1º lugar em Medicina no Vestibular 2021 da Unicamp dá dicas de estudo

Maratona de provas de Gabriel Schmitt, 18 anos, envolveu dez vestibulares e o Enem 2020.
Em 16/03/2021 09h15 , atualizado em 16/03/2021 09h44 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Arquivo pessoal
Crédito da Foto: Arquivo pessoal
Crédito da Imagem: Arquivo pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O paulista Gabriel Schimitt, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar em Medicina no Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A maratona de provas do jovem envolveu dez vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

O estudante ainda aguarda o resultado de outros vestibulares, sendo o principal o da Fuvest, já que seu objetivo inicial era entrar para a Universidade de São Paulo (USP). "Eu foquei muito meu ano na Fuvest. Mas agora, depois da aprovação em 1º lugar na Unicamp, estou em dúvida", afirma Gabriel. 

Preparação

Gabriel conta que ficou apreensivo com o início do período de isolamento social, que coincidiu com o começo de suas aulas no curso Poliedro, mas que conseguiu se preparar rapidamente para estudar em casa. "Acredito que consegui desenvolver uma autonomia muito grande, que me ajudou a me organizar, aproveitar bem meu tempo e manter o foco. Tudo isso contribuiu para alcançar a aprovação", ressalta. 

O jovem já tinha em mente seus objetivos de curso e universidade, escolhas que facilitaram na preparação para o vestibular. "Eu optei pela Fuvest por ser o vestibular mais exigente em relação ao conteúdo. Se eu estudo para a Fuvest, acabo treinando para todas as outras", destaca.

No entanto, Gabriel não se restringiu ao vestibular da Fuvest e tentou outras seleções, o que lhe garantiu a aprovação na renomada Unicamp. "Ao longo do ano estudei o conteúdo do próprio curso, sem discriminar vestibulares, e na revisão, lá para novembro, fiz treinamentos específicos", afirma.

Dicas

Gabriel Schimitt fez um ano de cursinho no Poliedro

Vai fazer vestibular e está em dúvida sobre como se preparar? A pandemia continua e a rotina de estudos permanece fora do comum, então, que tal dicas de quem tirou o primeiro lugar? Confira!

Não tenha pressa

Apesar das dificuldades, o importante é não desanimar. Gabriel lembra que cada um tem seu ritmo e que a conquista da aprovação no Vestibular é um processo que pode demorar mais para uns do que para outros. 

"Quando estava no terceiro ano só fiz vestibular para universidades públicas, mas não passei em nenhum. Não tive nem chance, fiquei longe até da lista de espera. Então optei pelo cursinho em 2020 e passei em todos os vestibulares que fiz até agora", relembra Gabriel. 

Monte um plano de estudos

O jovem estudava das 7h30 às 22h30, fazendo pequenas pausas ao longo do dia. No entanto, a falta de um planejamento fez com que o primeiro semestre de 2020 fosse bastante cansativo, envolvendo tentar estudar tudo o que fosse possível, mas de forma desordenada. 

Saiba como fazer seu plano de estudos

Gabriel procurou ajuda do cursinho para fazer um plano de estudos para o segundo semestre e, com isso, a sua rotina se tornou menos cansativa e muito mais produtiva. "Criamos um plano de estudos bastante detalhado, com média uma hora para cada disciplina, variando de acordo com a dificuldade do conteúdo", destaca. 

"Percebi como é importante respeitar limites e não tentar abraçar o mundo de uma só vez. Qualidade é muito mais importante do que quantidade. E entender isso fez toda a diferença", Gabriel Schimitt, 1º lugar em Medicina na Unicamp

Cuide de você

Não só de leitura e atividades é feito um plano de estudos. É preciso colocar em seu cronograma os momentos dedicados para descanso, lazer, alimentação, exercícios e cuidados com a saúde. 

"Eu foquei muito em cuidar da saúde mental, pois não adianta nada ser um ótimo aluno e não conseguir fazer a prova por nervosismo", conta Gabriel. 

Converse com outras pessoas

Uma dica que Gabriel dá para quem está na maratona para o Vestibular ou Enem é conversar com outras pessoas. Fale com estudantes que estejam na mesma situação, procure a equipe da sua escola ou cursinho, tire dúvidas com seus professores. Não fique sozinho por medo de trocar ideias. 


Relacionados