Resultado do Enem 2015 já pode ser conferido

Cerca de 5,7 milhões fizeram as provas nos dias 24 e 25 de outubro. Espelho da redação não foi liberado.
Em 08/01/2016 18h06 , atualizado em 19/07/2022 15h03 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi publicado nesta sexta-feira, 8 de janeiro, conforme adiantado pelo Ministério da Educação (MEC). Os 5,7 milhões de participantes poderão conferir suas notas individualmente por meio do número do CPF e senha.

Confira o resultado do Enem 2015

Esclareça suas dúvidas sobre o resultado

Por outro lado, segundo o Edital, os resultados para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante menor de 18 anos, no primeiro dia de realização do Enem e que concluirá o ensino médio após 2015, ou seja, candidatos treineiros, serão divulgados daqui 60 dias.  

O espelho da correção da redação também não foi liberado. Segundo decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho junto com as notas individuais dos candidatos. No entanto, o processo não foi concluído e ainda cabe recurso, o que não obriga o órgão a divulgar tal documento, conforme informações divulgadas na última terça-feira (5). 

Mais uma vez, os candidatos tiveram acesso à correção comentada das provas, disponibilizada pelo Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP. O serviço é oferecido desde 2008, em tempo real e sem qualquer custo. Além disso, os estudantes que participaram do Banco de Redações em julho tiveram facilidade na prova discursiva do Enem já que os temas foram os mesmos.

O que fazer com a nota

As notas do Enem 2015, segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo, poderão ser utilizadas para ingresso em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujas inscrições serão feitas entre 11 e 14 de janeiro; no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas; e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou no programa Ciência sem Fronteiras.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem

Os participantes poderão utilizar seus desempenhos, ainda, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para ingresso em cursos técnicos na forma subsequente; e em seleções para universidades em Portugal. A Certificação de Conclusão do Ensino Médio também poderá ser obtida pelos candidatos que indicaram a opção no ato da inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

O Enem 2015, maior exame educacional do país, foi realizado  nos dias 24 e 25 de outubro, em 14.455 locais de aplicação distribuídos em 1.723 municípios. No sábado, os inscritos foram submetidos às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química).

Saiba como foi calculada sua nota

Calcule sua média no Enem

No domingo, aconteceram as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Inglês ou Espanhol), Matemática e suas Tecnologias (Matemática) e Redação com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. As quatro provas objetivas foram constituídas por 45 questões, cada. Confira as provas e gabaritos.

Dos 7.746.436 inscritos, 25,5% não compareceram às provas resultando em cerca de 2 milhões de faltosos. Nos dois dias, 740 candidatos foram eliminados por uso de equipamentos inadequados e no detector de metal. O índice de abstenção nesta edição foi o menor da série histórica do exame

Privados de Liberdade

Para pessoas privadas de liberdade e que cumprem medidas socioeducativas, o Exame foi realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em unidades prisionais e socioeducativas de todo o país. Neste ano, foram registrados 45,5 mil inscritos. O número cresceu 19% em relação a 2014, quando foram registrados 38,1 mil candidatos.

Além disso, cerca de 4,5 mil inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região e outros 661 de Marituba/PA, cujas provas do segundo dia foram canceladas por conta de problemas na rede elétrica, também fizeram as provas nesses dias. 

Dúvidas podem ser esclarecidas nesta página ou pelo telefone 0800 616161.

Por Wanja Borges


Relacionados

A padronização dos locais de prova do Enem
Locais de prova do Enem devem conter uma estrutura padrão para garantir a isonomia do exame.
Blog do Vestibular
Enem e Star Wars: MEC se inspira em saga para anunciar data do resultado
O MEC aproveitou a repercussão da estreia do filme Star Wars: o despertar da força para divulgar, em vídeo, a data do resultado do Enem 2015.
Notícias
Estão abertas as inscrições para o ProUni 2016/1
Têm início nesta terça-feira, 19 de janeiro, as inscrições para o ProUni 2016/1. Elas podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira, 22, pela internet.
Notícias
Inep alerta estudantes sobre falsos e-mails do Enem 2015
O Inep alertou os estudantes, na tarde de hoje (10), sobre falsos e-mails do Enem. Instituto não solicita o recadastramento dos participantes.
Notícias
Inscrições para o ProUni 2016/1 começam no dia 19 de janeiro
Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 de janeiro, o Edital com o cronograma e demais procedimentos do ProUni 2016/1.
Notícias
Participantes do Enem 2015 já podem solicitar o certificado do ensino médio
Instituições Certificadoras do Enem 2015 já estão emitindo os certificados do ensino médio.
Notícias
Resultado do Enem 2015 será divulgado dia 8 de janeiro
Ministério da Educação informou que o resultado da edição de 2015 do Enem será divulgado no dia 8 de janeiro.
Notícias
SiSU 2016/1 registra mais de 5,2 milhões de inscrições
O MEC informou no início da noite de ontem, 15 de janeiro, que 2.712.937 estudantes se inscreveram na primeira edição de 2016 do SiSU.
Notícias