Unicamp libera terceira chamada do Vestibular 2021

Matrículas virtuais dos 800 aprovados serão realizadas na próxima segunda-feira, 29 de março.
Em 24/03/2021 12h31 , atualizado em 24/03/2021 12h50 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou a terceira chamada do Vestibular 2021 nesta quarta-feira, 24 de março. As matrículas virtuais dos 800 convocados serão realizadas na próxima segunda-feira (29), das 9h às 17h.

Confira a terceira chamada

Após a matrícula on-line, os calouros da Unicamp receberão por e-mail a Declaração de Matrícula e a senha de acesso que serão enviados pela Diretoria Acadêmica (DAC). Eles terão que fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

Os candidatos que foram convocados em segunda opção devem fazer a matrícula, optando ou não, por um remanejamento em caso de vaga na primeira opção de curso. 

Quem não realizar matrícula na segunda opção perderá a vaga, mas continuará concorrendo ao curso de primeira opção nas próximas chamadas. 

Próximas Chamadas e Declaração de Interesse

A próxima chamada será realizada em 31 de março. Quem não for convocado poderá participar da manifestação de interesse para as próximas listas. 

A declaração de interesse ficará aberta das 9h de 1º de abril até as 17h do dia 5 seguinte. 

As demais chamadas do Vestibular 2021 da Unicamp serão realizadas em 7, 12 e 14 de abril.

Como foi o Vestibular 2021?

A oferta da Unicamp para o Vestibular 2021 foi de 3.237 vagas, havendo reserva para autodeclarados pretos e pardos, estudantes de escolas públicas e alunos da rede pública que são pretos ou pardos. 

A primeira fase do Vestibular foi realizada em 6 e 7 de janeiro e teve 72 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Inglês. 

Já a segunda etapa foi aplicada em 8 e 9 de fevereiro. As provas foram divididas assim:

  • 1º dia: redação, 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa;
  • 2º dia: questões discursivas comuns a todos os candidatos - 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

De maneira geral, a Unicamp trabalhou com temas atuais e importantes nas duas fases do Vestibular 2021. 

Veja as provas e gabaritos da Unicamp

Os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança tiveram, também, provas de habilidades específicas como parte do Vestibular 2021.  

Inclusão

A inclusão marcou o Vestibular 2021, de acordo com a Comvest, organizadora da seleção da Unicamp. Dos 3.237 convocados em primeira chamada, 1.616 (49,8%) fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino, um aumento em relação aos 1.510 do ano anterior. 

Pretos, pardos e indígenas representam 33,8% dos aprovados, ou seja, 1.098 convocados em primeira chamada.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Comvest/Unicamp.