Abuso de autoridade, propina, milícias, corrupção...É grave a situação em que o país se encontra, em que não temos mais confiança naqueles que deveriam nos oferecer segurança e tranquilidade. Como reverter esse quadro de despreparo dos policiais militares?
Primeiramente, deve-se pensar naquela que provavelmente é pricipal origem desse problema: A seleção para um posto de policial. Atualmente qualquer pessoa com as mínimas condições psicológicas e intectuais pode se tornar um militar, no entanto deveria haver uma transformação visando uma seleção mais rígida, onde fossem avaliadas habilidades como nível de conhecimento, disciplina e, principalmente, condições psicológicas de assumir um cargo tão estressante, que demanda tanto equilibrio emocional.
Um segundo aspecto a ser considerado é que após assumir esse cargo o militar não pode ser esquecido, uma vez que um profissional mal pago e abalado pode sofrer desvios de conduta, oferecendo riscos para a população. Dessa forma os salários devem ser equivalentes aos desgastes causados pela função e o acompanhamento psicológico deve ser constante.
Finalmente, mesmo com com toda essa busca por militares preparados e satisfeitos, a fiscalização dentro das corporações deve ser constante, umas vez que a atração por dinheiro fácil e alguns beneficios faz com que alguns policiais, assim como vários outro profissionais, se deixem corromper.
É notável que com investimentos em setores estratégicos e com fiscalização também por parte da população podem ser alcançados resultados satisfatórios e a população pode novamente se sentir protegida. Não vale a pena repensarmos nossos batalhões?
Comentários do corretor
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |