Whatsapp
Em 02/07/2020 13h43 , atualizado em 02/07/2020 13h46

Canadá: como fazer a equivalência de diplomas para a sua admissão

Estudar no Exterior

Interessados precisam comprovar proficiência na língua inglesa ou francesa, histórico escolar com médias e também a equivalência do diploma. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Assim como na grande maioria dos destinos de estudo, um dos principais propósitos dos requisitos exigidos de estudantes internacionais para a admissão em uma graduação em universidades do Canadá é verificar se estão aptos a estudar em um sistema de ensino diferente. É por isso que solicitam a comprovação de proficiência adequada na língua inglesa ou francesa, histórico escolar com médias e também a equivalência do diploma.

A Educational Credential Assessment (ECA) – avaliação de qualificação educacional – é o nome oficial do processo de verificação do seu diploma ou certificado estrangeiro para confirmar a validade e equivalência a uma qualificação canadense.

A ECA vai checar se a educação formal que você teve até o momento da sua inscrição equivale aos mesmos anos de educação no Canadá. Além disso, ela verifica se a sua base de conhecimento é suficiente para que você seja admitido diretamente em uma graduação e se o seu histórico escolar lhe proporcionará um bom aproveitamento do curso.

Quem precisa da ECA?

Todos os estrangeiros precisam submeter seus diplomas à avaliação

Qualquer estrangeiro que queira trabalhar ou estudar no Canadá e que concluiu os anos obrigatórios de ensino em outro país precisa submeter o seu diploma ou certificado a uma Educational Credential Assessment.

No caso da admissão em uma graduação, o que a avaliação faz é analisar se o seu certificado de ensino médio brasileiro é igual ao de uma escola secundária canadense. Por isso, o seu diploma ou certificado deve mostrar todas as suas médias, carga horária, etc. O relatório final traz a sua pontuação pela educação obtida fora do Canadá.

De maneira geral, você só precisará submeter a sua qualificação educacional mais atual. Ou seja, se você já tem um bacharelado, é ele que deverá passar pela avaliação, e assim por diante.

Como fazer a sua ECA para estudar no Canadá?

A Educational Credential Assessment só pode ser conduzida por organizações ou órgãos profissionais autorizados pelo governo do Canadá. O valor, tempo de avaliação e os documentos necessários variam de acordo com a agência que você escolher, desde que ela conste na lista da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, a lista oficial é esta (mas ela pode mudar ao longo dos anos):

Ao escolher a organização para a ECA, verifique quanto tempo eles levam para fazer a avaliação. É importante que você solicite este serviço com tempo suficiente para o prazo de inscrição na universidade canadense de seu interesse.

A agência lhe orientará como e quais documentos enviar e em quando você deve pagar pelo serviço (sempre em dólares canadenses). O valor vai de C$ 190 a C$ 800, de acordo com o órgão, quantidade de diplomas e do tempo disponível para que o processo seja concluído.

O que constará no seu relatório de ECA?

Uma vez concluída a avaliação, o seu relatório terá um número de referência e o resultado da ECA.

Se a agência verificar que a sua qualificação estrangeira equivale à canadense, você pode usar a sua pontuação e o seu número de identificação na sua inscrição para tentar a admissão direta em uma graduação. Lembrando que cada nível de estudo, por exemplo, um bacharelado ou um associate degree, exige uma pontuação diferente para a admissão.

Caso o relatório constar que a sua qualificação não equivale a uma canadense ou que a sua instituição estrangeira não é reconhecida no Canadá, você não terá a pontuação suficiente para a admissão direta. 

Isso não significa necessariamente que você não pode se inscrever em uma universidade canadense. Se a sua pontuação não for suficiente, o ideal é entrar em contato direto com a sua instituição para verificar como proceder. Pode ser que você precise cursar um preparatório no Canadá antes de ser admitido na graduação.

Artigos Relacionados
O Canadá se tornou popular entre estudantes interessados em um curso de inglês no exterior. Veja as opções oferecidas!
A UAlberta, no Canadá, oferece mais de C$ 32 milhões todos os anos em bolsas de estudo e assistência financeiras aos seus estudantes locais e estrangeiros.
A Pesquisa Selo Belta 2020 divulgou os dados referentes ao mercado de intercâmbio brasileiro de 2019. O Canadá continua o destino de estudo mais procurado pelos brasileiros.
Entenda como estudantes menores de idade podem estudar no Canadá. Existem alguns aspectos legais que devem ser providenciados antes do intercâmbio.
Saiba como funciona o processo seletivo para estudar no Canadá. Quais os requisitos, como e onde fazer a inscrição, quais as universidades canadenses mais indicadas.
O Canadá está sempre no top 3 dos destinos mais desejados entre os estudantes brasileiros interessados em estudar em outro país. Aprenda 5 coisas sobre o Canadá.
Canadá é um país conhecido por receber bem os imigrantes, principalmente estudantes e trabalhadores. Veja os motivos que fazem o Canadá um país tão acolhedor.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES