Durante muitos anos, no Brasil, os temas “Direitos Humanos” e “Polícia” pareciam tema antagônicos e indissociáveis. De um lado os ativistas dos direitos humanos viam os aparelhos policiais como afetos à repressão anti-democrática, à truculência e ao conservadorismo. Na outra ponta, os policiais enxergavam o ativismo dos direitos humanos como atividade defensora de bandidos e da impunidade.
Hoje, cada vez mais, toma-se a consciência de que ambas as visões estão equivocadas e impregnadas de preconceito. Já há a percepção de que o respeito às leis e eficiência policial são grandezas diretamente proporcionais. Sem um não há o outro. E que o bom agente de segurança pública é um promotor dos direitos humanos.
O incremento cotidiano da criminalidade violenta ameaça a segurança pública, um direito humano básico do cidadão, assim como a liberdade de ir e vir, o de integridade física e moral, dentre outros. É aí que as Polícias entram como indispensáveis, para servirem e protegerem a sociedade e assegurarem seus direitos e deveres.
Não se pode perder de vista que o policial é, antes de tudo, um cidadão. É detentor de direitos que muitas vezes lhe são negados, sejam nos salários aviltantes, nas condições indignas de trabalho ou no tratamento desrespeitoso de superiores hierárquicos.
É também um cidadão diferenciado pelo serviço que desempenha. Ele emblematiza o Estado nas ruas, representando um dos órgãos estatais de maior contato com à população. Por isso tem uma inevitável visibilidade moral, que lhe traz uma grande responsabilidade pedagógica: dar exemplo à sociedade.
Como visto, Direitos Humanos e Polícia estão longe de serem temas antagônicos. Pelo contrário, a segurança pública deve ser percebida como integrantes fundamentais do rol dos mais básicos direitos humanos e seus operadores devem ser considerados os promotores desses direitos.
Comentários do corretor
REVISE COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A CRASE
CUIDADO COM A COESÃO. “TEMAS ANTAGÔNICOS”
ARGUMENTE
REESTRUTURE
COMENTÁRIO:
Seu texto está confuso. Procure estruturar melhor as suas frases para que suas idéias não se percam em suas palavras. Além disso, argumente mais. Em algumas citações, não fica devidamente claro o que você quer dizer. Explique melhor para que seu texto fique mais persuasivo. Leia sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
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