Unicamp: 1ª fase do Vestibular 2021 começa hoje para mais de 77 mil candidatos

Para evitar a aglomeração, instituição dividiu candidatos por grupos e vai aplicar a primeira fase em dois dias.
Em 06/01/2021 01h00 Por Giullya Franco

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7 de janeiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) espera seus 77.655 candidatos para a aplicação das provas do Vestibular 2021.

Veja os locais de prova

Por conta do período de pandemia do coronavírus, além do adiamento do processo seletivo para esta data, a Unicamp também modificou o formato da seletiva visando manter a segurança de todas as pessoas envolvidas nos dias de aplicação das provas.

Com isso, esta primeira fase será realizada em dois dias para que os candidatos sejam divididos por grupos e não haja aglomeração nos locais de exame. Veja como ficou a divisão:

  • Quarta-feira (06/01): candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
  • Quinta-feira (07/01): candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

Veja também: Mudanças da Unicamp para o Vestibular 2021

Locais e Horários

Os portões de acesso serão fechados às 13h e a orientação é para que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência para evitar aglomeração. O tempo de prova também foi reduzido e será de apenas 4 horas (anteriormente era de 5 horas).

Este ano a Comvest informou que dobrou o número de salas de aplicação de prova para garantir o distanciamento seguro entre os participantes. Hoje a aplicação será feita em 1.460 salas, para 34.024 candidatos. Amanhã serão utilizadas 1.921 salas para 43.631 candidatos.

Cidades que vão receber a provas: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Prevenção ao Coronavírus

A Unicamp liberou um protocolo de biossegurança para a aplicação do Vestibular 2021. O uso de máscara facial será obrigatório e nas salas de prova haverá álcool em gel. Porém, a instituição recomenda que os candidatos levem o seu de forma individual, assim como uma máscara reserva, caso sintam a necessidade de fazer a troca.

Dentro da sala será mantido o distanciamento social de 1,5 metros. Além disso, é permitido também o uso de bermudas e vestimentas leves.

Mais: Acesse o protocolo de biossegurança da Unicamp

O que levar para fazer a prova?

Os candidatos devem levar o documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta fabricada em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Será permitido aos candidatos levar água, refrigerante, suco, doces, balas etc. Os candidatos poderão se alimentar na sala, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantendo a distância.

Prova

O número de questões da primeira fase foi reduzido. Anteriormente eram 90 questões objetivas, mas nesta seletiva são apenas 72 questões divididas da seguinte forma:

  • 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
  • 12 questões de Matemática
  • 8 questões de História
  • 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia)
  • 8 questões de Física
  • 8 questões de Química
  • 8 questões de Biologia
  • 8 questões de Inglês

Obras Literárias

A Unicamp também reduziu as obras do vestibular e nesta seletiva serão cobradas as seguintes: Sonetos escolhidos, de Luís de Camões; Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; O Espelho, de Machado de Assis; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; Sermões, de Antonio Vieira.

Classificação e Segunda Fase

A Comvest vai divulgar os classificados para a segunda fase no dia 29 de janeiro. Esta etapa não sofreu alterações no formato e as provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias. Haverá questões comuns a todos os cursos e questões específicas, além da redação.

Habilidades Específicas

Quem for concorrer aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

Essas provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais. Para Música as provas de Habilidades Específicas já foram aplicadas, em três etapas realizadas em 2020 e o resultado já está disponível (clique aqui para ver o resultado de Música).

Vagas e Concorrência

A Unicamp está oferecendo 3.237 vagas para 69 cursos no Vestibular 2021. Além dessas vagas, com o cancelamento do Vestibular Enem-Unicamp, mais 639 oportunidades serão disponibilizadas nesta seletiva.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Os cursos mais concorridos da Unicamp no Vestibular 2021 são Medicina (308,3 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (79,5 candidatos por vaga) e Ciências Biológicas (47,1 candidatos por vaga).

Veja a concorrência completa do vestibular

Resultado

A Unicamp vai divulgar o resultado final do Vestibular 2021 no dia 10 de março, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Outros Vestibulares

A Unicamp ainda está recebendo inscrições para outras duas seletivas: seleção Vagas Olímpicas 2021 e Vestibular Indígena 2021.

Para as vagas olímpicas a inscrição vai até o dia 8 de janeiro e a oferta é de 116 vagas. Já na seletiva indígena a inscrição poderá ser feita até o dia 31 de janeiro e a oferta tem 88 vagas.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.