Unicamp: termina hoje o período para solicitar isenção de taxa do Vestibular 2021

Pedidos poderão ser feitos on-line até as 23h59. Unicamp oferece três modalidades de isenção.
Em 08/07/2020 00h05 Por Giullya Franco

Crédito: Comvest/Unicamp
Crédito: Comvest/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe até as 23h59 desta quarta-feira, 8 de julho, os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Vestibular Enem-Unicamp 2021.

Solicite a isenção

Para solicitar a isenção, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020. O benefício da isenção de taxa é oferecido para estudantes de todo o país em três modalidades descritas abaixo:

Modalidade 1: Para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
Modalidade 2: Para funcionários da Unicamp/Funcamp;
Modalidade 3: Para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Novidades

Foram anunciadas três novidades para este ano aos candidatos que têm interesse em solicitar a isenção. Confira:

  • Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, será aceito o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida;
  • A Comvest vai oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp).
  • Na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

Documentos

Quem fizer a solicitação da isenção tem até o dia de hoje para enviar a documentação exigida pela Comvest. Os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo, com dificuldades para conseguir o Histórico Escolar com as escolas, podem emitir o documento (e converter em PDF) no Site da Secretaria de Educação de São Paulo.

Para os estudantes de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, a declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio poderá ser anexada em PDF.

Resultado

No dia 27 de julho o resultado da solicitação será divulgado e os candidatos que tiverem a solicitação negada poderão apresentar recursos até as 17h do dia 29 de julho.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

Vestibular 2021

As inscrições do Vestibular 2021 serão recebidas entre 31 de julho e 8 de setembro, com taxa de R$ 170. Os candidatos que receberem o benefício da isenção também precisam se inscrever.

A aplicação das provas ainda não tem data definida. A previsão é que a primeira fase seja realizada em janeiro de 2021 e a segunda em fevereiro. As datas serão divulgadas após o cronograma do Enem 2020 ser definido.

Por conta da pandemia do coronavírus o Vestibular 2021 da Unicamp passou por algumas alterações em cronogramas e na forma como a seletiva será realizada.

A Unicamp reduziu o número de livros para o vestibular. Das 12 obras a Comvest manteve apenas sete, que são de fácil acesso e domínio público. A primeira fase de provas também foi modificada para se adaptar ao contexto da pandemia. A prova, que contava com 90 questões, será reduzida para 72 questões, e a aplicação com duração de 5 horas será reduzida para 4 horas, com a etapa realizada em dois dias.

Mais: Veja as obras literárias do Vestibular 2021 da Unicamp

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital de isenção.