O que você precisa saber antes de estudar no Canadá

Um dos destinos favoritos dos brasileiros para estudar no exterior, o Canadá possui um inverno rigoroso e um povo acolhedor.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Canadá está sempre no top 3 dos destinos mais desejados entre os estudantes brasileiros interessados em estudar em outro país. Os motivos para isso são inúmeros, mas você sabe mesmo tudo o que precisa antes de estudar no Canadá?

1. O estilo de vida

Você não precisa mudar o seu jeito de ser para se sentir bem ou acolhido no Canadá. Os canadenses respeitam os direitos e a identidade das pessoas, independente de nacionalidade, religião, orientação sexual ou etnia. O que vale de verdade são as suas atitudes e o seu caráter.

Isso faz com que, além da baixa taxa de criminalidade, o Canadá seja um dos países mais seguros e pacíficos do mundo.

2. Recursos financeiros

O governo canadense quer ter certeza de que você viverá confortavelmente no país, mantendo o status legal de estudante. Para isso, é preciso comprovar ter acesso a uma quantia específica de recursos financeiros ao longo da sua estadia.

A fim de conseguir o seu visto de estudante (study permit), o governo canadense pede a qualquer candidato internacional um documento de prova de suporte financeiro na quantia mínima de C$ 10.000 – exceto se você for para o Quebec, que exige C$ 11.000.

Esse valor é a garantia de que você conseguirá bancar pelo custo de vida no país, como acomodação, alimentação, transporte, etc. 

3. Povo amigável

A população canadense é reconhecidamente amigável, simpática e educada. É tão polida que às vezes é motivo de chacota da população do seu vizinho Estados Unidos, mais famoso pelo seu patriotismo e competitividade. Há entre os dois países uma rixa quase sempre saudável parecida com a do Brasil e Argentina.

Por isso, por mais semelhanças que possam apresentar, embora dividam a fronteira mais longa do mundo e, dependendo da cidade em que escolher estudar no Canadá, você consegue facilmente visitar os Estados Unidos ao sul, é melhor não compará-los na presença de canadenses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Inverno MUITO frio

Não é de se estranhar que grande parte do Canadá tenho um inverno de gelar os ossos, considerando que o território do país inclui uma porção do Polo Norte. A estação vai de dezembro a fevereiro, mas a temperatura já começa a cair em outubro e a aumentar em março ou abril, dependendo da região.

Você tem uma blusa bem quentinha para levar no intercâmbio? Pode até compensar deixar para comprar uma vestimenta adequada e resistente quando chegar no Canadá. Aliás, se o seu curso é de curta duração, considere um programa de verão para aproveitar melhor a estação no seu tempo livre e conseguir passear pelos cenários urbanos e naturais do país.

No entanto, o Canadá é adaptado para suportar as piores temperaturas. Um exemplo: Montreal tem uma cidade subterrânea que fica super movimentada durante os meses de inverno.

5. Equivalência de diplomas

Se a sua intenção é uma graduação no Canadá, atenção a este detalhe: você precisará fazer a equivalência oficial do seu certificado de conclusão do ensino médio. Como cada país tem um sistema educacional diferente, inclusive em duração do ensino obrigatório, as universidades canadenses precisam se certificar de que os candidatos estrangeiros têm a base adequada para um curso acadêmico no país.

O serviço de equivalência de diploma é chamado de Educational Credential Assessment (ECA) e deve ser feito apenas por agências oficiais aprovadas pelo governo canadense.