Destaques da nova edição do Times Higher Education World University Rankings

University of Oxford venceu pelo sétimo ano consecutivo e a USP segue a melhor universidade da América Latina
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Times Higher Education publicou a nova edição do seu famoso ranking das melhores universidades do mundo. A versão 2023, a maior de todas até hoje, compilou 1.799 universidades de 104 países de acordo com 13 critérios de qualidade. A University of Oxford venceu pelo sétimo ano consecutivo e a USP segue a melhor universidade da América Latina.

Confira a seguir alguns destaques do Times Higher Education World University Rankings 2023!

Destaques do Times Higher Education World University Rankings 2023

A metodologia da Times Higher Education (THE) para avaliar as universidades do mundo inteiro considera 13 indicadores de qualidade, divididos em cinco categorias principais: ensino (30%), pesquisa (30%), citações (30%), perspectiva internacional (7,5%) e renda da indústria (2,5%).

Este ano, a THE analisou 121 milhões de citações em mais de 15,5 milhões de publicações de pesquisa e teve a participação de 40.000 acadêmicos do mundo inteiro. No geral, compilou mais de 680.000 dados de mais de 2.500 instituições e o ranking final conta com 1.799 universidades de 104 países diferentes, se tornando o maior até agora.

Tópicos deste artigo

As 10 melhores universidades do mundo

Segundo o Times Higher Education World University Rankings 2023, estas são as dez melhores universidades do mundo:

10 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos e o Reino Unido continuam a dominar a lista. Sessenta e quatro por cento do top 25 é ocupado por instituições americanas. Fora os dois países, apenas Suíça, Singapura, China e Canadá conseguem uma vaga entre as 20 melhores do mundo:

Embora os Estados Unidos ainda sejam o país com o maior número de universidades no ranking (177), ele vêm perdendo força ano a ano. Em 2018, 43 universidades americanas foram classificadas no top 100 do THE World University Rankings; este ano, o número caiu para 34.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O crescimento da Ásia no THE World University Rankings

A Ásia é o continente com maior representação no ranking. São 669, seguido de perto pela Europa, com 639 (inclusive, foram 50 a mais do que na última edição). O Japão tem o maior número de universidades (117), mas é a China que tem ganhado espaço edição a edição. Ela já é o quarto país do mundo com o maior número de posições entre as 200 melhores, passando na frente da Austrália, e este ano venceu nas categorias pesquisa e receita da indústria.

Em 2018, a China tinha apenas duas universidades no top 100; este ano, ela classificou um recorde de sete.

USP é a melhor universidade da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) permanece não só a melhor do Brasil, como também da América Latina, na faixa das 201-250 no Times Higher Education World University Rankings 2023. Depois, vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no segundo lugar e a Pontificia Universidad Católica de Chile no terceiro, ambas na faixa 401-500.

O Brasil também é um dos países da América Latina que mais conseguiram classificar novas universidades no ranking, juntamente com México e Colômbia.

A América Latina também bateu um recorde no ranking, com o maior número de universidades classificadas até hoje: 140 de 12 países.

Feitos inéditos da África

Pela primeira vez na história do ranking, cinco países da África conseguiram uma posição entre as instituições classificadas: Zâmbia, Namíbia, Moçambique, Zimbábue e Maurício. Além disso, foi o continente com o maior crescimento, indo de 71 para 97 universidades.

 A melhor colocada da África é a University of Cape Town, da África do Sul, na 160a posição.

Outros destaques do Times Higher Education World University Rankings 2023

  • A pontuação média da Oceania como um todo superou pela primeira vez a pontuação média da América do Norte.

  • As três melhores universidades da Austrália: University of Melbourne (34a), Monash University (44a) e University of Queensland (53a).

  • As três melhores universidades do Canadá: University of British Columbia (40a), McGill University (46a) e McMaster University (85a).

  • A Alemanha conquistou um sucesso global sem precedentes com nove universidades entre as 100 melhores e 22 entre as 200 melhores. A melhor delas é a Technical University of Munich, em 30a.

  • A University of Tokyo permanece a melhor universidade do Japão, em 39o lugar.

  • A Seoul National University  permanece a melhor universidade da Coreia do Sul, em 56o lugar.

  • 170 universidades foram classificadas pela primeira vez: 74 da Ásia, 53 da Europa, 25 da África, 17 da América do Sul e seis da América do Norte.

  • Os países que conseguiram um maior número de novas classificações foram: China (13), Polônia (9), Irã (8), Paquistão (8) e Turquia (7).