Unicamp libera resultado da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021

Quase 10 mil candidatos estão dispensados do pagamento da taxa, número recorde. A inscrição no Vestibular 2021 vai custar R$ 170.
Em 27/07/2020 11h14 , atualizado em 27/07/2020 11h17 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta segunda-feira, 27 de julho, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021. As solicitações foram recebidas entre 22 de junho e 8 de julho.

Veja a lista de isentos da taxa

Foram beneficiados com a gratuidade da inscrição 9.724 candidatos entre os 11.541 pedidos. Esse foi o maior número de isenções já registrado desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000. A quantidade deve subir ainda mais porque a Unicamp reabriu o prazo depois de cancelar a seleção pelo Enem.

Os isentos da taxa não estão automaticamente inscritos no Vestibular 2021 da Unicamp. Eles deverão se inscrever entre 30 de julho e 8 de setembro, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

Quem não conseguiu a isenção pode apresentar recurso por meio de preenchimento de formulário eletrônico específico, até as 17h de quarta-feira, dia 29. 

Reabertura do prazo

Devido ao cancelamento da seleção Enem-Unicamp 2021, o prazo para pedidos de isenção foi reaberto na última quarta-feira, dia 22, e segue até a próxima sexta-feira, dia 31.

Solicite aqui a isenção da taxa

O benefício da isenção de taxa é oferecido para estudantes de todo o país em três modalidades descritas abaixo:

  • Modalidade 1: Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • Modalidade 2: Para funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: Para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Para solicitar a isenção, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública, exceto na modalidade 3, e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.

Nesta edição complementar serão ofertadas 2 mil isenções para a Modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. O resultado deste novo prazo será divulgado no dia 14 de agosto.

Mudanças Vestibular 2021

A primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp será realizada em dois dias para diminuir a quantidade de candidatos nas provas. O número de questões passou de 90 para 72, reduzindo a duração da prova de cinco para quatro horas. A intenção é diminuir o tempo em que o estudante fica em sala de prova.

6 de janeiro de 2021: 1ª fase para candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
7 de janeiro de 2021: 1ª fase para candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

A segunda etapa está prevista para os dias 7 e 8 de fevereiro, por enquanto sem mudança no seu formato.

Uma outra mudança anunciada, ainda em maio, foi a redução de 12 para 7 de livros exigidos para o vestibular. A Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada.