais relata que o número de homicídios praticados por policiais em São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, é maior do que o total em outros países.

O Brasil carece de programas sociais de segurança, como é visto em diversos países, como por exemplo a Inglaterra que é um exemplo em nível internacional em segurança pública.

Os vários escândalos relacionada a condutas dos policiais não transparece apenas o despreparo dos policiais, e sim a precariedade na segurança pública do Brasil em que carece de investimentos públicos tanto em sua gestão, como também, no preparo de seus agentes de segurança e na reforma e restruturação de presídios , delegacias e instituição para o menor infrator. Um exemplo a ser tomado, é o programa que o Rio de Janeiro criou “Programa-piloto de policiamento comunitário nas favela”, em que visa implantar policias que possam trabalhar junto com a comunidade na segurança nas favelas.

 

Comentários do corretor


Vem, a tona, Guimarães, reestruturação
CUIDADO COM A COESÃO. “POPULAÇÃO BRASILEIRA, FAZENDO-A”; “ESCÂNDALOS RELACIONADOS”; “NAS FAVELAS”
TERMO SOLTO, SEM LIGAÇÃO COM A FRASE ANTERIOR
 
COMENTÁRIO:
Seu texto está muito repetitivo. Os dois primeiros parágrafos, por exemplo, falam a mesma coisa, mas com palavras diferentes. Por falar em palavras, releia seu texto e observe quantas vezes você utilizou o termo segurança pública. A repetição de palavras e idéias empobrecem sua produção e a torna menos persuasiva. Argumente melhor o que foi exposto e ganhe credibilidade perante o leitor com exemplos e dados numéricos. Leia sempre. Cuidado com o excesso de vírgulas.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente