Unicamp: locais de prova da 2ª fase do Vestibular 2021 estão liberados

Após mudança de cronograma, provas serão aplicadas em 8 e 9 de fevereiro. São esperados 15 mil candidatos.
Em 29/01/2021 10h09 , atualizado em 29/01/2021 11h20 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira, 29 de janeiro, os locais de aplicação das provas da segunda fase do Vestibular 2021. O resultado da primeira fase foi divulgado no último dia 21.

Acesse os locais da 2ª fase da Unicamp

As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 8 e 9 de fevereiro. O cronograma foi alterado quando a Unicamp divulgou a lista de classificados para a segunda fase, já que as datas anteriores (7 e 8 de fevereiro) chocariam com a aplicação do Enem Digital 2020.

São esperados 15.470 candidatos para a realização da segunda fase do Vestibular 2021 da Unicamp. O curso mais concorrido na segunda fase é Medicina (9,16 candidatos por vaga), seguido por Arquitetura e Urbanismo (8,82 candidatos por vaga) e Ciências Biológicas (7,55 candidatos por vaga).

Veja a concorrência completa da 2ª fase

Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e o horário limite para acesso aos locais de prova é até as 13h. A aplicação da prova terá duração de cinco horas.

O uso de máscara de proteção facial será obrigatório e dentro da sala será mantido o distanciamento social de 1,5 metros.

Mais: Acesse o protocolo de biossegurança da Unicamp

Os candidatos devem levar o documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta fabricada em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Provas

As provas serão aplicadas em 17 cidades do estado de São Paulo e mais cinco capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador). Os candidatos farão as questões dissertativas divididas da seguinte forma:

  • 1º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- Redação
- 8 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
- 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa

  • 2º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- 6 questões de Matemática
- 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas
- 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza

Provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

- Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 6 questões de Biologia e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

Mais: Veja as provas e gabaritos da 1ª fase da Unicamp

Obras Literárias

  • Sonetos escolhidos, de Luís de Camões
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s
  • O Espelho, de Machado de Assis
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa
  • A Falência, de Júlia Lopes de Almeida
  • O Ateneu, de Raul Pompeia
  • Sermões, de Antonio Vieira

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que tem uma fase a mais. Para Música as provas de Habilidades Específicas já foram aplicadas, em três etapas realizadas em 2020 e o resultado já está disponível (clique aqui para ver o resultado de Música).

Vagas e Resultado

A Unicamp está oferecendo 3.237 vagas para 69 cursos no Vestibular 2021. Além dessas vagas, com o cancelamento do Vestibular Enem-Unicamp, mais 639 oportunidades serão disponibilizadas nesta seletiva.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

A lista de aprovados na Unicamp será divulgada no dia 10 de março, às 15h. A segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.