Em 17/01/2019 15h43 , atualizado em 21/01/2019 10h13

Unicamp libera as respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2019

Notícias

Etapa foi realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro e teve 14% de abstenção. Resultado do vestibular sai no dia 11 de fevereiro. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2019. Também foram liberadas as expectativas da banca de redação.

Baixe as provas e gabaritos da Unicamp

A segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp foi realizada entre os dias 13 e 15 de janeiro. Entre os 18.933 candidatos aprovados na primeira fase, 2.700 faltaram a pelo menos um dos dias da segunda fase. A abstenção ficou em 14,3%, maior que a registrada no ano passado (12,3%).

  • 1º dia - Língua Portuguesa e Literatura + Redação
  • 2º dia - Matemática, Geografia e História
  • 3º dia - Física, Ciências Biológicas e Química

Para o coordenador pedagógico do colégio Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, o primeiro dia da segunda fase da Unicamp teve como foco a seleção de estudantes que se expressam de forma crítica sobre os temas que circulam na sociedade. Um dos assuntos abordados foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em dezembro de 2018.

No segundo dia, de acordo com Pavani, as provas trouxeram conteúdos clássicos. A prova de matemática, por exemplo, cobrou probabilidade, geometria analítica, matrizes e geometria plana. As questões de Humanas relacionaram o conteúdo com a atualidade, como o papel da mulher na sociedade e distinção entre terceirização e precarização do trabalho.

As provas do terceiro dia foram definidas por Marcelo como “pesadas e elegantes”. “Enunciados que demandavam um grande trabalho de leitura e interpretação, que tornou a prova bastante pesada. Criatividade e densidade conceitual em cada uma das questões fez com que a prova, como um todo, se tornasse bastante cansativa para os candidatos, que já vinham de dois dias anteriores de prova”, avalia o coordenador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja: Temas atuais e conteúdo contextualizado marcam 2ª fase do Vestibular 2019 da Unicamp

Ainda no terceiro dia, houve uma correção na questão 3 da prova de química, que apresentava uma fórmula errada. Na avaliação das respostas, serão consideradas tanto a fórmula apresentada na prova quanto a fórmula correta.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança ainda farão os testes de habilidades específicas, entre os dias 21 e 25 de janeiro. Os locais e horários das provas já foram divulgados.

Resultado Unicamp 2019

O resultado do Vestibular 2019 da Unicamp será publicado em 11 de fevereiro e as matrículas serão realizadas no dia 12 seguinte, exclusivamente pela internet. Quem não fizer a matrícula virtual ficará fora das próximas chamadas (14, 20 e 27 de fevereiro e 12, 15, 20, 26 e 28 de março).

Vagas

A oferta do Vestibular da Unicamp é de 2.589 vagas no Vestibular tradicional. Cerca de 25% das vagas são reservadas para pretos e pardos. Há, também, o bônus para estudantes de escolas públicas nas duas fases da seleção, bonificação presente no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS).

As vagas do Vestibular são equivalentes a 80% das oportunidades da Unicamp para 2019, já que as demais são para ingresso pela seleção via Enem e para participantes de olimpíadas escolares. Também há vagas para indígenas

Os cursos da Unicamp são ministrados em Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Mais informações no Edital ou pelo site da Comvest/Unicamp.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES