Reino Unido: conheça 5 curiosidades

Conheça cinco fatos curiosos sobre o Reino Unido que vão te deixar com vontade de estudar no país.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se você ainda não considera estudar no Reino Unido, estas cinco curiosidades vão te deixar interessado em conhecer esse país maravilhoso. Além de ser famoso pela sua adoração por chá – é sério: os britânicos bebem aproximadamente 165 milhões de xícaras por dia –, pelo poeta e dramaturgo William Shakespeare e pela família real (já assistiu à série The Crown?), há outros fatos curiosos sobre suas universidades, história e cultura que demonstram a riqueza de oportunidades do Reino Unido.

1. Oxford e Cambridge

A Oxford University foi inaugurada em 1096. Ela é a universidade mais antiga do Reino Unido. Depois dela, veio outra instituição famosíssima: a University of Cambridge em 1209. Isso significa que elas têm, respectivamente, 924 e 811 anos.

Não só isso, até 1832, Oxford e Cambridge – carinhosamente chamadas de Oxbridge – eram as únicas universidades do país. É por esta longa história de sucesso que as duas instituições são as mais famosas do Reino Unido e também as mais renomadas do mundo. Para se ter uma ideia, Harvard, MIT e Stanford, três importantes universidades dos Estados Unidos, foram inauguradas em 1636, 1861 e 1891.

Atualmente, há mais de 100 universidades por todo o Reino Unido.

2. Patrimônios mundiais

Se te perguntarem qual é o monumento mais antigo do mundo, é bem possível que responda as pirâmides do Egito, não é mesmo? Mas a resposta certa é: Stonehenge, na planície de Salisbury, próxima à Londres, no Reino Unido.

Estudiosos estimam que a estrutura existe desde 3.000 anos a.C! As pedras de cinco metros de altura e várias toneladas formando círculos concêntricos são consideradas um Patrimônio Mundial da Unesco.

Além do incrível Stonehenge, a Unesco tombou mais 29 Patrimônios Mundiais no Reino Unido, de castelos e cidades históricas a parques, catedrais, canais e moinhos.

O que isso significa? Que você poderá conhecer estes lugares maravilhosos e cheios de história durante os seus estudos no Reino Unido. O país é todo conectado por avião, trem e ônibus, facilitando as suas viagens aos finais de semana e durante as férias universitárias.

Tópicos deste artigo

3. Reino Unido X Grã-Bretanha

Você sabe a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido?

Formação do Reino Unido e Grã-Bretanha

Grã-Bretanha: A ilha (a oitava maior do mundo) formada pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.
Reino Unido: O país é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, o Reino Unido e a Grã-Bretanha são coisas diferentes, embora englobem alguns dos mesmos países. A Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, fica em outra ilha, a oeste da Grã-Bretanha, e divide o território com a República da Irlanda.

Quando se fala em estudar no Reino Unido, quase sempre refere-se à Inglaterra. Isso porque é nela que se encontram Londres, um dos destinos de estudo mais desejados do mundo, e as universidades britânicas mais famosas internacionalmente.

No entanto, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm muito a oferecer aos estudantes estrangeiros, inclusive instituições de ensino renomadas. Conheça alguns exemplos:

4. Eurotúnel

O Eurotúnel (Channel Tunnel) conecta a cidade de Dover na Inglaterra à Calais na França por um túnel de mais de 50 quilômetros – 37 deles subterrâneos, passando debaixo d’água. Ele é o segundo maior túnel subterrâneo do mundo. O caminho pode ser feito de carro, mas, graças aos trens de alta velocidade da Eurostar, você consegue viajar de Londres à Paris em aproximadamente duas horas.

Esse é só um exemplo de como é possível ter o Reino Unido como ponto de partida para conhecer diversos locais da Europa. Uma vez no país como estudante internacional, você também terá acesso a vários voos diários a baixo custo para todos os grandes destinos europeus, como Lisboa, Barcelona, Roma, Berlin, Praga, Viena e muito, muito mais.

5. Multiculturalismo

Londres, a capital do Reino Unido, tem mais de 7.550.000 habitantes, o que faz dela uma das cidades mais populosas de todo o continente. Por acolher pessoas do mundo inteiro, ela também é uma das capitais europeias mais multiculturais. Acredita-se que há mais de oito milhões de cidadãos que se comunicam em um idioma diferente do inglês em Londres. São mais de 300 línguas faladas na cidade!

Se você procura por um destino de estudo que proporcionará uma imersão completa em um ambiente multicultural, com uma rica diversidade de costumes, culinárias, manifestações artísticas, estilos e sotaques, Londres pode ser a escolha certa.