A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu adiar para junho os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021. O novo prazo é de 22 de junho a 8 de julho. Inicialmente, o prazo seria de 4 a 22 de maio.
Baixe o Edital de Isenção Unicamp 2021
Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a alteração foi necessária para não prejudicar os alunos de escolas públicas, principal público do programa de isenção, que estão sem aulas e teriam dificuldade para conseguir os documentos necessários junto às escolas.
A Comvest também flexibilizou a documentação que deve ser enviada junto com o pedido de isenção. No momento da solicitação, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar (e converter em pdf) a partir do site da Secretaria de Educação.
Os candidatos dos demais estados poderão anexar declaração de que são estudantes de escolas públicas durante todo o ensino médio, conforme este modelo. Neste caso, deverão anexar a documentação oficial (Histórico Escolar ou Declaração da escola) durante a inscrição no vestibular, a partir do dia 31 de julho.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição valem para o vestibular tradicional e pela seleção via desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem solicitar a isenção os seguintes candidatos:
Modalidade 1: provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
Modalidade 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia) ou Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Leia também: Vestibular da Unicamp será adaptado ao contexto da pandemia do coronavírus
Todos os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou concluir até o final do ano e, no caso das modalidades 2 e 3, precisam também ter estudado todo o ensino médio em escola pública.
Mudanças
Para os Vestibulares 2021 a Comvest anunciou três novidades no processo de isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 1, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do Governo Federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida. Na modalidade 2, a Comvest irá oferecer um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.
A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 27 de julho. Veja as demais datas:
Vestibular 2021
Inscrições: 31 de julho a 8 de setembro
Provas (Habilidades Específicas de Música): 14 a 21 de setembro (Etapa I) e 18 e 19 de outubro (Etapa II)
Provas (1ª fase): 22 de novembro
Provas (2ª fase): 10 e 11 de janeiro de 2021
Provas (Habilidades Específicas): 14 a 16 de janeiro de 2021
Vestibular Enem 2021
Inscrições: 15 de outubro a 16 de novembro
Vestibular Indígena 2021
Inscrições: 20 de agosto a 21 de setembro
Provas: 29 de novembro
Vagas Olímpicas 2021
Inscrições: 17 de novembro a 8 de janeiro de 2021