Desenho de Animação

Mercado de trabalho para os profissionais de Desenho de Animação é amplo e crescimento acompanha o surgimento de novas tecnologias.
Por Adriano Lesme

profissionais precisam dominar programas de animação digital
profissionais precisam dominar programas de animação digital
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A graduação em Desenho de Animação é um curso novo e surgiu da necessidade de uma formação mais específica em ilustração e animação por parte dos profissionais que se formavam em Cinema, Audiovisual, Design Gráfico ou Produção Multimídia. Por isso, ainda hoje é mais comum encontrar cursos livres ou de pós-graduação lato sensu nessa área do que de graduação.

Os animadores são responsáveis pela produção de animações e imagens digitais que são utilizadas no cinema, em campanhas publicitárias na TV e internet, maquetes eletrônicas para arquitetura e engenharia, em jogos (games), aplicativos para celular e várias outras coisas. O mercado de trabalho é bem amplo e vem crescendo nos últimos anos, principalmente pelo aparecimento de novas formas de serviços, como animações em websites.

Os desenhistas digitais devem se atualizar constantemente, pois novas tecnologias de animação surgem a cada dia. Dominar os programas de computação e ilustração gráfica é essencial para ser bem posicionado no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que as novas ferramentas facilitam o trabalho do animador, também aumentam a exigência por serviços inovadores e criativos. As empresas valorizam profissionais criativos e que se adaptam bem a qualquer programa de animação 2D e 3D. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso graduação em animação digital ainda é restrito para as regiões Sul e Sudeste. Ao longo dos quatro anos, os discentes estudam disciplinas como Desenho de Anatomia e de Ambiente, História da Arte e do Design, Modelagem e Animação 3D, Animação 2D Digital, Mecânica dos Corpos em Animação 3D, Roteiro e Storyboard, Design de Som, Projeto de Animação, Stop Motion, Desenho para Cinema e Algorítimos e Estrutura de Dados.

Curso: Desenho de Animação; Cinema de Animação; Design de Animação; Animação Digital; Ilustração e Animação; Artes Digitais

Duração: 4 anos (bacharelado) 2 anos (tecnológico)

Salário inicial: R$ 1.500

Onde tem o curso:

Região Sudeste
Minas Gerais: UFMG, UNA
Rio de Janeiro: Veiga de Almeida (tecnológico), 
São Paulo: Belas Artes, Braz Cubas, Anhembi Morumbi

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel
Santa Catarina: UFSC, Univille, IESGF