Profissões para quem gosta de computador
Trabalhar com o computador é uma realidade em diversos setores, mas o desenvolvimento e manutenção de sistemas é uma das áreas promissoras do mercado atual.
As possibilidades de uso das tecnologias da informática faz com que diversos tipos de profissionais passem boa parte do tempo na frente de um computador. Além disso, a grande variedade de aparelhos que existem aumenta a utilidade e a necessidade dos computadores em diversos serviços e empresas.
Por isso, os que gostam de lidar com as tecnologias contam com infinitas possibilidades de profissões que podem seguir com prazer. Algumas delas atuam com programas específicos, outras trabalham no desenvolvimento destes programas.
Pensando nisso, o Brasil Escola listou algumas profissões para quem gosta de computadores. Vale lembrar que estas são algumas das possibilidades, várias outras usam o computador como meio e não como atividade-fim.
Ciências da Computação
Responsável por instalar e gerenciar sistemas de computação, o profissional de Ciências da Computação também presta assistência, com objetivo de otimizar o uso dos computadores e suas tecnologias. Há muitos profissionais em atuação, mas o mercado se encontra em franca expansão, dado o constante desenvolvimento tecnológico.
Engenharia da Computação
Além de construir computadores, o Engenheiro da Computação desenvolve sistemas que interligam hardware e software e cria novas máquinas para atender as necessidades de diversos setores. As áreas de especialização e atuação são muitas e, além de trabalhar com computadores, os profissionais da Engenharia da Computação atuam para melhorar o desempenho dos equipamentos.
Engenharia de Software
Uma outra área da engenharia que lida diretamente com a informática é a Engenharia de Software. Neste caso, o profissional trabalha com a parte lógica do computador, desenvolvendo bancos de dados e outros programas técnico-científicos usando sistemas de computadores.
Veja também: 14 profissões para quem gosta de viajar
Sistemas de Informação
O profissional formado em Sistemas de Informação, também chamado de Analista do Sistemas, por causa do antigo nome deste curso, desenvolve sistemas de informação para criar bancos de dados, redes de computadores e inteligência artificial. Outra atividade que é inerente ao profissional de SI é trabalhar para aperfeiçoar o desempenho das máquinas no processamento de informações.
Segurança da Informação
Além preservar os dados e os sistemas de informação criados por diversos tipos de empresa, é indispensável que sejam desenvolvidos dispositivos de confidencialidade, integridade e autenticidade da informação. São esses atributos que geram a necessidade de um profissional de Segurança da Informação em organizações dos mais variados ramos.
Gestão da Informação
Ao passo que alguém cria e faz a manutenção nos sistemas de informação, há aquele profissional que é o encarregado pela Gestão da Informação. Este é o responsável por analisar os dados importantes para a organização de uma empresa e otimizar o processo de disseminação das informações para atingir o maior número de pessoas.
Desenho de Animação
Diferente dos profissionais que atuam para desenvolver e otimizar as ferramentas da informática, alguns usam as ferramentas criadas para exercer suas funções no mercado. É o caso do Desenhista de Animação, que criam animações e imagens digitais para o cinema, campanhas publicitárias e internet. Dominar as tecnologias é indispensável para quem deseja ter sucesso nesta área.
Design Gráfico
A produção de conteúdo, seja para mídia impressa ou digital, exige habilidades em programas de edição próprios. É nesta função que entra o Design Gráfico, profissional com formação na área de comunicação visual, artes e fotografia. A tarefa de tratar e manipular imagens e textos coloca o Design em contato direto com o computador e diversos programas.
Outras profissões
Há um grande número de profissionais que precisam dos computadores no dia a dia. Muitas carreiras são antigas, mas com os avanças tecnológicos passaram a depender diretamente desses aparelhos para o desenvolvimento de seus ofícios. É o caso de profissões nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Audiovisual, Estatística, Desenho Industrial, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e tantas outras.