A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 20 de novembro, os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2020. As provas foram aplicadas no último domingo (17).
Confira os gabaritos da Unicamp
O Vestibular 2020 teve mais de 72,8 mil inscritos, sendo que 66.833 candidatos estiveram presentes na primeira fase. A abstenção desta edição foi menor do que a do ano anterior, caindo de 8,60% para 8,27%.
Provas
As provas da primeira fase foram compostas por 90 questões objetivas distribuídas da seguinte forma: 13 perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 de Matemática, 9 de História e 9 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 7 de Inglês, além de 12 interdisciplinares.
Segundo o diretor do Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, a primeira fase da Unicamp manteve o mesmo nível das edições anteriores, sem grandes dificuldades para os estudantes. Alguns pontos foram destacados pelo educador como a interdisciplinaridade e atualidade da prova de Inglês, já preparando para a segunda etapa; contextualização e exigência de interpretação em disciplinas como Química e Física, além do diálogo entre História e Arte na análise da obra de Tarsila do Amaral (tendência das seleções da universidade).
PAAIS
Os candidatos puderam optar pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que concede bônus na primeira fase do Vestibular para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública.
- 40 pontos para candidatos que tenham feito todo ensino médio em escolas da rede pública;
- 20 pontos para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;
- 60 pontos para os candidatos que fizeram ambos os ciclos em escola pública.
Próxima Etapa
Participantes que tiverem pontuação mínima de 550 pontos estarão aptos para a segunda etapa do Vestibular. A Unicamp divulgará a classificação em 9 de dezembro, dia em que também serão informadas as notas de corte e os locais de prova.
A Unicamp adotou um novo formato de Vestibular, reduzindo em um dia a segunda etapa da seleção:
Como era a segunda fase
1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química
Como será a segunda fase
1º dia: questões discursivas de Português e Redação
2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos
Os classificados participarão da segunda etapa do Vestibular 2020 nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020.
Habilidades Específicas
Música foi o único curso com provas de habilidades específicas antes das etapas gerais do Vestibular da Unicamp. A avaliação foi realizada em 13 e 14 de outubro.
Os vestibulandos de Artes Cênicas e Artes Visuais farão as provas de habilidades específicas de 20 a 22 de janeiro; Dança de 20 a 23/01, enquanto Arquitetura e Urbanismo terá os testes em 24 de janeiro.
Resultados
A Unicamp divulgará o resultado do Vestibular 2020 em 10 de fevereiro e as matrículas virtuais serão recebidas no dia 11 seguinte.
Outras chamadas do Vestibular 2020 estão previstas para os dias 13, 18 e 21 de fevereiro; 4, 10, 16, 20, 27 e 31 de março.
Vagas
A oferta do Vestibular 2020 da Unicamp é de 2.570 vagas, quantidade que corresponde a 80% do número de oportunidades da universidade. Os cursos são ministrados em Campinas, Limeira, Paulínia e Piracicaba.
A reserva para negros ou pardos é equivalente ao mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas do Vestibular 2020.
Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular.