Design Gráfico

Designer gráfico trabalha com a divulgação de informações por meio de imagens e precisa ter perfil criativo e dinâmico.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O designer gráfico é o profissional que trabalha com comunicação visual, ou seja, desenvolve peças gráficas com textos e ilustrações para transmitir uma mensagem. Esses profissionais costumam ser dinâmicos e ter habilidade para transformar informações em imagens.

Uma outra característica do profissional formado em Design Gráfico é ter facilidade com tecnologias digitais. O trabalho geralmente é realizado por meio de programas de edição de imagens e vídeos, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator, InDesign, Adobe Premiere, After Effects, entre outros.

O designer costuma trabalhar em parceria com profissionais de marketing e comunicação para desenvolver peças ou materiais de determinada campanha ou produto. Eles precisam criar materiais gráficos com clareza de informação e apelo estético para o seu público.

Além disso, suas habilidades profissionais também são requisitadas para a criação de logomarcas, identidades visuais e até mesmo um novo produto. Há várias possibilidades de trabalho para os designers gráficos e a carreira tem sido muito exigida nos últimos anos, principalmente pela crescente presença de marcas e empresas nas redes sociais.

Os produtos produzidos pelo profissional de design gráfico podem ser tanto para meios físicos, como panfletos, embalagens, cartões de visitas, revistas e livros, quanto para os meios digitais, como banners de publicidade, identidade visual de um site (web design) ou rede social, games, e-books, entre outros.

Público-alvo

O curso de Design Gráfico é voltado para pessoas curiosas, criativas, que gostam de artes e têm facilidade com tecnologias.

Tópicos deste artigo

Curso

O curso de bacharelado em Design Gráfico tem duração de quatro anos. No entanto, o curso também é oferecido como formação tecnológica, que tem uma duração menor, com cerca de dois anos e meio, e é oferecido por faculdades particulares. Geralmente, o curso de tecnologia é encontrado na modalidade de ensino a distância (EaD).

Veja também: Tecnologia em Design Gráfico

A principal diferença da formação entre bacharéis e tecnólogos é a abordagem mais teórico no bacharelado e um aprendizado mais voltado à prática e ao mercado no curso tecnológico.

No caso do bacharelado, os estudantes aprendem tanto a parte teórica quanto prática da área de trabalho, de forma mais aprofundada. Veja abaixo uma sugestão de grade curricular para a graduação:

1º ano
Estudos Cromáticos
Desenho: observação e composição
Introdução aos Estudos de Design
Materiais e Tecnologias Gráficas
Metodologia de Projeto
Metodologia Visual
Desenho: processos e procedimentos
Design de Identidade Visual
Fotografia
Design e Comunicação
Projeto Tipográfico

2º ano
História da Arte Moderna
Desenho Projetivo
Design Editorial
Introdução Trabalho de Investigação
Tipografia Aplicada
Design Ambiental
Fotodesign
História da Arte Contemporânea
Ilustração

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3º ano
Audiovisual
Design da Informação
Design de Embalagens
História do Design
Teorias da Imagem e Cultura Visual
Análise Gráfica
Design de Interfaces
História do Design Gráfico
Pesquisa em Design
Mídias Interativas
Web Design
Modelagem 3D

4º ano
Estágio Curricular Obrigatório
Pesquisa em Design
Gestão do Design
Design Estratégico
Ética e Legislação
TCC

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do designer gráfico é dinâmico e com constante evolução, considerando que o profissional precisa estar sempre atento às atualizações tecnológicas e interesses do público. O crescimento das mídias digitais aqueceu o mercado para designer gráfico com boas ofertas de trabalho, principalmente na região Sudeste.

O designer gráfico pode trabalhar em agências de publicidade e marketing digital, gráficas, produtoras de vídeos e cinema, empresas de embalagens e órgãos públicos. Jornais e editoras também precisam do trabalho do designer para diagramar seus materiais para impressão.

Há várias opções de atuação para o profissional de Design Gráfico. Veja as principais:

Identidade Visual

Os designers gráficos são muito conhecidos por criar e gerenciar a identidade visual de uma marca ou produto, desenhando logomarcas e definindo cores, formatos, fontes e demais detalhes visuais.

Design de Embalagens

Trabalha em indústrias e desenvolve embalagens para comportar um produto. O designer precisa pensar na melhor forma de passar ao consumidor a informação sobre o conteúdo da embalagem de forma que ele também fique atrativo.

Design Editorial

Nesta área o profissional conhece os melhores métodos e técnicas para facilitar a comunicação. Costuma estruturar imagens, desenhos e diversos conteúdos para mídias impressas e digitais.

Design de Animação

São designers que atuam criando desenhos e transformando-os em personagens e animações utilizando de efeitos de áudio e vídeo. Precisam dominar programas de animação e modelagem 3D.

Diagramador

São os designers que trabalham com a diagramação de conteúdo, na maioria das vezes com mais texto, como jornais, revistas e livros. Para diagramar, utilizam programas como Corel Draw e Adobe Illustrator.

Direção de Arte

Designers experientes podem trabalhar como diretores de arte, cuidando da parte conceitual de um projeto (um filme, por exemplo) e coordenando outros designers e desenhistas que desenvolverão o projeto visual na prática. 

Salário

Os salários para os designers podem variar de acordo com o cargo e função que exercem. A faixa também pode ser diferente dependendo da localização do trabalho, mas a média nacional é de R$ 2,1 mil, segundo a agência Catho.

Designers experientes e com carreiras consolidadas normalmente ganham muito acima deste valor. Um Diretor de Arte, por exemplo, pode receber salários acima de R$ 10.000 em agências de propaganda ou empresas especializadas.
 

Faculdades

Região Sudeste
Minas Gerais: UNIVALE, UEMG, FUMEC.
Rio de Janeiro: IFF
São Paulo: UNESP, FAAP, Anhembi Morumbi, UNIFRAN, Belas Artes, IED, ESAMC.

Região Nordeste
Bahia: UniJorge
Sergipe: UNIT

Região Centro-Oeste
Goiás: UFG

Região Sul
Paraná: UEL, UFPR, Unicesumar.
Rio Grande do SulFeevale; Unijui; UniRitter
Santa Catarina: UFSC; Udesc; UniVali.

Essas faculdades oferecem o curso de bacharelado em Design Gráfico. Veja aqui o curso de Tecnologia em Design Gráfico.