Unicamp: 1ª fase do Vestibular 2021 registra 13,8% de abstenção

Dos mais de 77 mil inscritos, 66.936 candidatos compareceram nos dois dias de provas do vestibular.
Em 07/01/2021 18h45 , atualizado em 07/01/2021 18h47 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou ontem e hoje, 6 e 7 de janeiro, as provas da primeira fase do Vestibular 2021 e teve uma abstenção de 13,8% dos candidatos.

Esta foi a primeira vez que a Unicamp aplicou a primeira fase do seu vestibular em dois dias. A decisão aconteceu em consequência da situação de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Por isso, a instituição optou por dividir os candidatos em grupos para evitar a aglomeração nos locais de aplicação.

Dos 77.655 inscritos, a primeira fase recebeu 66.936 candidatos. No primeiro dia a avaliação foi aplicada aos candidatos dos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas e teve abstenção de 15,54% dos candidatos. Hoje foram aplicadas as provas para cursos de Ciências Biológicas/Saúde e abstenção foi de 12,4% dos inscritos.

O índice de 13,8% de abstenção nesta seletiva foi maior que a do último vestibular, que foi de 8,27%. No entanto, a Comvest avaliou o número como positivo levando em consideração a pandemia do coronavírus.

Mudanças da etapa

Além da prova ter sido aplicada em dois dias de grupos diferentes, também houve a redução do período de aplicação de 5 horas para 4 horas. As questões passaram de 90 para 72 e as obras literárias exigidas também passaram de 12 para sete.

Mais: Veja as mudanças da Unicamp para o Vestibular 2021

A Comvest liberou um protocolo de biossegurança exigindo o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e dobrou os locais de aplicação de prova nesta seletiva.

Provas e Gabaritos

Os candidatos tiveram que responder 72 questões em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês.

Os gabaritos ainda não foram liberados e a comissão organizadora do processo seletivo deve divulgá-los em breve.

Segunda fase

A lista de classificados será liberada no dia 29 de janeiro. Esta etapa não sofreu alterações no formato e as provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias. Haverá questões comuns a todos os cursos e questões específicas, além da redação.

Vagas e Resultado

A Unicamp está oferecendo 3.237 vagas para 69 cursos no Vestibular 2021. Além dessas vagas, com o cancelamento do Vestibular Enem-Unicamp, mais 639 oportunidades serão disponibilizadas nesta seletiva.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

O resultado final do Vestibular 2021 sairá no dia 10 de março, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.