Em 22/07/2020 13h59 , atualizado em 22/07/2020 14h08

Unicamp reabre período para solicitar isenção do Vestibular 2021

Notícias

Período foi reaberto após a confirmação de suspensão do Vestibular Enem-Unicamp 2021. Prazo vai até dia 31. Por Giullya Franco
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
PUBLICIDADE

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informou nesta quarta-feira, 22 de julho, que o prazo para solicitar a isenção da taxa do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está reaberto. Prazo vai até o dia 31 de julho.

Solicite a isenção

De acordo com a comissão, a reabertura do período se deu pelo cancelamento do Vestibular Enem-Unicamp, também informado hoje. A seletiva por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa por não se enquadrar nas novas datas de aplicação do exame. Com isso, o objetivo é que os candidatos que pretendiam se inscrever na seletiva via Enem tenham oportunidade de obter o benefício para o vestibular.

Mais: Unicamp não vai utilizar o Enem no Vestibular 2021
Veja também: Datas do Enem 2020 são definidas

Nesta edição complementar serão ofertadas 2 mil isenções para a Modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. Estas solicitações serão analisadas de forma independente das inscrições solicitadas anteriormente, que estabelecia 6.680 isenções na Modalidade 1.

Quem pode solicitar?

Para solicitar a isenção, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.

O benefício da isenção de taxa é oferecido para estudantes de todo o país em três modalidades descritas abaixo:

  • Modalidade 1: Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • Modalidade 2: Para funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: Para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Resultado

Os candidatos que solicitarem a isenção nesta segunda etapa e forem beneficiados serão conhecidos no dia 14 de agosto.

No caso dos estudantes que solicitaram a isenção no primeiro período, entre 22 de junho e 8 de julho, terão acesso ao resultado no dia 27 de julho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular 2021

As 639 vagas que seriam oferecidas pelo Vestibular Enem-Unicamp serão transferidas para o Vestibular 2021, que oferecerá o total de 3.234 vagas.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) também ficarão garantidos no Vestibular e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

As inscrições serão realizadas entre 30 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. Os estudantes que forem beneficiados com a isenção também devem se inscrever.

A datas de aplicação das provas também foram divulgadas hoje. A primeira fase será dividida em dois dias, 6 e 7 de janeiro de 2021, para candidatos de cada área de conhecimento. A segunda fase, no mesmo formato, está prevista para 7 e 8 de fevereiro. O resultado deve ser divulgado em 10 de março.

Veja: Unicamp altera 1ª fase do Vestibular 2021
Mais: Veja todas as informações sobre o Vestibular Unicamp 2021

Para mais informações acesse o Site da Unicamp ou consulte o edital.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES