Whatsapp
Em 25/09/2008 16h31 , atualizado em 12/04/2011 18h50

Engenharia Aeronáutica

Guia de Profissões

Por Gabriele Pires Alves
Mercado promissor: o Brasil é um grande produtor de aviões
Mercado promissor: o Brasil é um grande produtor de aviões
PUBLICIDADE

O curso de Engenharia Aeronáutica forma engenheiros conhecedores de técnicas e práticas de construção de aeronaves. Este profissional é preparado para atuar em diversas áreas do setor aviário, especialmente nas indústrias do setor aeroespacial e defesa.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de aviões, dessa forma as fábricas de aeronaves e helicópteros são um ótimo campo de trabalho para os engenheiros aeronáuticos. Outras chances de trabalho são em empresas de manutenção de aviões, planejamento de operação e definição de rotas, fabricantes de peças, empresas de consultoria e a Força Aérea Brasileira.

Na graduação o aluno estuda aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do vôo. É preciso que um futuro Engenheiro Aeronáutico goste muito de ciências exatas, de aviões, helicópteros e foguetes, além de se interessar pelos diversos setores em que vai atuar. É fundamental que o profissional se atraia por grandes desafios.

O curso de Engenharia Aeronáutica tem duração de cinco anos e o aluno tem de apresentar, ao final deste período, um trabalho de conclusão ligado ao seu campo de estágio. O salário médio inicial é de R$ 2.000.

As seguintes matérias são vistas durante o curso: Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Desenho, Física Experimental, Português Instrumental, Química Tecnológica Geral, Técnicas Computacionais em Engenharia, Prática Desportiva, Eletricidade e Eletrônica Aplicadas, Fenômenos de Transporte, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Dinâmica dos Gases, Estruturas Aeronáuticas, Projeto Assistido por Computador, Teoria da Elasticidade, Aerodinâmica, Administração e Economia de Empresas Aéreas Manutenção de Aeronaves e Sistemas de Controle de Aeronaves.

Instituições

Região Sudeste
São Paulo: ITA; USP; ETEP; UNITAU; UNIP; UNIVAP; UFABC (Engenharia Aeroespacial)
Minas Gerais: UFU; UFMG (Engenharia Aeroespacial); Unifei (Engenharia Mecânica Aeronáutica)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigos Relacionados
Abriram na tarde desta segunda-feira, 7 de agosto, as inscrições para o Vestibular 2018 do ITA.
Qual a receita para mandar bem em olimpíadas científicas? Segundo Robson e Lucas, ganhadores de medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO) 2018, as dicas são simples e práticas. 
O Curso Poliedro vai promover um simulado online e gratuito para o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). As inscrições podem ser feitas até 13 de julho.
A Engenharia Aeroespacial é um curso que forma engenheiros que trabalharão com foguetes, satélites, sondas e outros veículos espaciais.
Diretor de Sistemas de Potência Auxiliar (APU) da Honeywell Aerospace mostra um lado da engenharia que você não conhecia e as exigências de evolução para seguir à frente.
Exame de Escolaridade será realizado entre 11 e 14 de janeiro, em 22 cidades.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou mudanças para o seu Vestibular 2019. O Exame de Escolaridade, que antes era realizado em etapa única, será divido em duas fases. Veja as datas!
A aprovação no vestibular do ITA é um dos maiores feitos que um estudante pode alcançar no Brasil. Bernardo Dias conseguiu este feito e com apenas 15 anos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES