Unicamp: inscrições abertas para Vestibular 2021

Processo seletivo tem mais de 3 mil vagas disponíveis. Isenção de taxa ainda pode ser solicitada.
Em 30/07/2020 10h02 , atualizado em 30/07/2020 10h41 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta quinta-feira, 30 de julho, as inscrições para o Vestibular 2021. Prazo vai até o dia 8 de setembro e a taxa é de R$ 170.

Inscreva-se no Vestibular 2021

Este ano, a Unicamp não contará com a seletiva por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em consequência das novas datas do Enem 2020, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) informou que a seleção Enem-Unicamp não conseguiria se adaptar ao cronograma. Com a situação, a instituição resolveu reabrir o processo de solicitação da isenção para que os estudantes não fossem prejudicados.

Isenção

Quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unicamp deve fazer o pedido até amanhã, 31 de julho. A isenção é oferecida em três modalidades e, para solicitar, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.

Nesta edição complementar serão disponibilizadas 2 mil isenções para a Modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas Modalidades 2 e 3. Quem solicitou a isenção no primeiro período, entre 22 de junho e 8 de julho, já pode conferir o resultado, liberado no dia 27 de julho. Foram beneficiados 9.724 candidatos, sendo o maior número de isenções já registrado desde o início do programa.

Mais: Veja todas as informações para solicitar a isenção do Vestibular 2021

Veja também: Unicamp libera resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021

IMPORTANTE: Mesmo os candidatos que foram beneficiados com a isenção devem se inscrever no Vestibular 2021. O benefício não garante inscrição automática na seletiva.

Vestibular 2021

A pandemia do coronavírus fez com que o processo seletivo da Unicamp passasse por algumas alterações. Além da suspensão da seletiva pelo Enem, a Comvest também informou mudanças na aplicação das provas. Veja abaixo como será o vestibular:

Provas

Primeira fase: Será realizada em dois dias para diminuir a quantidade de candidatos nas provas. Os candidatos farão as provas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021 e serão divididos em grupos por área de conhecimento.

  • 6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
  • 7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

O número de questões da primeira fase foi reduzido. Anteriormente eram 90 questões objetivas, mas neste seletiva são 72 questões e o prazo de aplicação foi reduzido de 5 horas para 4 horas. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Segunda fase: Não passou por alterações no formato. As provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro e os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias.

  • 1º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa e haverá a aplicação da prova de redação.
  • 2º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Também haverá duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

Obras Literárias: A Unicamp cobrava 12 obras em seu vestibular, mas diminuiu para sete visando facilitar o acesso dos estudantes ao conteúdo. Veja as obras que serão cobradas:

  • Sonetos escolhidos, de Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
  • O Espelho, de Machado de Assis;
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
  • A Falência, de Júlia Lopes  de Almeida;
  • O Ateneu, de Raul Pompeia;
  • Sermões, de Antonio Vieira.

Locais de prova: Para evitar longos deslocamentos a Unicamp e ampliar a cobertura do processo seletivo a Unicamp aumentou o número de municípios que vão aplicar a prova. As cidades serão as seguintes: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais. 

Para Música as provas serão realizadas antes das provas do Vestibular 2021, em três etapas. A primeira etapa será de 21 de setembro a 2 de outubro e as demais etapas entre 23 e 27 de novembro.

Vagas

Para 2021 a Unicamp está oferecendo 3.340 vagas, sendo 3.234 vagas oferecidas neste vestibular e as demais 106 vagas oferecidas pelo processo seletivo de Olimpíadas Científicas, que terá edital próprio.

Além das vagas mencionadas, mais 639 oportunidades que seriam oferecidas no Vestibular Enem-Unicamp serão disponibilizadas neste vestibular.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Resultado

A Unicamp vai divulgar o resultado final do Vestibular 2021 no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Clique aqui para conferir todas as datas do Vestibular 2021

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.


Relacionados

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
500 vagas: cursinho gratuito em Limeira (SP) abre inscrições para o segundo semestre
O Cursinho Colmeia, em Limeira/SP, recebe inscrições para 500 vagas gratuitas até 14 de agosto.
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Fuvest disponibiliza Manual do Candidato do Vestibular 2021
A Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) divulgou o Manual do Candidato do Vestibular 2021. Baixe aqui!
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Provas Virtuais: FGV abre inscrições dos Vestibulares 2021
A FGV abriu nesta segunda-feira, 3 de agosto, as inscrições dos Vestibulares 2021. Provas serão virtuais e há também ingresso pelo Enem.
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Unicamp decide não utilizar o Enem para ingresso em 2021
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou que a instituição não irá utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em 2021.
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Unicamp libera resultado da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021, com recorde de beneficiados.
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Unicamp reabre período para solicitar isenção do Vestibular 2021
A Unicamp abriu hoje, 22/07, um novo período para solicitar a isenção de taxa do Vestibular 2021. Prazo vai até 31 de julho.
Notícias
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Vestibular 2021 da Unicamp tem recorde de candidatos isentos da taxa de inscrição
A Unicamp divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do prazo complementar. Foram beneficiados 1.935 candidatos entre os 2.380 pedidos.
Notícias