Whatsapp
Em 09/09/2021 16h41 , atualizado em 09/09/2021 16h42

Times Higher Education divulga ranking 2022 de melhores universidades do mundo

Notícias

USP e Unicamp são as melhores instituições brasileiras no ranking mundial. Por Hotcourses Brasil
Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

A University of Oxford ganhou novamente o renomado Times Higher Education World University Rankings 2022. Essa foi a maior lista desde o início da publicação – mais de 1.600 universidades de 99 países foram avaliadas e classificadas. Os primeiros lugares quase não sofreram muitas alterações; Estados Unidos e Reino Unido dominam o top 20. No entanto, as instituições asiáticas vêm melhorando o desempenho ano a ano, principalmente da China e Hong Kong.

Metodologia da Times Higher Education (THE)

Para essa edição, que bateu os recordes de instituições avaliadas, a equipe da THE analisou mais de 108 milhões de citações em mais de 14,4 milhões de publicações de pesquisa. Também contou com respostas de quase 22.000 acadêmicos do mundo todo e coletou mais de 430.000 dados de mais de 2.100 instituições que quiseram participar (embora nem todas se qualificaram).

A pontuação de cada universidade no ranking é a média de 13 indicadores de qualidade divididos em quatro áreas principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Covid-19

Uma das diferenças dessa edição é o desempenho de universidades que realizaram pesquisas e publicaram trabalhos científicos sobre a Covid-19. De acordo com os dados da THE, 19 instituições tiveram um aumento notável na pontuação de impacto de citação entre 2021 e 2022, após a publicação de artigos médicos relacionados ao coronavírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessas 19, 11 são universidades chinesas; como resultado, a China tem, pela primeira vez, dez instituições entre as 200 melhores do mundo, um número maior que o do Canadá, por exemplo.

A THE não sabe afirmar se os estudos sobre a Covid e os efeitos da pandemia mudarão definitivamente a hierarquia global no ensino superior. No entanto, é evidente que as instituições asiáticas seguem avançando no ranking. Na edição de 2022, a China conseguiu dois lugares entre as 20 melhores e Hong Kong tem quatro no top 200 – a University of Hong Kong aparece em 30ª. Outro país que costuma se sair bem é Singapura: a National University of Singapore e a Nanyang Technological University ficaram em 21ª e 46ª, respectivamente.

As 10 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos continuam a maior potência acadêmica mundial com 57 universidades representadas entre as 200 melhores do mundo – oito no top 10. Depois, vem o Reino Unido com 28; Alemanha com 22; e a Austrália com 12. A melhor colocada australiana é a University of Melbourne no 12º lugar.

O Canadá sofreu um declínio na edição do ranking 2022, com apenas sete universidades no top 200. A University of Toronto, em 18ª, e a University of British Columbia, em 37ª, são as melhores do país.

A britânica University of Oxford conseguiu o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo. Já a Harvard University, dos Estados Unidos, teve o seu melhor desempenho desde 2016, em terceiro lugar.

As dez melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education World University Rankings 2022 são:

1. University of Oxford, Reino Unido
=2. California Institute of Technology, Estados Unidos
=2. Harvard University, Estados Unidos
4. Stanford University, Estados Unidos
=5. University of Cambridge, Reino Unido
=5. Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
7. Princeton University, Estados Unidos
8. University of California, Berkeley, Estados Unidos
9. Yale University, Estados Unidos
10. University of Chicago, Estados Unidos

USP é a melhor da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) ficou na faixa 201-250. Esse é o melhor desempenho não só do Brasil, como da América Latina. Depois dela, a única brasileira a conseguir um lugar entre as 500 melhores universidades do mundo foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Veja as melhores universidades do Brasil

Relacionados
A QS publicou um relatório sobre as melhores universidades da América Latina de acordo com o seu QS World University Rankings 2022. USP lidera.
Veja um ranking das 20 melhores universidades dos Estados Unidos, segundo o QS USA University Rankings 2021. Harvard continua na primeira posição.
Veja quais são as melhores universidades do mundo e do Brasil, segundo o QS World University Rankings 2022. Universidades Brasileiras se destacam na América Latina.
Os Estados Unidos continuam a liderar o QS World University Ranking na sua edição 2021, ocupando as quatro primeiras posições. Veja as melhores universidades do mundo.
Mais de 30 instituições de ensino brasileiras aparecem no ranking 2023 de melhores universidades do mundo. A melhor classificada é a USP. Veja o ranking!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES