Whatsapp
Em 18/04/2018 17h16

Aprenda a montar o seu próprio cronograma de estudo

Dicas de Vestibular

Montar um cronograma de estudo para o Enem e vestibular ajuda muito na hora de estudar Por Lorraine Vilela Campos
Cronograma pode ficar exposto no seu local de estudos para anotações
Cronograma pode ficar exposto no seu local de estudos para anotações
PUBLICIDADE

Estudar para o Enem 2018 ou vestibulares requer disciplina e dedicação. Uma boa opção para organizar os estudos é montar um cronograma de atividades. 

Saiba como estudar para o Enem 2018

O cronograma de estudos é algo muito pessoal, já que é preciso levar em conta aspectos como horário de aula, tempo disponível para estudar para o Enem ou vestibular, atividades extracurriculares desenvolvidas, se há ou não prática de esportes e por aí vai. 

Quem está em ano de vestibular ou Enem precisa colocar em seu cronograma não só as disciplinas que pretende estudar, mas também os momentos para descanso, lazer e atividades físicas. Passar para o papel ou computador a sua rotina é uma forma de não haver sobrecarga e ter um tempo definido para cada coisa. 

Modelo de cronograma

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


O período da noite deve ser reservado para cuidar de si mesmo(a). Atividades físicas e de lazer (sem exagero), fazer uma boa refeição, colocar a conversa em dia com a família e os amigos, assistir filmes e séries ou ouvir música são coisas que podem ser feitas após o dia de estudos. 

Dormir bem é fundamental para que o corpo e a mente estejam descansados, fazendo com que o estudante tenha um melhor desempenho em suas atividades. Virar a noite estudando não é uma opção saudável e atrapalha na fixação dos conteúdos estudados. 

Veja: Os prejuízos de trocar o dia pela noite

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas

Mesmo o cronograma sendo algo pessoal, algumas dicas ajudam a montar um bom cronograma:

=> Enquanto estiver em sala de aula, aproveite o máximo que puder para tirar dúvidas com seus professores;

=> Tenha um horário definido para o almoço e evite ler durante este período;

=> Tire um tempo para um pequeno descanso antes de retomar os estudos;

=> Revise o conteúdo visto em sala de aula para fixar as matérias;

=> Separe as disciplinas por nível de dificuldade e reserve um tempo a mais para estudar os temas que você considera mais difíceis;

=> Nos dias em que se sentir sobrecarregado (a), leia e resolva questões de disciplinas que ache mais fáceis;

=> Separe um tempo para treinar a redação;

=> Leia os livros obrigatórios para o vestibular e faça anotações que achar interessantes (assim como palavras que você não conhece);

=> Tenha sempre por perto dicionário, papel para anotações e rascunho, caneta, lápis, borracha e marca-texto;

=> Lembre de alternar os momentos de estudo com pequenos intervalos para lanche ou até mesmo para alongamentos;

=> Faça sempre um resumo (ou tópicos) de tudo o que você estudou no dia. 

Estude no Brasil Escola

Use a internet a seu favor nos estudos! Acesse o Brasil Escola e faça o simulado do Enem, confira provas passadas do exame ou de vestibulares, tenha seu texto corrigido gratuitamente no Banco de Redações, veja dicas de estudo, assista videoaulas e os vídeos do Brasil Escola no Youtube.
 

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Carnaval começando, vários dias de festa e uma dúvida surge na cabeça de muitos estudantes que farão Vestibular ou Enem este ano: estudar ou cair na folia? O Brasil Escola traz opiniões e dicas de profissionais das áreas de Educação e Psicologia para que você possa decidir como aproveitar o feriadão.
Aprenda passo a passo como criar uma rotina de estudos para o Enem e vestibulares. Regras e horários são importantes na preparação diária.
Confira dicas de como construir um resumo de estudos e otimize o seu tempo e demanda de conteúdo para as provas, vestibulares e Enem.
Você, estudante, pode montar planos de estudos para o Enem em sites e aplicativos para celulares. Com essas ferramentas, você vai otimizar seus estudos, organizando seu tempo e as disciplinas que deves estudar.
Saiba como driblar os cinco principais medos de quem vai fazer o Enem e as provas de vestibulares.
O IFB oferece 40 vagas em cursinho gratuito para o Enem 2018. Inscrições serão feitas de 23 de abril a 6 de maio. Seleção será por sorteio eletrônico.
Descubra o que estudar para o vestibular das Fatecs de São Paulo. O Brasil Escola traz os temas que mais caem nas provas e indica materiais que podem ser usados para estudar para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia de São Paulo.
Conheça os riscos e danos causados pela troca de uma noite de sono por uma madrugada de estudos. Veja também como melhorar a qualidade do sono.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES