Conheça os brasileiros medalhistas de ouro na Olimpíada de Matemática da Ásia

Estudantes do ensino médio do Maranhão e do Rio de Janeiro mostram como se dar bem em competições com dicas simples e práticas
Em 27/08/2018 07h00 , atualizado em 18/10/2021 16h06 Por Silvia Tancredi

Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Qual a receita para mandar bem em olimpíadas científicas? Segundo Robson e Francisco, ganhadores de medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO) 2018, as dicas são simples e práticas. 

Selecionados pelas suas escolas, Robson do Nascimento, 16 anos, do Maranhão, e Francisco Martins, 18 anos, do Rio de Janeiro, já tinham participado de competições no Brasil, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Porém, de acordo com os estudantes, o nível da olimpíada asiática foi mais elevado porque a prova exigia conhecimentos que não são ensinados no ensino médio brasileiro.

Além disso, segundo destaca Maria Helena Baccar, coordenadora de matemática do colégio Pedro II, onde estuda Francisco, a prova foi toda em inglês. “Os estudantes sentiram um pouco de dificuldade pela língua, mas, como a matemática tem uma linguagem universal, foi compatível com as provas que eles costumam fazer no Brasil”, explica.

Na AIMO, os estudantes têm duas horas para resolver 30 questões. A olimpíada asiática foi realizada no início de agosto, em Bangcoc, na Tailândia.

Veja também: o que pode cair de Matemática no Enem e dicas de como estudar

É ouro!

Robson estuda no IFMA

Robson acredita que participar da AIMO foi uma experiência única, por ter representado o seu estado e o Brasil, e ainda mais por ter ganho a medalha de ouro. Junto com ele, somente mais dois brasileiros conseguiram esse feito.

O estudante maranhense diz que a medalha tem um valor especial. “O prêmio significa que o Maranhão e o Nordeste como um todo têm potencial, somente falta investimento na educação”, avalia. Ele cursa o 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

Para o carioca Francisco, estar na olimpíada foi uma experiência incrível. “Adorei participar dela por entrar em contato com outras pessoas, culturas, fazer novas amizades, trocar experiências com pessoas de todo o mundo”, analisa.

E ter ganhado a medalha? “Significou um momento incrível, emocionante, fiquei surpreso! Todos se juntaram para me abraçar. Chorei de emoção. Foi sensacional!”, comemora.

Dicas

Estar no Ensino Médio e participar de uma olimpíada é fantástico, conforme destacam a coordenadora e os vencedores. Mas, para isso, é preciso dedicação e foco. 

Os três separaram dicas para você que pretende se aventurar no universo das olimpíadas, tanto brasileiras, quanto internacionais. A propósito, alguns conselhos também servem para se dar bem na prova de matemática no Enem. Anote!

    • Conheça a prova, o que já foi cobrado, o estilo das questões;      

  • Acesse o site da OBMEP, pois há muito material e banco de questões;      

  • Baixe provas anteriores da olimpíada na qual vai participar;      

  • Veja videoaulas pela internet;      

  • Organize-se, monte seu próprio cronograma de estudos;      

  • Procure seu professor de matemática e demonstre interesse em participar de tais competições;      

  • Peça para a escola na qual estuda analisar seu potencial e inscrevê-lo nas competições;      

  • Não se limite à escola, procure saber mais sobre a matemática na sua casa também, como, por exemplo, pela internet;      

  • Estude em grupo também, trocando ideia com seus colegas e comparando os resultados;      

  • Treine, estude diariamente, faça muitos exercícios de matemática, esforce-se para desenvolver seu raciocínio;      

  • Não se preocupe se errar alguma questão. Caso isso aconteça, faça o exercício de outra maneira para expandir a criatividade;      

  • Comece participando de competições menores, ou se achar difícil a de matemática, inscreva-se em olimpíadas de outras disciplinas;      

  • Acredite em você, perceba o seu potencial e corra atrás do que quer.

Futuro

Francisco estuda no colégio Pedro II no Rio de Janeiro

Tanto Robson como Francisco gostam da área de exatas. O estudante maranhense deseja ingressar no curso de Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o vestibular mais difícil do País. Ele também vai fazer vestibulares em universidades públicas do seu estado, como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Confira também: 10 dicas para passar no vestibular do ITA

Atuar na carreira de Matemática é a opção de Francisco para o futuro. O carioca vai fazer o Enem para se inscrever no SiSU e tentar vaga no curso oferecido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Relacionados

Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
10 dicas para passar no Vestibular do ITA
Confira 10 dias para garantir um bom desempenho no Vestibular do ITA e ser aprovado na melhor faculdade de engenharia do país.
Dicas de Vestibular
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Brasileiros conquistam medalhas de ouro e prata em Olimpíada Internacional de Economia
Com duas medalhas de ouro e duas de prata, cinco estudantes brasileiros trouxeram para o país o prêmio de 3ª melhor equipe mundial conquistado na Olimpíada Internacional de Economia (IEO – International Economics Olympiad), realizada em Moscou/Rússia, de 14 a 22 de setembro. 
Notícias
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Como participar de Olimpíadas Científicas
Saiba como participar de Olimpíadas Científicas ou Escolares. Descubra como participar das olimpíadas de Matemática, História, Geografia, Astronomia, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa no Brasil. Como se inscrever, como são as provas e muito mais.
Especial
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Conheça a trajetória da doutora mais jovem do Brasil
Conheça a trajetória de Nattane Luíza da Costa, de 24 anos, a doutora mais jovem do Brasil. Ela deu dicas para quem também quer seguir a carreira.
Notícias
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Curso gratuito prepara meninas para Olimpíadas de Matemática
Mestranda da PUC-Rio criou projeto Matemática para Garotas ao perceber pouca presença de meninas nas olimpíadas escolares de matemática.
Notícias
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Engenharia Aeronáutica
Clique para saber sobre Engenharia Aeronáutica. Conheça o curso, disciplinas, o mercado de trabalho, áreas de atuação e salário.
Guia de Profissões
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Conheça o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que oferece os melhores cursos de Engenharia do país e possui um dos vestibulares mais concorridos.
Universidades
Robson e Francisco ganharam medalha de ouro na AIMO 2018
Matemática
Conheça o curso de Matemática, saiba como é o mercado de trabalho para o matemático e quais as oportunidades de atuação.
Guia de Profissões