Instituição pública do Reino Unido tem bolsa de estudo para graduação em qualquer lugar do mundo
Em 2018, estudantes da Holanda e da Somália ganharam uma bolsa de 10 mil libras. Brasileira foi uma das vencedoras de 2017.
Todos os anos, o British Council, instituição pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura, seleciona, junto com seus parceiros, estudantes a partir dos 18 anos que estiverem interessados em um curso integral de graduação ou pós-graduação no exterior, em qualquer país do mundo.
O prêmio é uma iniciativa de promoção dos estudos no exterior como uma experiência enriquecedora que abre novas possibilidades e beneficia não só o estudante como também a sociedade de maneira geral. Nos seus três anos de vida, o The Global Study Awards (TGSA) já ajudou 13 estudantes internacionais a realizar o sonho de estudar no exterior, entre eles, alemães, indianos, malaios, quenianos e até mesmo uma brasileira.
Em 2017, a brasileira Clara Kamphorst Leal da Silva foi selecionada com outros três bolsistas e conseguiu fazer o seu Mestrado de Direito na Leiden University, na Holanda.
A edição da Global Study Awards de 2018 premiou uma estudante da Somália, que vai poder cursar o mestrado de Ciências da Computação no campus africano da Carnegie Mellon University, em Ruanda, e uma estudante da Holanda, que se matriculará no bacharelado de Humanas (Filosofia e Teologia) da Oxford University, na Inglaterra. Ambas contarão com as 10.000 libras esterlinas concedidas pelo British Council IELTS.
Como o Global Study Awards funciona?
A seleção é feita com base em mérito escolar/acadêmico e a bolsa de 10.000 libras deve ser usada para pagar diretamente as taxas de ensino na instituição estrangeira. Se o valor do curso for menor do que o prêmio, as libras esterlinas restantes podem ser direcionadas ao custo de vida do estudante por no máximo 52 semanas a partir da data de matrícula.
Quem pode se inscrever no Global Study Awards?
O Global Stury Awards procura por estudantes talentosos e altamente motivados de todas as partes do mundo. O principal requisito é ter prestado o IELTS, exame reconhecido de proficiência na língua inglesa, e alcançado um resultado satisfatório.
Além de ter mais de 18 anos e planejar cursar um programa acadêmico no exterior, os candidatos precisam comprovar:
- Potencial para contribuir à sociedade por meio dos estudos;
- Forte comprometimento com o desenvolvimento profissional;
- Interesse sincero em aumentar a coerência intercultural.
Os interessados também precisam ter um International Student Identidy Card (ISIC), carteirinha de identidade do estudante internacional, e/ou um International Youth Travel Card (IYTC).
Antes de se inscrever na bolsa de estudo, o estudante precisa passar pelo processo seletivo no exterior para o curso de interesse e ser admitido. A carta de oferta de vaga deverá ser um dos documentos apresentados na inscrição do Global Study Awards.
A seleção
Um painel de representantes do British Council e seus parceiros avaliará todos os inscritos e selecionará alguns candidatos em potencial para uma entrevista presencial antes da decisão final.
O resultado é divulgado com três meses de antecedência do prazo final das inscrições para os cursos com início na metade do ano – comum nos países do Hemisfério Norte. Os estudos começarão entre 1º de agosto e 31 de outubro.
Saiba mais na página oficial do The Global Study Awards. No site, você pode se cadastrar para receber informações sobre os próximos processos de seleção.