Os colégios internacionais United World Colleges (UWC) estão com inscrições abertas para bolsas de estudo até o dia 15 de julho de 2018 para jovens brasileiros interessados em concluir o ensino médio no exterior, com estudos voltados à paz mundial e a um futuro sustentável. A associação procura por candidatos de 15 a 18 anos com espírito de liderança e bom desempenho escolar.
Tópicos deste artigo
O curso
Os bolsistas selecionados cursarão o equivalente ao ensino médio em um dos colégios no exterior em um programa de Bacharelado Internacional de dois anos de estudos verdadeiramente multinacional. A grade curricular do curso inclui matérias de Estudos em Línguas e Literatura, Aquisição de Línguas, Indivíduos e Sociedades, Ciências, Matemática e Artes.
Os estudantes também participam de atividades extracurriculares artísticas, de criatividade, esportivas e trabalhos voluntários.
As bolsas de estudo
As bolsas de estudo do UWC podem ser parciais e integrais. As parciais variam de acordo com cada colégio; já as integrais cobrem todos os gastos com acomodação, alimentação, material escolar, aulas e seguro saúde. Algumas podem incluir, inclusive, uma “mesada” para outras eventuais despesas que os alunos possam ter.
No entanto, as bolsas não bancam pelas passagens aéreas e vistos, nem com produtos de higiene pessoal e roupas.
A inscrição na bolsa de estudo exige o pagamento de uma taxa de R$ 70 até o dia 18 de junho de 2018, o período de inscrições antecipadas; e de R$ 100 até o dia 17 de julho. Caso não possam bancar pelo valor, os candidatos têm a opção de solicitar a isenção do pagamento nos mesmos prazos.
Os requisitos
Para se inscrever, os candidatos precisam:
- Estar matriculados no primeiro ou segundo ano do ensino médio;
- Ter entre 15 e 18 anos até o dia 31 de agosto do ano que começariam os estudos no colégio;
- Ter cidadania brasileira ou ser residentes permanentes no Brasil;
- Ser aprovados no seu ano escolar entre o início das inscrições e a etapa final de seleção.
Não é necessário ter uma proficiência prévia em algum idioma estrangeiro como critério de seleção. No entanto, os colégios procuram por jovens com habilidades de liderança e responsabilidade social e que apresentem um bom desempenho escolar.
A seleção
A seleção de estudantes é feita em três etapas:
1. Prova e avaliação do perfil dos candidatos: uma prova de múltipla escolha e uma redação cobrindo o conhecimento sobre o conteúdo do ensino médio e questões contemporâneas sociais, econômicas, políticas e culturais;
2. Entrevistas: os candidatos que tiverem os melhores resultados na prova são convidados a passar por uma entrevista presencial ou por vídeo com psicólogos e/ou ex-alunos;
3. Convívio: os candidatos selecionados durante a entrevista são convidados a passar um fim de semana de imersão com dinâmicas de grupo presenciais.
Para a terceira fase, a UCW se responsabiliza pela acomodação e alimentação, mas o deslocamento fica por conta do estudante e seus responsáveis.
UWC
O United World Colleges (UWC), uma associação sem fins lucrativos, tem 17 colégios pelo mundo inteiro:
- Estados Unidos;
- Canadá;
- Itália;
- País de Gales;
- Holanda;
- Noruega;
- Alemanha;
- Hong Kong;
- Singapura;
- China;
- Japão;
- Índia;
- Tailândia;
- Suazilândia;
- Armênia;
- Bósnia-Herzegovina;
- Costa Rica.
A missão do UWC é reunir em um só lugar o maior número de nacionalidades para “unir pessoas, nações e culturas pela paz e um futuro sustentável”. O programa de estudos têm como objetivo transformar jovens do mundo inteiro em protagonistas de mudanças positivas, alinhados aos fundamentos da associação, como compreensão entre nações, celebração da diferença e respeito pelo meio ambiente.
Visite o site oficial para saber mais.