5 razões para estudar no Reino Unido

Qualidade de ensino, estilo de vida e idioma são alguns dos motivos que levam estudantes todos os anos para a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Por Hotcourses Brasil

Vista aérea de Londres em dia de neblina
Vista aérea de Londres em dia de neblina
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Por que mais de 270.000 estudantes escolhem o Reino Unido como destino de estudo no exterior todos os anos? Bem, a resposta é simples: o país é incrível e há inúmeras opções de universidades renomadas para todos os objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.

Mas se, como a gente, você gosta de listas, aqui vão cinco das diversas razões para estudar no Reino Unido!

1. Qualidade do ensino

O Reino Unido só perde para os Estados Unidos como destinos de estudo mais populares entre estudantes do mundo inteiro. E a grande razão disso é que ele também é uma enorme potência acadêmica. Para um país relativamente pequeno – em especial, se comparado aos EUA –, ele tem o número impressionante de 395 universidades, várias delas entre as melhores do mundo.

No mais recente renomado ranking global da Times Higher Education, a University of Oxford ficou em primeiro lugar e a University of Cambridge em terceiro. As Oxbridge, como são apelidadas, são, de fato, as duas enormes potências mundialmente famosas do Reino Unido.

Mas elas não são as únicas universidades de excelente qualidade e que estão acostumadas a receber estudantes estrangeiros todos os anos. Veja alguns exemplos:

Um diploma acadêmico de uma universidade britânica, seja de graduação ou pós-graduação, com certeza será reconhecido pelo mundo todo e abrirá muitas portas – inclusive de uma carreira internacional.

Leia também: 5 perguntas e respostas sobre estudar no Reino Unido

2. Estilo de vida estudantil para todos os gostos

Você gosta de cidade grande, com vida agitada? Museus, galerias, shows musicais, partidas esportivas de times famosos, lojas das marcas mais conhecidas do mundo. Tudo isso bem ao lado do campus da sua universidade. Uma rede de transporte público extensa e eficiente e passagens com descontos para estudantes.

Isso é o que Londres, Manchester, Liverpool, Leeds e outras grandes cidades do Reino Unido têm a oferecer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora se você gosta de cidades menores com um ritmo mais sossegado, ruas de paralelepípedo, construções de centenas de anos mergulhadas em história. Proximidade às regiões rurais, com belas paisagens naturais e áreas verdes. Feiras de rua e eventos locais de gastronomia, literatura ou música.

Você encontrará o que procura em Oxford, Cambridge, Windsor e Durham.

O Reino Unido tem uma opção para todos os gostos, tudo vai depender do estilo de vida que você gostaria de vivenciar enquanto estuda no exterior. E ambas as opções têm os seus pós e contras. Por exemplo: em Londres, você encontrará mais oportunidades de estágios e para aprender na prática, no entanto, o custo de vida é um dos mais caros do país.

3. Diversidade de opções de estudos

A diversidade acadêmica no Reino Unido não é apenas de instituições. Segundo o site do UCAS, há mais de 50.000 graduações em mais de 25 áreas de estudo disponíveis nas instituições de ensino superior. 

Falando em UCAS, essa é outra vantagem. O processo seletivo em graduações no Reino Unido é feito por um serviço centralizado. Isso facilita muito o seu trabalho, porque poderá fazer o upload de documentos e as inscrições tudo em um só site.

4. Trabalhar após os estudos

O Reino Unido tem ótimas regras para quem pretende ganhar experiência profissional após concluir os estudos. A partir de 2021, os estudantes internacionais que terminarem uma graduação no país, poderão permanecer por dois anos adicionais para procurar por trabalho.

Saiba mais sobre isso aqui!

5. Aprender inglês

O Reino Unido é o berço da língua inglesa. Mais de 500.000 pessoas viajam para aprender o idioma em uma das 500 escolas e centros de inglês do país, segundo o site do British Council.

Cursos intensivos de uma semana de duração, programas de verão, Inglês para Negócios, Inglês e Mergulho, Inglês e Tours Turísticos. Você encontra uma opção para todos os interesses e objetivos.

Além disso, vale lembrar que o Reino Unido é formado por quatro países em um só: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A localização que você escolher vai influenciar amplamente o sotaque que você ouvirá na rua e, quem sabe, aprenderá na escola.