Unicamp adia pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Candidatos teriam dificuldade para conseguir documentos junto às escolas em maio. Processo de isenção da taxa tem três novidades.
Em 27/04/2020 12h35 , atualizado em 27/04/2020 12h39 Por Adriano Lesme

Crédito da arte: Comvest Unicamp
Crédito da arte: Comvest Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu adiar para junho os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021. O novo prazo é de 22 de junho a 8 de julho. Inicialmente, o prazo seria de 4 a 22 de maio.

Baixe o Edital de Isenção Unicamp 2021

Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a alteração foi necessária para não prejudicar os alunos de escolas públicas, principal público do programa de isenção, que estão sem aulas e teriam dificuldade para conseguir os documentos necessários junto às escolas.

A Comvest também flexibilizou a documentação que deve ser enviada junto com o pedido de isenção. No momento da solicitação, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar (e converter em pdf) a partir do site da Secretaria de Educação.

Os candidatos dos demais estados poderão anexar declaração de que são estudantes de escolas públicas durante todo o ensino médio, conforme este modelo. Neste caso, deverão anexar a documentação oficial (Histórico Escolar ou Declaração da escola) durante a inscrição no vestibular, a partir do dia 31 de julho.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição valem para o vestibular tradicional e pela seleção via desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem solicitar a isenção os seguintes candidatos:

Modalidade 1: provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);

Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;

Modalidade 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia) ou Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Leia também: Vestibular da Unicamp será adaptado ao contexto da pandemia do coronavírus

Todos os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou concluir até o final do ano e, no caso das modalidades 2 e 3, precisam também ter estudado todo o ensino médio em escola pública. 

Mudanças

Para os Vestibulares 2021 a Comvest anunciou três novidades no processo de isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 1, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida. Na modalidade 2, a Comvest irá oferecer um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas. 

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 27 de julho. Veja as demais datas:

Vestibular 2021

Inscrições: 31 de julho a 8 de setembro
Provas (Habilidades Específicas de Música): 14 a 21 de setembro (Etapa I) e 18 e 19 de outubro (Etapa II)
Provas (1ª fase): 22 de novembro
Provas (2ª fase): 10 e 11 de janeiro de 2021
Provas (Habilidades Específicas): 14 a 16 de janeiro de 2021

Vestibular Enem 2021

Inscrições: 15 de outubro a 16 de novembro

Vestibular Indígena 2021

Inscrições: 20 de agosto a 21 de setembro
Provas: 29 de novembro

Vagas Olímpicas 2021

Inscrições: 17 de novembro a 8 de janeiro de 2021