Enem 2024: confira 10 filmes para ajudar no repertório cultural da redação

Filmes com assuntos da atualidade e que envolvem temas sociais podem ser citados como repertório cultural da redação do Enem
Em 11/10/2024 18h40 , atualizado em 11/10/2024 20h53 Por Silvia Tancredi

10 filmes para ajudar no repertório cultural da redação do Enem
Filmes podem ser citados na redação do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Filmes podem ser usados como repertório cultural na redação do Enem e, com isso, agregar valor à nota do estudante. A prova de redação do Enem 2024 será aplicada no primeiro dia do exame, em 3 de novembro.

A redação do Enem deve ser escrita no formato dissertativo argumentativo. Além disso, os estudantes precisam apresentar, ao final do texto, uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução viável para o problema apresentado. 

Normalmente, o tema da redação do Enem são questões sociais ligadas a uma minoria. Já foram abordadas, por exemplo, problemáticas ligadas a mulheres, surdos, povos tradicionais e crianças.

Entenda como é a redação do Enem

O que é repertório cultural na redação do Enem?

Repertório cultural na redação do Enem é usar experiências, situações ou fatos ligados às áreas do conhecimento cobradas na prova para enriquecer o texto e atender à Competência 2 da redação. 

Esses fatos devem estar relacionados às Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Matemática e podem ser, por exemplo, citações de autores, obras, frases, fatos, conceitos, livros, filmes, notícias e outros.

O uso desse material no texto também demonstra que o estudante está atento aos acontecimentos ao seu redor e que o seu repertório cultural foi construído ao longo de sua trajetória estudantil. Sendo assim, experiências de vida do aluno também contam como exemplos e argumentos na sua redação.

Professores de redação ressaltam, ainda, que usar repertório cultural na redação a torna mais bem vista diante dos olhos do avaliador.

Leia mais sobre repertório cultural na redação do Enem

10 filmes para ajudar no repertório cultural da redação do Enem

1) No ritmo do coração

O filme mostra a história de uma família dos Estados Unidos que conta com deficiência auditiva, da qual a filha é a única que escuta. Por ser somente ela a ter esse sentido desenvolvido, a jovem assume o negócio de pesca da família.

Ao adotar essas responsabilidades, a jovem é vista de forma diferente pelos colegas da escola. Em meio a isso, Ruby descobre que gosta muito de cantar e, ao ser encorajada pelo seu professor, decide ingressar em uma escola da música. Mas, nesse momento começa o conflito interno entre seguir seus sonhos ou ajudar a sua família. 

O filme foi muito elogiado em 2022, concorrendo ao Oscar de Melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante.

=>Por que assistir ao filme?

Temas atuais como acessibilidade e problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência são trabalhados com sensibilidade nesta produção. Vale lembrar que o tema da redação do Enem 2017 foi "Desafios para Formação Educacional de Surdos".

=>Onde assistir ao filme?

O filme pode ser visto na Prime Video.

2) Spotlight: Segredos Revelados 

Filme mostra bastidores de reportagens ganhadoras do Pulitzer
Crédito: reprodução

Vencedor do Oscar 2016 de melhor filme, Spotlight: segredos revelados narra a investigação que a equipe do jornal The Boston Globe fez sobre os casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi realizada no começo dos anos 2000 e rendeu à equipe do jornal o Prémio Pulitzer em 2003. 

Um fato importante do filme é que ele mostra que às vezes o jornalista precisa deixar de lado suas crenças e ideologias para divulgar a verdade. Também relata a influência da Igreja na imprensa e em outros setores, como o jurídico e o político.

=>Por que assistir ao filme?

Temas ligados a religião e a violência contra a mulher já apareceram nas redações do Enem.

=> O filme está disponível no Max.

3) Baile Perfumado (1996)

A história real de um fotógrafo libânes que nos anos 30 se junta ao bando de Lampião e registra a vida cotidiana do cangaço. É um filme sobre a transformação de um homem em uma lenda ao mesmo tempo que desmistifica o que era o cangaço.

Entraves da sociedade brasileira, como a desigualdade social, a pobreza e a falta de acesso à Justiça e a outros serviços fornecidos pelo Estado, foram fundamentais para o surgimento do cangaço.

=>Por que assistir ao filme?

Temas relacionados a questões sociais sempre aparecem no Enem e no tema da redação.

4)  Meu Pai 

O filme Meu Pai concorreu ao Oscar de melhor filme, melhor ator (Anthony Hopkins), melhor atriz coadjuvante (Olivia Colman), melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor montagem.

O protagonista é um idoso de 84 anos, que mora sozinho em um apartamento, e começa a ter sintomas de comprometimento neurológico, como perda das funções intelectuais e da memória. 

Mesmo com essas características, que a produção dá a entender que podem ser início de enfermidades como demência senil ou Mal de Alzheimer, o senhor não quer aceitar a sugestão da filha de contratar uma cuidadora para morar com ele. Ao contrário, ele acredita ter sanidade mental para ficar sozinho.

Ao longo do filme, o idoso tem confusões mentais e passa a não acreditar na veracidade do que está acontecendo ao seu redor, começando a se sentir desconfiado entre o que é real e o que é fruto da mente dele.

=>Por que assistir?

O filme ilustra algumas dificuldades pelas quais passam idosos, especialmente ligadas a comprometimentos neurológicos. Saúde é um tema que, vez ou outra, aparece em processos seletivos. O tema da redação do Enem Impresso 2020, por exemplo, foi “O estigma social das doenças mentais no Brasil”.

5) O Som do Silêncio

O longa-metragem, que concorreu a vários prêmios do Oscar, gira em torno de um baterista de uma banda heavy metal que fica surdo e sente um mix de revolta e frustração por não poder exercer sua profissão.

Mesmo com esses sentimentos, o baterista tem que aprender a lidar com a sua nova condição. Para isso, ele conhece a luta de outras pessoas que têm a mesma deficiência auditiva e como elas conseguem contornar desafios e encaram a realidade de serem surdos. O destaque fica para um veterano da Guerra do Vietnã que perdeu a audição durante um combate.

Em síntese, a produção aborda como vivem os surdos e como lidam com suas angústias. Outros temas relevantes também são trabalhados: a importância do autoconhecimento, o preconceito pelo qual os surdos passam e, ainda, como as pessoas com deficiência auditiva são estereotipadas. 

=>Por que assistir ao filme?

O Som do Silêncio é mais um filme que aborda um tema ligado à saúde humana, a qual é tratada, de vez em quando, em vestibulares e no Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6)  Eles não usam Black Tie

A produção foi lançada na época da Ditadura Militar, um dos períodos da história do Brasil que mais cai nas provas.

O professor de Língua Portuguesa do curso Anglo, Eloy Gustavo de Souza, comenta que o filme mostra também um período importante da luta trabalhista no Brasil 

'Ilustrando a classe operária brasileira, o filme conta a história de militante sindical que organiza uma greve contra as práticas exploradoras da metalúrgica em que seu filho trabalha", conta.

Veja mais detalhes sobre o movimento operário brasileiro

=>Onde assistir?

O filme "Eles não usam black tie" pode ser conferido na Globoplay.

7) A baleia

Ator Brendan Fraser ganhou Oscar pelo filme "A baleia"

O longa-metragem mostra a história de Charlie (Brendan Fraser), um homem de meia idade e obeso que vive em uma cadeira de rodas. O personagem ministra aulas de inglês pela internet e quase não sai de sua casa. 

Baseada na peça teatral homônima de Samuel D. Hunter, a produção também aborda a reaproximação de Charlie com amigos e, especialmente, o reencontro com a sua filha adolescente (Sadie Sink), a quem não vê desde os 8 anos. 

Considerado um dos longa-metragens de 2023, o filme A Baleia concorreu a três estatuetas do Oscar 2023. Venceu como Melhor ator.

8) Histórias Cruzadas (2011)

O filme se passa nos anos 1960 em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada parte da sociedade.

=>Por que assistir?

O longa-metragem aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960, assunto que pode ser cobrado nas provas.

Onde assistir?

O filme Histórias Cruzadas pode ser encontrado na Star +.

9) Doutor Gama 

Luís Gama foi advogado, escritor e um dos principais líderes do movimento abolicionista no Brasil. A partir da aprovação da Lei do Ventre Livre, em 1871, Gama conseguiu a alforria de outros escravos, chegando a libertar mais de 500 pessoas.

Jubilut lembra que Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade. Posteriormente, ele conseguiu judicialmente sua liberdade e passou a atuar em prol das causas de seus semelhantes. 

=>Onde assistir?

O filme "Doutor Gama" encontra-se no Globoplay.

10) Barbie

Pré-estreia do filme Barbie em julho dw 2023

O filme Barbie aborda temas discutidos na atualidade que podem cair em provas do Enem 2024. Com uma campanha de marketing impactante, a produção chamou a atenção especialmente nas redes sociais. Muitos focam no aspecto visual da boneca mais famosa do mundo, com seus looks icônicos, mas há aqueles que têm pensando mais além, analisando pontos relevantes que podem ser discutidos no filme.

O longa-metragem gira em torno da Barbie estereotipada (Margot Robbie), que vive na Barbieland, um mundo dominado pelas mulheres. Mas, a boneca resolve respirar outros ares e ir para outros ambientes, junto com o seu companheiro, Ken (Ryan Gossling).

=>Por que assistir ao filme?

Barbie trabalha temas muito discutidos na atualidade como, por exemplo, feminismo, patriarcado, igualdade de gênero e diversidade.

Veja temas que aparecem no filme Barbie que podem cair no Enem

=>Onde assistir?

O filme Barbie pode ser visto no streaming Max.

Enem 2024

Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>10/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Leia também:

O que estudar para o Enem 2024