Quem assumirá a segurança do nosso país? - Banco de redações


Discutindo a segurança pública

Enviada em: 24/08/2010

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Cidadãos vivendo reféns em suas próprias casas, nas ruas, nos bairros. Essa é a situação de uma parcela considerável da população do nosso país.

Isso por que em alguns lugares, principalmente de classe baixa, o sistema dos três poderes não é usado. Não existe legislativo, executivo e judiciário se controlando em benefício de um bem comum. E sim a tomada de poder por grupos organizados e fortemente armados.

A lugares em que os criminosos assumem o poder. A população tem que se sujeitar a quadrilhas e traficantes. Outras vezes quem toma esse lugar são os próprios defensores da população, grupos policiais conhecidos como Milícia entram em favelas, expulsam os traficantes e passam a ditar as suas ordens para os moradores. Em ambos os casos os moradores tem que enfrentar tiroteios com balas-perdidas, toque de recolher e morte de inúmeros inocentes.

Está mais do que na hora de nossas lideranças políticas tomarem o controle da situação e elaborarem um forte plano de melhoria do nosso sistema de segurança. Desde a criação de leis que melhorem nosso sistema jurídico para que julgamentos possam ser realizados mais rápidos e diminuam a impunidade. Até a melhoria de salários, modernização de equipamentos e acompanhamento psiquiátrico para nossos policiais que atuam nas ruas.

Está claro que somente o aumento do piso salarial para a classe policial não resolvera o problema, assim como não resolveu o problema da educação quando o piso foi criado para os professores, por isso as ações de melhoria só trarão resultados, quando elaborados por um grupo devidamente preparado e não por pressão da população ou o choque de algum crime hediondo.

Infelizmente hoje a nossa policia não transmite confiança para a sociedade, os mais pobres muitas vezes o temem e os mais ricos os consideram despreparados. A grande verdade é que essa visão não pode continuar, pois quando o crime organizado resolve atacar (como no caso do PCC em São Paulo), é com eles que vamos contar.

 

Comentários do corretor


UTILIZE “POR QUE” SEPARADO APENAS EM CASOS DE PERGUNTAS
NÃO GENERALIZE
FORNEÇA NÚMEROS
ATENTE-SE À DIFERENÇA ENTRE O ARTIGO “A” E O VERBO “HÁ”
EXEMPLIFIQUE           
COMENTÁRIO:
Você possui boas idéias. Mas procure argumentá-las melhor para que seu texto fique mais persuasivo e fora do senso comum. Dê exemplos, forneça números e estatísticas que mostram que você tem conhecimento do que está falando. Leia, leia, leia.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente