Times Higher Education divulga ranking 2022 de melhores universidades do mundo

USP e Unicamp são as melhores instituições brasileiras no ranking mundial.
Em 09/09/2021 16h41 , atualizado em 09/09/2021 16h42 Por Hotcourses Brasil

Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A University of Oxford ganhou novamente o renomado Times Higher Education World University Rankings 2022. Essa foi a maior lista desde o início da publicação – mais de 1.600 universidades de 99 países foram avaliadas e classificadas. Os primeiros lugares quase não sofreram muitas alterações; Estados Unidos e Reino Unido dominam o top 20. No entanto, as instituições asiáticas vêm melhorando o desempenho ano a ano, principalmente da China e Hong Kong.

Metodologia da Times Higher Education (THE)

Para essa edição, que bateu os recordes de instituições avaliadas, a equipe da THE analisou mais de 108 milhões de citações em mais de 14,4 milhões de publicações de pesquisa. Também contou com respostas de quase 22.000 acadêmicos do mundo todo e coletou mais de 430.000 dados de mais de 2.100 instituições que quiseram participar (embora nem todas se qualificaram).

A pontuação de cada universidade no ranking é a média de 13 indicadores de qualidade divididos em quatro áreas principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Covid-19

Uma das diferenças dessa edição é o desempenho de universidades que realizaram pesquisas e publicaram trabalhos científicos sobre a Covid-19. De acordo com os dados da THE, 19 instituições tiveram um aumento notável na pontuação de impacto de citação entre 2021 e 2022, após a publicação de artigos médicos relacionados ao coronavírus.

Dessas 19, 11 são universidades chinesas; como resultado, a China tem, pela primeira vez, dez instituições entre as 200 melhores do mundo, um número maior que o do Canadá, por exemplo.

A THE não sabe afirmar se os estudos sobre a Covid e os efeitos da pandemia mudarão definitivamente a hierarquia global no ensino superior. No entanto, é evidente que as instituições asiáticas seguem avançando no ranking. Na edição de 2022, a China conseguiu dois lugares entre as 20 melhores e Hong Kong tem quatro no top 200 – a University of Hong Kong aparece em 30ª. Outro país que costuma se sair bem é Singapura: a National University of Singapore e a Nanyang Technological University ficaram em 21ª e 46ª, respectivamente.

As 10 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos continuam a maior potência acadêmica mundial com 57 universidades representadas entre as 200 melhores do mundo – oito no top 10. Depois, vem o Reino Unido com 28; Alemanha com 22; e a Austrália com 12. A melhor colocada australiana é a University of Melbourne no 12º lugar.

O Canadá sofreu um declínio na edição do ranking 2022, com apenas sete universidades no top 200. A University of Toronto, em 18ª, e a University of British Columbia, em 37ª, são as melhores do país.

A britânica University of Oxford conseguiu o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo. Já a Harvard University, dos Estados Unidos, teve o seu melhor desempenho desde 2016, em terceiro lugar.

As dez melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education World University Rankings 2022 são:

1. University of Oxford, Reino Unido
=2. California Institute of Technology, Estados Unidos
=2. Harvard University, Estados Unidos
4. Stanford University, Estados Unidos
=5. University of Cambridge, Reino Unido
=5. Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
7. Princeton University, Estados Unidos
8. University of California, Berkeley, Estados Unidos
9. Yale University, Estados Unidos
10. University of Chicago, Estados Unidos

USP é a melhor da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) ficou na faixa 201-250. Esse é o melhor desempenho não só do Brasil, como da América Latina. Depois dela, a única brasileira a conseguir um lugar entre as 500 melhores universidades do mundo foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Veja as melhores universidades do Brasil