Topo
pesquisar
Em 16/10/2009 12h58, atualizado em 11/01/2018 12h08

MedEnsina

Cursinhos comunitários

Criado pelos estudantes do Curso de Medicina da USP, o cursinho é gratuito e oferece preparação para o Enem. Por Rafael Batista
Curso de Extensão da Faculdade de Medicina da USP,
Curso de Extensão da Faculdade de Medicina da USP,
PUBLICIDADE

O Cursinho MedEnsina é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP), criado pelos alunos da Faculdade de Medicina, em 2002. O objetivo do cursinho, que é gratuito, é atender estudantes do último ano do ensino médio, ou que já concluíram os estudos, e não possuem condições de pagar um cursinho pré-vestibular particular.

Durante todo o ano, os estudantes que participam do Cursinho MedEnsina contam com aulas expositivas, com conteúdo específico para os principais vestibulares de São Paulo e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São oferecidas 260 vagas, distribuídas em quatro turmas.

Seleção

Os estudantes que desejam participar do cursinho devem estar atentos ao prazo de inscrição, que é aberto no final de cada ano. Há um limite de participações no processo seletivo, que permite 2.800 inscrições. Os interessados pagam uma taxa no valor de R$ 30.

São duas etapas de classificação, sendo a primeira uma prova de seleção, composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, com duração de até quatro horas. O conteúdo versa sobre as disciplinas ministradas no ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os 1.000 melhores colocados na prova teórica seguem para uma avaliação socioeconômica, com base nas informações prestadas pelo candidato. Nesta fase será necessário apresentar a documentação que comprove renda e gastos do grupo familiar.

Ao final, os 260 com as maiores pontuações são convocados para matrículas. O Cursinho MedEnsina reserva 43% das vagas pra estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com renda de até 2 salários-mínimos.

Aulas

O cursinho MedEnsina é ministrado de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 23h, nos anfiteatros da Faculdade de Medicina da USP, na cidade de São Paulo. Além das aulas durante a semana, os estudantes contam com simulados, plantões de dúvidas e reforço aos finais de semana.

Os professores são acadêmicos da USP que atuam na condição de voluntários. Trabalham no MedEnsina alunos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional. O material didático é doado pelo Sistema Poliedro e disponibilizado sem custo para os estudantes.

Cursinho MedEnsina
Endereço:
Rua Dr. Arnaldo, 455 – Subsolo, São Paulo – SP
Site: medensina.com
Facebook: facebook.com/MedEnsina
E-mail: medensina.fmusp@gmail.com
Telefone: (11) 3061-9292

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola