Whatsapp
Em 30/05/2018 10h58

Bolsas de estudo de ensino médio do UWC para jovens brasileiros em 17 países

Estudar no Exterior

Estudantes de 15 a 18 anos podem concluir o ensino médio em países da América do Norte, Ásia e Europa. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Os colégios internacionais United World Colleges (UWC) estão com inscrições abertas para bolsas de estudo até o dia 15 de julho de 2018 para jovens brasileiros interessados em concluir o ensino médio no exterior, com estudos voltados à paz mundial e a um futuro sustentável. A associação procura por candidatos de 15 a 18 anos com espírito de liderança e bom desempenho escolar.

O curso

Os bolsistas selecionados cursarão o equivalente ao ensino médio em um dos colégios no exterior em um programa de Bacharelado Internacional de dois anos de estudos verdadeiramente multinacional. A grade curricular do curso inclui matérias de Estudos em Línguas e Literatura, Aquisição de Línguas, Indivíduos e Sociedades, Ciências, Matemática e Artes. 

Os estudantes também participam de atividades extracurriculares artísticas, de criatividade, esportivas e trabalhos voluntários.

As bolsas de estudo

As bolsas de estudo do UWC podem ser parciais e integrais. As parciais variam de acordo com cada colégio; já as integrais cobrem todos os gastos com acomodação, alimentação, material escolar, aulas e seguro saúde. Algumas podem incluir, inclusive, uma “mesada” para outras eventuais despesas que os alunos possam ter.

No entanto, as bolsas não bancam pelas passagens aéreas e vistos, nem com produtos de higiene pessoal e roupas.

A inscrição na bolsa de estudo exige o pagamento de uma taxa de R$ 70 até o dia 18 de junho de 2018, o período de inscrições antecipadas; e de R$ 100 até o dia 17 de julho. Caso não possam bancar pelo valor, os candidatos têm a opção de solicitar a isenção do pagamento nos mesmos prazos.

Os requisitos

Para se inscrever, os candidatos precisam:

  • Estar matriculados no primeiro ou segundo ano do ensino médio;
  • Ter entre 15 e 18 anos até o dia 31 de agosto do ano que começariam os estudos no colégio;
  • Ter cidadania brasileira ou ser residentes permanentes no Brasil;
  • Ser aprovados no seu ano escolar entre o início das inscrições e a etapa final de seleção.

Não é necessário ter uma proficiência prévia em algum idioma estrangeiro como critério de seleção. No entanto, os colégios procuram por jovens com habilidades de liderança e responsabilidade social e que apresentem um bom desempenho escolar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seleção

A seleção de estudantes é feita em três etapas:

1. Prova e avaliação do perfil dos candidatos: uma prova de múltipla escolha e uma redação cobrindo o conhecimento sobre o conteúdo do ensino médio e questões contemporâneas sociais, econômicas, políticas e culturais;

2. Entrevistas: os candidatos que tiverem os melhores resultados na prova são convidados a passar por uma entrevista presencial ou por vídeo com psicólogos e/ou ex-alunos;

3. Convívio: os candidatos selecionados durante a entrevista são convidados a passar um fim de semana de imersão com dinâmicas de grupo presenciais.

Para a terceira fase, a UCW se responsabiliza pela acomodação e alimentação, mas o deslocamento fica por conta do estudante e seus responsáveis.

UWC

O United World Colleges (UWC), uma associação sem fins lucrativos, tem 17 colégios pelo mundo inteiro:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Itália;
  • País de Gales;
  • Holanda;
  • Noruega;
  • Alemanha;
  • Hong Kong;
  • Singapura;
  • China;
  • Japão;
  • Índia;
  • Tailândia;
  • Suazilândia;
  • Armênia;
  • Bósnia-Herzegovina;
  • Costa Rica.

A missão do UWC é reunir em um só lugar o maior número de nacionalidades para “unir pessoas, nações e culturas pela paz e um futuro sustentável”. O programa de estudos têm como objetivo transformar jovens do mundo inteiro em protagonistas de mudanças positivas, alinhados aos fundamentos da associação, como compreensão entre nações, celebração da diferença e respeito pelo meio ambiente.

Visite o site oficial para saber mais. 

Artigos Relacionados
A University of Westminster, em Londres, está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais para graduações especificamente direcionadas a estudantes internacionais de países em desenvolvimento. Saiba como fazer a inscrição, os prazos e requisitos.
Conheça o programa de bolsas de estudos Erasmus +, projeto que incentiva a educação, proporciona treinamento profissional e apoia os esportes. Saiba como participar desta iniciativa no canal Estudar no Exterior, aqui no Brasil Escola!
Saiba mais sobre Programa que seleciona centenas de estudantes para cursar uma graduação ou pós-graduação na Hungria com bolsas de estudo.
Todos os anos, o British Council seleciona estudantes a partir dos 18 anos que estiverem interessados em um curso integral de graduação ou pós-graduação no exterior, em qualquer país do mundo. Saiba como funciona o Global Study Awards e como se candidatar.
Você tem entre 13 a 19 anos e é engajado com a comunidade em que vive? Então corre se inscrever até o dia 15 de setembro para concorrer a uma viagem à Nova York para participar do evento Just Peace Summit em março de 2019 com todas as despesas pagas.
O número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017 – um recorde de 302.000 pessoas. Veja os dez países mais procurados pelos brasileiros que já estudaram ou querem estudar no exterior.
A University of Bristol abriu o processo de inscrição para as suas bolsas de estudo Think Big com início em setembro de 2018.
Duas youtubers brasileiras que já passaram por um intercâmbio High School listam os prós, contras, principais aprendizados e dificuldades da experiência. Elas registraram tudo em seus canais no YouTube. Veja o que elas disseram sobre o intercâmbio no Canadá e Estados Unidos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES