Topo
pesquisar
Em 01/02/2019 10h57, atualizado em 01/02/2019 11h31

Unicamp estuda mudar o formato do Vestibular

Notícias

Comvest, organizadora da seleção, terá reunião em março para definir o modelo do Vestibular 2020. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda mudar o seu Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase, eliminando disciplinas gerais sem trazer prejuízo ao vestibulando.

De acordo com o coordenador executivo da Comvest/Unicamp, professor José Alves de Freitas Neto, a mudança estudada é pautada em alguns critérios, tendo como pontos fundamentais "a expectativa da universidade quanto aos seus critérios de seleção; a possibilidade dos candidatos e as experiências educacionais que eles vivenciam na atualidade", destaca. "O Vestibular é uma grande vitrine no sentido de mostrar os valores como a defesa dos Direitos Humanos", ressalta José Alves.

O motivo para mudança está na necessidade de atualizar as provas da Unicamp, as quais vêm se repetindo há mais de 30 anos - José Alves, coordenador executivo da Comvest/Unicamp, sobre o novo formato do Vestibular

O que muda no Vestibular da Unicamp

A mudança do Vestibular da Unicamp, em relação ao formato, está na diminuição de um dia de provas da segunda fase. A 2ª etapa contará com o primeiro dia voltado para redação e língua portuguesa, enquanto o segundo terá perguntas interdisciplinares e de Matemática (gerais) e questões específicas por área (conforme a escolha de curso do candidato). Para o coordenador executivo da Comvest, as áreas de Português e Matemática continuam como provas obrigatórias para todos os candidatos por serem essenciais para entrar na universidade.

"Que nós possamos também atender estudantes de diferentes perfis educacionais, considerando que as escolas hoje raramente possuem uma mesma estrutura curricular", José Alves - Comvest/Unicamp

Já a primeira fase se mantém no mesmo formato dos anos anteriores: questões de múltipla escolha (objetivas) de conhecimentos gerais e algumas interdisciplinares. Esta etapa do Vestibular da Unicamp é responsável por selecionar os candidatos que seguirão na disputa pelas vagas oferecidas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como era a segunda fase

1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como ficará a segunda fase

1º dia: questões discursivas de Português e Redação 
2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos

De acordo com o José Alves, a identidade do Vestibular da Unicamp será mantida. "Provas com um diálogo amplo com a sociedade, com o temas científicos, sociais e culturais que tenham relevância para a aprendizagem, para a cultura e compreensão dos fenômenos nacionais e internacionais", afirma.

Mudança beneficia estudantes

Provas menos cansativas e voltadas para o objetivo do candidato, mas sem tirar a exigência de qualidade de um dos maiores vestibulares do país. Segundo José Alves, o candidato será beneficiado ao ter mais tempo para se dedicar aos estudos das áreas que são cobradas na segunda fase para o curso pretendido. 

A possibilidade de um novo formato também é considerado positivo pelos colégios e cursinhos que preparam para o Vestibular da Unicamp. De acordo com o coordenador do pré-vestibular Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, uma segunda fase com menos um dia e com maior dedicação às específicas possibilita manter o ritmo de estudos e não compromete o desempenho dos participantes. 

Modelo adotado por universidades públicas

Decisão semelhante foi tomada pela Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) no ano passado, quando a organização diminuiu um dia de suas provas para focar mais nas questões específicas da segunda fase. O novo modelo já foi aplicado no Vestibular 2019, seleção que ofereceu mais de mais de 8 mil vagas e contou com a segunda chamada nesta sexta-feira (1º).

Veja como foi o Vestibular da Fuvest

Mais informações sobre o Vestibular da Unicamp podem ser vistas no site da Comvest.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola