Oxbridge: as duas universidades mais renomadas da Inglaterra

Por Hotcourses Brasil

Oxbridge refere-se às universidades de Oxford e Cambridge, as mais famosas e renomadas instituições de ensino da Inglaterra
Oxbridge refere-se às universidades de Oxford e Cambridge, as mais famosas e renomadas instituições de ensino da Inglaterra
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Oxbridge é um termo inventado para referir-se às universidades de Oxford e de Cambridge, ambas na Inglaterra, e duas das mais famosas e renomadas instituições de ensino superior do mundo. Ambas foram fundadas há mais de 800 anos e mantêm-se na vanguarda da educação superior no Reino Unido. A reputação e a qualidade do ensino, dentre tantos outros fatores, fazem com que estudantes de todas as partes do planeta sonhem estudar em uma destas duas universidades. Consequentemente, a demanda pelas vagas disponíveis é enorme, assim como a competitividade no processo seletivo.

Por isso, se a sua intenção é estudar na Universidade de Oxford ou na Universidade de Cambridge, você precisará de muito preparo e dedicação. As duas instituições atraem os estudantes mais brilhantes do mundo. Todos os inscritos terão as melhores médias e os melhores históricos escolares imagináveis, portanto, candidatos em potencial também são incentivados a desenvolver habilidades extracurriculares dando-lhes alguma vantagem extra para que a sua inscrição se destaque de alguma forma dentre os demais. 

Sessenta e três por cento dos estudantes de pós-graduação e 10% de graduação em Oxford são estrangeiros. Em Cambridge, a porcentagem é bem menor – apenas 10% de todo o corpo discente.

Os benefícios de estudar em Oxbridge

Além de serem instituições históricas e mundialmente conceituadas, você terá aulas com professores que são considerados as principais mentes da sua área de estudo, experts com trabalhos publicados e carreiras acadêmicas influenciáveis. Você estudará com ingleses e estrangeiros do mundo inteiro e poderá fazer parte das famosas sociedades e clubes estudantis, que oferecem todo tipo de atividade extracurricular para fortificar os estudos e o currículo profissional. As duas universidades são responsáveis por algumas das mais importantes pesquisas acadêmicas do mundo em inúmeros campos do conhecimento e estão localizadas em cidades maravilhosas e históricas da Inglaterra.

Um diploma de Oxford ou Cambridge carrega a reputação, a  imponência e a qualidade tão características das universidades.

O processo seletivo

As inscrições em Oxbridge são feitas com pelo menos três meses de antecedência em relação às demais instituições e os estudantes só podem se candidatar a uma delas por ano. Prepare toda a documentação exigida como requisitos o quanto antes possível, como, por exemplo, históricos escolares e acadêmicos traduzidos do português para o inglês por um tradutor juramentado. A proficiência no inglês, comprovada com um resultado em um exame padrão (como o IELTS), é fundamental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A inscrição em Cambridge

A inscrição em Cambridge é feita de forma online pelo serviço UCAS, como para todas as outras instituições britânicas. Se você estiver se inscrevendo de um país além da Europa também precisará preencher a Inscrição Prévia Online de Cambridge (Cambridge Online Preliminary Application – COPA) e pagar uma taxa de inscrição, que normalmente é de £ 30 para estudantes estrangeiros.

Em ambas as inscrições, você deverá indicar a qual faculdade da Universidade você quer se inscrever ou então se a sua inscrição será “aberta” – ou seja, em nenhum curso específico. Ao enviar os dois formulários, você receberá um email da Cambridge direcionando-o para o Questionário de Inscrição Suplementar (Supplementary Application Questionnaire – SAQ).

A inscrição em Oxford

O processo de inscrição em Oxford é o mesmo tanto para estudantes nativos, quanto para estrangeiros. Você simplesmente precisa preencher todo o formulário do UCAS.

Entrevistas com os candidatos

Aqueles que forem considerados candidatos em potencial serão chamados para uma entrevista, conduzida por um tutor ou professor da área de estudo de interesse do candidato. As entrevistas com candidatos estrangeiros são feitas por representantes da instituição, especialistas em uma variedade de áreas, no Canadá, Malásia, Singapura, Hong Kong, China e Índia. Já Oxford apenas conduz entrevistas na própria universidade, normalmente em dezembro. Você receberá um email contendo as informações referentes à sua entrevista e a instituição providenciará acomodação e alimentação.

Testes de admissão

Os testes de admissão constituem uma parte essencial da inscrição de muitos estudantes. Como os estudantes que se candidatam têm excelentes desempenhos acadêmicos, os testes são usados por Oxbridge e outras instituições como mais uma forma de separar os candidatos em potencial. Eles são divididos em áreas de estudo, como o BMAT para medicina e ciências veterinárias; o ELAT para literatura inglesa; e o LNAT para direito.

Eles testam os conhecimentos gerais e específicos da área de cada estudante, além de aptidão natural, preparo e raciocínio. Conheça os testes de admissão exigidos pela Oxford e pela Cambridge.

Você encontra informações detalhadas sobre o processo seletivo de Oxbridge no site oficial das universidades:
University of Oxford
University of Cambridge