IELTS - Sistema de Avaliação Internacional na Língua Inglesa

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O British Council, departamento de relações culturais internacionais da Inglaterra, fechou parceria com o programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteira para subsidiar 2 mil testes de proficiência no inglês, o IELTS, para estudantes de baixa renda. A prova (que custa R$ 440) é exigida pelas instituições estrangeiras a todos os estudantes internacionais, e os resultados atingidos nela comprovam se os candidatos às vagas universitárias possuem fluência suficiente no idioma. Para que todos os brasileiros interessados nas vagas possam prestar o IELTS, o teste será realizado, a partir deste mês, em todos os estados do país.

Se tiver interesse em tentar uma bolsa pelo Ciência sem Fronteiras em uma universidade britânica e quer conquistar um dos testes do IELTS pagos pelo British Council, você precisa:

-Comprovar renda familiar menor do que seis salários mínimos (R$ 3.732 em 2012);
-Ser bolsista do ProUni ou beneficiário do Bolsa Família;
-Ter empréstimo do Financiamento Estudantil (FIES);
-Ter completado o ensino fundamental ou o médio em escola pública; ou ganho bolsa de estudo em escola particular.

Para mais informações sobre a parceria entre o governo britânico e o brasileiro, visite o site oficial do Ciência sem Fronteiras. Encontre cursos preparatórios para o IELTS no Hotcourses Brasil.

IELTS

IELTS significa International English Language Testing System. Trata-se de um sistema de provas de inglês usado mundialmente para testar o nível de fluência de estudantes, criado pelo British Council em parceria com a University of Cambridge. Uma parcela enorme de instituições estrangeiras utiliza oficialmente os resultados do IELTS de candidatos estrangeiros às vagas em seus cursos. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3 mil universidades aceitam a nota do IELTS como prova de habilidade no inglês.

O teste é dividido em quatro partes:

Listening: duração de 30 minutos para a realização de quatro seções de exercícios auditivos com 40 itens no total.
Reading: três seções de leitura e interpretação de texto, com 40 itens no total, e duração de 60 minutos. 
Writing: duas redações, uma de 150 palavras e outra de 250, em 60 minutos.
Speaking: de 11 a 14 minutos de conversação em inglês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desta forma, a prova dura, no total, de duas horas e meia a três horas. Nos testes de escrita, o estudante colocará em prova a sua gramática, ortografia e vocabulário, escrevendo sobre diferentes tópicos; além disso, deve ser capaz de argumentar com eloquência. A prova de conversação é uma entrevista individual feita por funcionários, treinados a fazer perguntas e a induzir os candidatos a conversar e debater sobre diversos temas, desde assuntos pessoais aos mais abrangentes.

Os estudantes receberão notas específicas de 1 a 9 pelo seu desempenho em cada uma das quatro partes da prova, que resultarão em uma nota geral. A pontuação e o comprovante oficial da realização do teste é mandado por e-mail, 13 dias depois. Se requisitado, a pontuação é enviada diretamente para a universidade a qual estiver se inscrevendo. A nota mínima para a admissão de estudantes estrangeiros varia de acordo com a universidade internacional e, também, de acordo com a área e o curso do seu interesse. Por isso, é muito importante checar as exigências específicas de cada instituição no Reino Unido que pretende se inscrever.

Para prestar o IELTS, os estudantes devem entrar em contato com as agências de realização da prova em seu país e preencher um formulário de inscrição. No dia da prova, é preciso apresentar uma foto 3x4, cópia do RG ou passaporte, o formulário de inscrição preenchido e assinado, e o comprovante de pagamento.

Saiba onde prestar o IELTS no Brasil.

Por Brenda Bellani