Canadá: como fazer a equivalência de diplomas para a sua admissão

Interessados precisam comprovar proficiência na língua inglesa ou francesa, histórico escolar com médias e também a equivalência do diploma.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hot courses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Assim como na grande maioria dos destinos de estudo, um dos principais propósitos dos requisitos exigidos de estudantes internacionais para a admissão em uma graduação em universidades do Canadá é verificar se estão aptos a estudar em um sistema de ensino diferente. É por isso que solicitam a comprovação de proficiência adequada na língua inglesa ou francesa, histórico escolar com médias e também a equivalência do diploma.

A Educational Credential Assessment (ECA) – avaliação de qualificação educacional – é o nome oficial do processo de verificação do seu diploma ou certificado estrangeiro para confirmar a validade e equivalência a uma qualificação canadense.

A ECA vai checar se a educação formal que você teve até o momento da sua inscrição equivale aos mesmos anos de educação no Canadá. Além disso, ela verifica se a sua base de conhecimento é suficiente para que você seja admitido diretamente em uma graduação e se o seu histórico escolar lhe proporcionará um bom aproveitamento do curso.

Tópicos deste artigo

Quem precisa da ECA?

Todos os estrangeiros precisam submeter seus diplomas à avaliação

Qualquer estrangeiro que queira trabalhar ou estudar no Canadá e que concluiu os anos obrigatórios de ensino em outro país precisa submeter o seu diploma ou certificado a uma Educational Credential Assessment.

No caso da admissão em uma graduação, o que a avaliação faz é analisar se o seu certificado de ensino médio brasileiro é igual ao de uma escola secundária canadense. Por isso, o seu diploma ou certificado deve mostrar todas as suas médias, carga horária, etc. O relatório final traz a sua pontuação pela educação obtida fora do Canadá.

De maneira geral, você só precisará submeter a sua qualificação educacional mais atual. Ou seja, se você já tem um bacharelado, é ele que deverá passar pela avaliação, e assim por diante.

Como fazer a sua ECA para estudar no Canadá?

A Educational Credential Assessment só pode ser conduzida por organizações ou órgãos profissionais autorizados pelo governo do Canadá. O valor, tempo de avaliação e os documentos necessários variam de acordo com a agência que você escolher, desde que ela conste na lista da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, a lista oficial é esta (mas ela pode mudar ao longo dos anos):

Ao escolher a organização para a ECA, verifique quanto tempo eles levam para fazer a avaliação. É importante que você solicite este serviço com tempo suficiente para o prazo de inscrição na universidade canadense de seu interesse.

A agência lhe orientará como e quais documentos enviar e em quando você deve pagar pelo serviço (sempre em dólares canadenses). O valor vai de C$ 190 a C$ 800, de acordo com o órgão, quantidade de diplomas e do tempo disponível para que o processo seja concluído.

O que constará no seu relatório de ECA?

Uma vez concluída a avaliação, o seu relatório terá um número de referência e o resultado da ECA.

Se a agência verificar que a sua qualificação estrangeira equivale à canadense, você pode usar a sua pontuação e o seu número de identificação na sua inscrição para tentar a admissão direta em uma graduação. Lembrando que cada nível de estudo, por exemplo, um bacharelado ou um associate degree, exige uma pontuação diferente para a admissão.

Caso o relatório constar que a sua qualificação não equivale a uma canadense ou que a sua instituição estrangeira não é reconhecida no Canadá, você não terá a pontuação suficiente para a admissão direta. 

Isso não significa necessariamente que você não pode se inscrever em uma universidade canadense. Se a sua pontuação não for suficiente, o ideal é entrar em contato direto com a sua instituição para verificar como proceder. Pode ser que você precise cursar um preparatório no Canadá antes de ser admitido na graduação.