O Cursinho MedEnsina é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP), criado pelos alunos da Faculdade de Medicina, em 2002. O objetivo do cursinho, que é gratuito, é atender estudantes do último ano do ensino médio, ou que já concluíram os estudos, e não possuem condições de pagar um cursinho pré-vestibular particular.
Durante todo o ano, os estudantes que participam do Cursinho MedEnsina contam com aulas expositivas, com conteúdo específico para os principais vestibulares de São Paulo e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São oferecidas 270 vagas, distribuídas em quatro turmas, sendo 43% das vagas destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 4% para pessoas transgêneras.
Quem pode se inscrever: alunos de escola pública ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído ou irão concluir o ensino médio até o ano seguinte ao processo seletivo.
Tópicos deste artigo
Seleção
Os estudantes que desejam participar do cursinho devem estar atentos ao prazo de inscrição, que é aberto no final de cada ano. Há um limite de participações no processo seletivo, que permite 2.800 inscrições. Os interessados pagam uma taxa no valor de R$ 30.
São duas etapas de classificação, sendo a primeira uma prova de seleção, composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, com duração de até quatro horas. O conteúdo versa sobre as disciplinas ministradas no ensino médio.
Os 1.000 melhores colocados na prova teórica seguem para uma avaliação socioeconômica, com base nas informações prestadas pelo candidato. Nesta fase será necessário apresentar a documentação que comprove renda e gastos do grupo familiar.
Os selecionados na etapa socioeconômica passam ainda por uma entrevista presencial. Ao final, os 270 com as maiores pontuações são convocados para matrículas.
Aulas
O cursinho MedEnsina é ministrado de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 23h, nos anfiteatros da Faculdade de Medicina da USP, na cidade de São Paulo. Além das aulas durante a semana, os estudantes contam com simulados, plantões de dúvidas e reforço aos finais de semana.
Os professores são acadêmicos da USP que atuam na condição de voluntários. Trabalham no MedEnsina alunos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional. O material didático é doado pelo Sistema Poliedro e disponibilizado sem custo para os estudantes.
Contato
Endereço: Faculdade de Medicina da USP, Rua Dr. Arnaldo, 455, Subsolo - São Paulo/SP
Site: medensina.com
Facebook: facebook.com/MedEnsina
Instagram: @medensina.oficial
E-mail: medensina@fm.usp.br
Telefone: (11) 3061-9292