Whatsapp
Em 17/05/2012 13h34 , atualizado em 18/05/2012 13h54

IELTS - Sistema de Avaliação Internacional na Língua Inglesa

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

O British Council, departamento de relações culturais internacionais da Inglaterra, fechou parceria com o programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteira para subsidiar 2 mil testes de proficiência no inglês, o IELTS, para estudantes de baixa renda. A prova (que custa R$ 440) é exigida pelas instituições estrangeiras a todos os estudantes internacionais, e os resultados atingidos nela comprovam se os candidatos às vagas universitárias possuem fluência suficiente no idioma. Para que todos os brasileiros interessados nas vagas possam prestar o IELTS, o teste será realizado, a partir deste mês, em todos os estados do país.

Se tiver interesse em tentar uma bolsa pelo Ciência sem Fronteiras em uma universidade britânica e quer conquistar um dos testes do IELTS pagos pelo British Council, você precisa:

-Comprovar renda familiar menor do que seis salários mínimos (R$ 3.732 em 2012);
-Ser bolsista do ProUni ou beneficiário do Bolsa Família;
-Ter empréstimo do Financiamento Estudantil (FIES);
-Ter completado o ensino fundamental ou o médio em escola pública; ou ganho bolsa de estudo em escola particular.

Para mais informações sobre a parceria entre o governo britânico e o brasileiro, visite o site oficial do Ciência sem Fronteiras. Encontre cursos preparatórios para o IELTS no Hotcourses Brasil.

IELTS

IELTS significa International English Language Testing System. Trata-se de um sistema de provas de inglês usado mundialmente para testar o nível de fluência de estudantes, criado pelo British Council em parceria com a University of Cambridge. Uma parcela enorme de instituições estrangeiras utiliza oficialmente os resultados do IELTS de candidatos estrangeiros às vagas em seus cursos. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3 mil universidades aceitam a nota do IELTS como prova de habilidade no inglês.

O teste é dividido em quatro partes:

Listening: duração de 30 minutos para a realização de quatro seções de exercícios auditivos com 40 itens no total.
Reading: três seções de leitura e interpretação de texto, com 40 itens no total, e duração de 60 minutos. 
Writing: duas redações, uma de 150 palavras e outra de 250, em 60 minutos.
Speaking: de 11 a 14 minutos de conversação em inglês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desta forma, a prova dura, no total, de duas horas e meia a três horas. Nos testes de escrita, o estudante colocará em prova a sua gramática, ortografia e vocabulário, escrevendo sobre diferentes tópicos; além disso, deve ser capaz de argumentar com eloquência. A prova de conversação é uma entrevista individual feita por funcionários, treinados a fazer perguntas e a induzir os candidatos a conversar e debater sobre diversos temas, desde assuntos pessoais aos mais abrangentes.

Os estudantes receberão notas específicas de 1 a 9 pelo seu desempenho em cada uma das quatro partes da prova, que resultarão em uma nota geral. A pontuação e o comprovante oficial da realização do teste é mandado por e-mail, 13 dias depois. Se requisitado, a pontuação é enviada diretamente para a universidade a qual estiver se inscrevendo. A nota mínima para a admissão de estudantes estrangeiros varia de acordo com a universidade internacional e, também, de acordo com a área e o curso do seu interesse. Por isso, é muito importante checar as exigências específicas de cada instituição no Reino Unido que pretende se inscrever.

Para prestar o IELTS, os estudantes devem entrar em contato com as agências de realização da prova em seu país e preencher um formulário de inscrição. No dia da prova, é preciso apresentar uma foto 3x4, cópia do RG ou passaporte, o formulário de inscrição preenchido e assinado, e o comprovante de pagamento.

Saiba onde prestar o IELTS no Brasil.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Estudante admitidos nessa condição só podem iniciar a graduação após passar no teste de proficiência em inglês.
Saiba a diferença entre IELTS e TOEFL, as provas mais conhecidas para nível de proficiência na língua inglesa de quem quer estudar no exterior. Os exames são reconhecidos pelas instituições internacionais e necessário para graduação e pós-graduação.
Saiba como conseguir uma boa nota no IELTS, teste padronizado de inglês avalia quatro principais habilidades de comunicação para emissão de certificado de proficiência de língua inglesa.
Provas de proficiência em inglês são exigidas para ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação de universidades no exterior.
Cursos de férias, preparatórios para exames, cursos para professores e para negócios são algumas da opções.
Teste funciona parecido com o Enem e é exigido como parte do processo seletivo das universidades americanas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES