5 tipos de cursos no Canadá

No Canadá há inúmeras opções de estudo, atendendo a uma ampla variedade de interesses, objetivos e orçamentos.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As razões para estudar no Canadá são diversas! Uma delas é que há inúmeras opções de estudo de qualidade no país, atendendo a uma ampla variedade de interesses, objetivos e orçamentos. Veja a seguir, os cinco principais tipos de cursos do Canadá:

1. Curso de idioma

Por ser um destino de estudo mais barato em comparação aos Estados Unidos, Reino Unido e até mesmo Irlanda, o Canadá se tornou popular entre estudantes interessados em um curso de inglês no exterior. Estudar o idioma em um país nativo acelera o aprendizado e força o estudante a praticar em todo tipo de atividade cotidiana além das salas de aulas.

Como o Canadá é oficialmente bilíngue, você pode escolher entre cursos de inglês ou de francês, dependendo também da cidade onde gostaria de estudar. As escolas de idioma canadense têm padrões consistentes de qualidade e oferecem diferentes tipos de abordagem, como:

  • Cursos intensivo de inglês/francês;
  • Preparatórios para exames oficiais de inglês, como IELTS e TOEFL;
  • Inglês/francês com propósito acadêmico (para quem quer se preparar para um bacharelado no Canadá ou em outro país anglófono ou francófono);
  • Programas de treinamento em Inglês/francês para professores, como TESL e TESOL;
  • Inglês/francês técnico ou para negócios;
  • Cursos de verão.

Para escolher um curso de qualidade, ministrado por uma escola acreditada pelo governo, visite o site oficial Languages Canada, que representa mais de 200 programas de idioma em 185 localizações do país.

O valor de um curso de idioma no Canadá varia de acordo com a escola, a localização e o tipo do seu curso. O site do governo EduCanada traz alguns exemplos de valores em áreas metropolitanas:

  • Toronto: C$ 3.515 para um curso de inglês de 12 semanas;
  • Quebec: C$ 3.570 para um curso de francês de 12 semanas;
  • Vancouver: C$ 4.083 para um curso de inglês de 12 semanas;
  • Calgary: C$ 3.446 para um curso de francês de 12 semanas.

2. Cursos técnicos e vocacionais

Os cursos das faculdades e escolas vocacionais são de ensino superior. Isto significa que você deve concluir o ensino médio antes de cursá-los. No entanto, estas instituições não são como as universidades, pois possuem abordagens mais práticas e vocacionais, orientadas por carreiras a fim de atender às tendências e demandas atuais do mercado de trabalho.

Geralmente, as faculdades e escolas vocacionais mantém parcerias com empresas e organizações a fim de proporcionar estágios e experiências de trabalho durante os estudos. 

Diferente das universidade, que concedem degrees com a conclusão bem-sucedida dos estudos, como bacharelados e mestrados, estas instituições centradas em carreiras concedem diplomas, certificados ou diplomas de pós-graduação. Em alguns casos, o curso concluído nelas serve como transferência para uma universidade.

No Canadá, são mais de 10.000 cursos vocacionais em 127 faculdades, institutos e politécnicos públicos disponíveis por todo o país. Você pode escolher dentre uma grande variedade de áreas técnicas e vocacionais. Segundo o EduCanada, estas são as mais comuns:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Agricultura;
  • Jornalismo;
  • Negócios;
  • Higiene dental;
  • Design;
  • Tecnologia da engenharia;
  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Gestão hospitalar;
  • Tecnologia da informação e da comunicação;
  • Línguas e artes;
  • Ciências;
  • Ciências sociais.

As faculdades e escolas vocacionais do Canadá costumam ser bem mais baratas do que universidades, especialmente pela duração menor de seus cursos. Além disso, como alguns programas incluem experiência remunerada de trabalho, você ainda pode ganhar um salário que lhe ajudará a se manter no país. 

O valor de um curso varia amplamente, podendo ir de C$ 2.000 a C$ 18.000 por ano.

3. Cursos acadêmicos - graduações e pós-graduações

O Canadá tem algumas das melhores universidades do mundo inteiro. Com a diversidade de opções pelo país inteiro, você pode escolher de pequenas instituições com um ambiente mais intimista até grandes universidades de pesquisas intensas.

Nestas instituições, dependendo da localização, você também tem a escolha de um curso de graduação ou pós-graduação ministrado em inglês ou em francês. 

No total, são 96 universidades públicas e outras particulares; juntas, elas oferecem mais de 15.000 programas de estudos em diferentes níveis. Apesar de serem especializadas em diplomas acadêmicos como bacharelados, mestrados e doutorados, algumas também oferecem certificações profissionais, diplomas e certificados ou cursos de curta duração.

Segundo o EduCanada, apesar de variar bastante, uma graduação no Canadá pode custar de C$ 1.800 a C$ 20.000 por ano, dependente, principalmente, da sua área de estudo.

4. Certificados profissionais

As faculdades e associações profissionais no Canadá também oferecem outro tipo de curso: preparatórios para carreiras e certificações profissionais em uma grande variedade de setores, como contabilidade, educação, planejamento financeiro, saúde, tecnologia da informação, gestão de projetos e vários outros.

Estes programas são focados no conhecimento prático e, como o nome diz, resultam em uma certificação oficial ou reconhecida com os padrões aprovados do setor, que pode ajudar o estudante a adentrar uma profissão ou subir de posição na carreira, por validar o seu conhecimento. Isso, em muitos casos, também significa conseguir um salário maior.

5. Cursos online ou a distância

Quer fazer um curso canadense sem os gastos da viagem? Escolha um curso online ou a distância. A maioria das faculdades e universidades do país tem versões online dos seus cursos, de diplomas a graduações e pós-graduações. Há também a Canadian Virtual University, uma rede de 11 faculdades e universidades especializadas em aprendizado a distância.

Um curso virtual, além do aspecto financeiro, tem a vantagem de ser flexível: você pode manter sua rotina familiar e de trabalho durante os estudos e encaixar as aulas no seu dia a dia.

E aí? Qual é a melhor opção para você?