Unicamp libera as respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2019

Etapa foi realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro e teve 14% de abstenção. Resultado do vestibular sai no dia 11 de fevereiro.
Em 17/01/2019 15h43 , atualizado em 21/01/2019 10h13 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2019. Também foram liberadas as expectativas da banca de redação.

Baixe as provas e gabaritos da Unicamp

A segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp foi realizada entre os dias 13 e 15 de janeiro. Entre os 18.933 candidatos aprovados na primeira fase, 2.700 faltaram a pelo menos um dos dias da segunda fase. A abstenção ficou em 14,3%, maior que a registrada no ano passado (12,3%).

  • 1º dia - Língua Portuguesa e Literatura + Redação
  • 2º dia - Matemática, Geografia e História
  • 3º dia - Física, Ciências Biológicas e Química

Para o coordenador pedagógico do colégio Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, o primeiro dia da segunda fase da Unicamp teve como foco a seleção de estudantes que se expressam de forma crítica sobre os temas que circulam na sociedade. Um dos assuntos abordados foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em dezembro de 2018.

No segundo dia, de acordo com Pavani, as provas trouxeram conteúdos clássicos. A prova de matemática, por exemplo, cobrou probabilidade, geometria analítica, matrizes e geometria plana. As questões de Humanas relacionaram o conteúdo com a atualidade, como o papel da mulher na sociedade e distinção entre terceirização e precarização do trabalho.

As provas do terceiro dia foram definidas por Marcelo como “pesadas e elegantes”. “Enunciados que demandavam um grande trabalho de leitura e interpretação, que tornou a prova bastante pesada. Criatividade e densidade conceitual em cada uma das questões fez com que a prova, como um todo, se tornasse bastante cansativa para os candidatos, que já vinham de dois dias anteriores de prova”, avalia o coordenador.

Veja: Temas atuais e conteúdo contextualizado marcam 2ª fase do Vestibular 2019 da Unicamp

Ainda no terceiro dia, houve uma correção na questão 3 da prova de química, que apresentava uma fórmula errada. Na avaliação das respostas, serão consideradas tanto a fórmula apresentada na prova quanto a fórmula correta.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança ainda farão os testes de habilidades específicas, entre os dias 21 e 25 de janeiro. Os locais e horários das provas já foram divulgados.

Resultado Unicamp 2019

O resultado do Vestibular 2019 da Unicamp será publicado em 11 de fevereiro e as matrículas serão realizadas no dia 12 seguinte, exclusivamente pela internet. Quem não fizer a matrícula virtual ficará fora das próximas chamadas (14, 20 e 27 de fevereiro e 12, 15, 20, 26 e 28 de março).

Vagas

A oferta do Vestibular da Unicamp é de 2.589 vagas no Vestibular tradicional. Cerca de 25% das vagas são reservadas para pretos e pardos. Há, também, o bônus para estudantes de escolas públicas nas duas fases da seleção, bonificação presente no Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS).

As vagas do Vestibular são equivalentes a 80% das oportunidades da Unicamp para 2019, já que as demais são para ingresso pela seleção via Enem e para participantes de olimpíadas escolares. Também há vagas para indígenas

Os cursos da Unicamp são ministrados em Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Mais informações no Edital ou pelo site da Comvest/Unicamp.


Relacionados

Confira a provas e a análise da 2ª fase do Vestibular 2019 da Unesp
Os cadernos das provas da segunda fase do Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já estão disponíveis. Esta etapa foi realizada domingo, 16 de dezembro, e ontem (17). Dos 50.499 candidatos classificados para a última parte do processo seletivo, 5.800 não compareceram.
Notícias
Cursinho gratuito de estudantes da Unicamp inscreve para a turma de 2019
O Cursinho Popular Zilda Arns da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está com inscrições para a turma de 2019. O cadastro pode ser feito até 14 de janeiro de 2019 e a taxa para participar é de R$ 35.
Notícias
Unicamp 2019: Temas atuais e conteúdo contextualizado marcam 2ª fase do Vestibular 2019
A 2ª fase do Vestibular 2019 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) chegou ao fim na terça-feira, 15 de janeiro, com a participação de 16.233 candidatos. As provas com perguntas discursivas sobre as diferentes áreas do ensino médio e redação foram aplicadas desde o domingo passado (13). 
Notícias
Unicamp 2019: notas da primeira fase estão disponíveis
A partir desta sexta-feira, 14 de dezembro, os candidatos do Vestibular 2019 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem acessar as notas da primeira fase. Também foram divulgadas as notas de corte e a concorrência para a segunda fase.
Notícias
Unicamp aplica 2ª fase do Vestibular 2019 de 13 a 15 de janeiro para quase 19 mil candidatos
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inicia a aplicação da segunda fase do Vestibular 2019 no próximo domingo, 13 de janeiro. Os 18.933 candidatos contarão com provas também nos dias 14 e 15 seguintes, sempre com início às 13h. 
Notícias
Unicamp estuda mudar o formato do Vestibular
A Unicamp estuda mudar Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase.
Notícias
Vestibular 2019: Fuvest mantém nível elevado de exigência e traz temas polêmicos em 2ª fase
Pela primeira vez, a segunda fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) foi realizada em dois dias, em vez de três. Neste domingo e segunda-feira, 6 e 7 de janeiro, cerca de 35.300 candidatos realizaram as provas de Português, Redação e conteúdos específicos às carreiras escolhidas.
Notícias