O processo seletivo para estudar no Canadá

Bom histórico escolar e fluência em inglês ou francês são requisitos importantíssimos para conseguir uma vaga.
Por Hotcourses Brasil

Toronto, no Canadá
Toronto, no Canadá
Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Canadá é dividido em dez províncias e três territórios diferentes, e cada um deles tem o seu próprio sistema de ensino. De maneira geral, para se candidatar a uma vaga na educação superior, todos os estudantes precisam obrigatoriamente concluir 12 anos de estudos no ensino fundamental e médio. Depois disso, podem escolher entre:

  • Faculdades;
  • Universidades;
  • Faculdades particulares de carreira;
  • Escolas técnicas e vocacionais.

Os requisitos de admissão em cada um destes tipos de ensino superior variam de acordo com a instituição e o curso escolhido.

Eles costumam incluir:

  • Um nível mínimo de estudos concluído previamente. No caso de estrangeiros, isso pode incluir um programa preparatório;
  • Critérios específicos para a área de estudo escolhida;
  • Prova de proficiência na língua inglesa ou na língua francesa, dependendo da localização da sua instituição e do idioma oficial de instrução (afinal, o Canadá é um país bilíngue);
  • Teste padronizado de seleção;
  • Um portfólio ou experiência de trabalho, caso a sua área de estudo exija (por exemplo, Música ou Arquitetura).

Educação prévia

A sua formação prévia será um fator importante no processo seletivo no Canadá. Você deverá providenciar histórico escolar com suas médias, diploma ou certificado de conclusão (seja do ensino médio ou de algum curso acadêmico já concluído no Brasil ou exterior) e/ou documento que detalhe a formação.

Se os documentos oficiais não forem em inglês ou francês, é provável que você precisará de uma tradução oficial ou certificada. 

As instituições têm a autoridade para determinar o reconhecimento dos seus créditos acadêmicos, de acordo com suas regras e as da província/território, e estipular se você está apto à admissão.

Como a grande maioria dos cursos não exige um teste padronizado, como o Vestibular no Brasil ou o SAT nos Estados Unidos, as suas notas no colegial são avaliadas e têm um peso grande na sua seleção – especialmente nas matérias relacionadas à área de estudo que você almeja estudar no Canadá.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

A inscrição

No Canadá, não há nenhum serviço centralizado de inscrição universitária, como o Common App nos Estados Unidos e UCAS no Reino Unido. O ideal é visitar o site oficial da sua universidade canadense de interesse e verificar: os requisitos de admissão específicos para o seu curso, prazo de inscrição e como se inscrever.

Normalmente, haverá um formulário para preencher online e uma página para fazer o uploads da versão digitalizada de todos os seus documentos.

No entanto, algumas províncias possuem um serviço central online de inscrição, como é o caso do:

Pode ser que a sua universidade do Canadá, caso localizada em uma dessas províncias acima, exija a sua inscrição pelo serviço padronizado.

Designated Learning Institutions (DLI)

As instituições que recebem o título de Designated Learning Institutions (DLI) são escolas, faculdades e universidades aprovadas pelo governo da província ou território para receber oficialmente estudantes internacionais. 

Qualquer estrangeiro que precisar de um visto para estudar no Canadá, como é o caso dos brasileiros, deve certificar-se de que a instituição escolhida seja classificada como DLI para que receba dela a carta de admissão, se selecionado, que será essencial para a solicitação do visto. 

Pesquisa por DLI aqui.

Sites oficiais: