6 programas de bolsas de estudo no exterior

Veja quais programas procurar nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Holanda e Reino Unido.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um dos melhores recursos para encontrar bolsas de estudo no exterior é ir direto à fonte. E se você já decidiu em qual país quer estudar, nós podemos te indicar exatamente qual fonte procurar. No caso dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Holanda e Reino Unido, há programas oficiais do governo com opções específicas para estrangeiros – inclusive exclusivas para brasileiros!

1. Fulbright: Estados Unidos

O Fulbright é um dos maiores programas de bolsas de estudo bilaterais do mundo, levando estudantes internacionais de diversas nacionalidades para estudar nos Estados Unidos praticamente de graça desde 1946.

A melhor notícia é que há opções específicas para brasileiros por meio da Comissão Fulbright no Brasil, que já levou mais de 3.500 bolsistas às universidades americanas – e trouxe mais de 3.000 americanos para estudar no Brasil também.

As bolsas vão desde intercâmbios culturais e bacharelados até doutorados plenos e programas de professores de português.

Saiba mais sobre o Fulbright.

2. Global Affairs Canada: Canadá

O Global Affairs Canada (GAC) administra e financia uma série de programas de bolsas de estudo que leva aprendizes de vários países para treinar, pesquisar e estudar no Canadá.

Normalmente, o GAC mantém uma bolsa específica para estudantes brasileiros, em parceria com o governo do Brasil. No momento, há o Canada-Brazil Awards – Joint Research Projects para programas conjuntos de pesquisa de pós-graduação. No entanto, você pode ficar atento a novos anúncios de bolsas de estudo para graduações.

O estudante que consegue passar pela seleção de uma bolsa do GAC já tem todos os requisitos para conseguir o visto de estudante para o Canadá.

3. DAAD: Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst), conhecido pela sigla DAAD, é o programa oficial do ensino superior na Alemanha. Por ele, você encontra não só todas as informações necessárias para escolher o seu curso em uma instituição alemã e todos os requisitos necessários para se inscrever, como também as bolsas de estudo disponíveis para estudar na Alemanha.

Na página Scholarships for Germany, os interessados têm acesso a um mecanismo de busca por diferentes formas de financiamento do DAAD para estudantes internacionais. Você pode filtrar sua pesquisa por palavra-chave/nome do curso (em inglês ou em alemão), nível do programa (de graduações até pós-doutorados), seu país de origem, área de estudo e o seu objetivo (estudar, lecionar, fazer um estágio ou aprender um idioma).

Um exemplo específico é a bolsa Visitas de Estudos por Grupos de Estudantes Estrangeiros. O DAAD banca uma viagem de sete a 12 dias de grupos de até 15 estudantes internacionais acompanhados por um professor, durante a qual visitarão pelo menos duas universidades alemãs e participarão de uma programação cultural ao longo da semana. A intenção é promover o contato entre alunos estrangeiros e alemães e oferecer um insight de áreas de estudos acadêmicas do país e também da vida cultural, política e econômica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este é só um exemplo entre as dezenas de bolsas de estudo oferecidas pelo DAAD na Alemanha.

Leia também: 3 tipos de bolsas de estudo na Alemanha

Opções de programas de estudo no exterior

4. Campus France: França

O Campus France é a agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior na França, com presença em mais de 110 países. Além de servir como serviço central de inscrições universitárias, o programa também tem um mecanismo de busca por bolsas de estudo oficiais na França financiadas pela própria agência, pelo governo francês, por universidades, por cidades e regiões do país e também pelo programa Erasmus+.

No momento, os brasileiros podem se inscrever em 93 opções diferentes de bolsas de estudo, das mais variadas possíveis – parciais e integrais, do bacharelado ao doutorado, da teologia à ciência da computação, de Paris à região de Midi-Pyrénées. 

5. Nuffic Neso Brazil: Holanda

O Nuffic Neso é a agência oficial de promoção do ensino superior da Holanda pelo mundo. No Brasil, o Nuffic Neso Brazil mantém um site muito completo e bem informado com tudo o que você precisa saber para encontrar um curso na Holanda.

Além dos programas de intercâmbio e bolsas institucionais, há diferentes programas de bolsas de estudo exclusivos para brasileiros. A mais famosa delas é a Orange Tulip Scholarship, administrada pelo próprio Nuffic Neso Brazil. Por este programa, você tem a chance de conseguir uma bolsa de estudo que financia até 100% do valor do curso e também uma ajuda de custo com as demais despesas.

A Orange Tulip Scholarship Brazil seleciona os bolsistas com base em mérito acadêmico, por meio de uma série de requisitos. Para concorrer, os estudantes brasileiros precisam ser selecionados em algum curso de universidades holandesas participantes do programa.

Saiba mais sobre a Orange Tulip Scholarships Brazil.

6. Chevening: Reino Unido

Se a sua intenção for fazer um programa de pós-graduação de graça no Reino Unido, a Chevening Scholarship é a melhor opção. Este programa procura selecionar os líderes do futuro do mundo inteiro para que consigam se especializar em uma universidade britânica e colocar em prática os seus planos de fazer a diferença na vida das pessoas. 

O programa Chevening já selecionou diversos bolsistas brasileiros!